sexta-feira, julho 05, 2013

Eduard Snowden disposto a casar-se com ex-espiã russa




Eduard Snowden, ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, revelou hoje estar que está disposto a casar com Anna Chapman, antiga agente dos serviços secretos russos.

“Eu casar-me-ia com Chapman, não obstante tudo. Meu Deus, olhem para ela!”, escreveu ele no Twitter, respondendo a um dos frequentadores da sua página.

Uma fonte ligada ao processo Snowden, citada pela agência Interfax, considera que esse casamento poderia resolver o problema.

“Nesse caso, Snowden tem base legal para pedir cidadania russa e, por conseguinte, ter defesa do novo país onde vai viver”, precisou a fonte.

Esta não excluiu que a proposta de casamento de Chapman surgiu depois da situação do fugitivo norte-americano “ter entrado num beco sem saída”.

Anna Chapman e mais dez agentes do Serviço de Espionagem Externa (SVR) da Rússia foram detidos pela CIA nos Estados Unidos em 2010 e acusados de espionagem. Mais tarde, eles acabaram por ser trocados por quatro pessoas que cumpriam penas “por espionagem” em prisões russas.
Conhecida por Mata Hari russa, devido à sua imagem de mulher fatal, Anna Chapman apresenta atualmente, num canal televisivo russo, programas sobre fenómenos sobrenaturais, aparecendo em reuniões sociais trajando vestidos deslumbrantes. 
Segundo as autoridades russas, Snowden, cuja extradição é exigida pelos Estados Unidos, encontra-se na zona de trânsito do Aeroporto Cheremetievo desde 23 de junho. 
Se os quase noivos decidirem casar, Chapman terá de se descolar para a zona de trânsito do aeroporto, pois Snowden encontra-se fora do território russo. Além disso, terá de ser resolvido também o problema dos documentos de Snowden, pois os Estados Unidos anularam o seu passaporte.

2 comentários:

Anónimo disse...

será falsa a conta tweeter que divulgou a informação.
ver: http://readwrite.com/2013/07/03/who-is-ejosephsnowden#awesm=~oaIQ0RYk34zLdf
paula isabel

Pippo disse...

Entretanto, os presidentes da Nicarágua, Daniel Ortega, e da Venezuela, Nicolás Maduro, mostraram-se disponíveis para conceder asilo político a Edward Snowden...

http://www.publico.pt/mundo/noticia/venezuela-e-nicaragua-oferecem-asilo-a-snowden-1599457

Apesar disso, a oferta da Anna Chapman parece-me mais tentadora, por dois motivos:
1 - O asilo prometido, mesmo que concedido, poderá ser revogado por um próximo presidente mais norte-americanófilo. Bastam umas eleições ou um golpe de Estado;
2 - É a Anna Chapman, caramba! :D