sexta-feira, agosto 23, 2013

Presidente Putin proíbe manifestações durante Jogos Olímpicos de Inverno




O Presidente russo, Vladimir Putin, proibiu qualquer ajuntamento ou manifestação durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Sotchi, que terão lugar de 7 a 23 de Fevereiro na costa do Mar Negro, segundo um decreto hoje publicado.
Segundo um decreto do Presidente, datado de 19 de agosto, mas publicado hoje no jornal oficial Rossiiskaia Gazeta, ele considera que “reuniões, manifestações, ajuntamentos e marchas (…), não ligados aos Jogos Olímpicos e previstas entre 7 de janeiro e 21 de março nas zonas onde as medidas de segurança serão reforçadas, terão lugar noutra altura”.
O decreto proíbe também de fato qualquer ajuntamento durante os JO de Inverno junto das instalações olímpicas.
A pouco menos de seis meses da cerimónia de abertura dos JO de Sotchi, a Rússia está sob o fogo de críticas, nomeadamente de ONG’s e de militantes da causa homossexual que apelaram ao boicote dos JO em 2014 em sinal de protesto contra a lei “anti-gay”.
Putin promulgou em junho uma lei controversa que pune todo o ato de “propaganda” homossexual à frente de menores, um texto considerado discriminatório para os defensores dos direitos do homem.
A Human Rights Watch (HRW) acusou várias vezes as autoridades russas de “perseguir numerosos defensores dos direitos do homem e jornalistas” que denunciaram violações de direitos durante os preparativos dos JO de Sotchi, região entre a costa do Mar Negro e as montanhas do Cáucaso.

P.S. Quero desde já deixar clara a minha posição: eu sou categoricamente contra o boicote a competições desportivas, mas parece-me que de ambos os lados há forças importantes interessadas no contrário. A experiência dos Jogos Olímpicos de 1980 e 1984 parece não ter sido suficiente.

2 comentários:

Europeísta disse...

Desculpe Milhazes mas eu acho necessário o boicote. Esses jogos são feitos com o intuito de fazer propaganda do regime que hoje vigora na Rússia. A melhor forma do mundo mostrar que não tolera tiranias é boicotando-as.

Pippo disse...

Estou intrigado. O que é que se considera como "propaganda” homossexual"? É ver dois gajos de mãozinha dada ou aos beijos em frente a uma escola, ou é mostrar cartazes de "promoção à homossexualidade", sei lá, tipo dois gajos com um gato e uma frase "Eu já tenho um bichano, e tu?" :)?

Em todo o caso, acho de uma parvoíce pegada fazer-se um boicote só por causa disso. Não me lembro de ter havido boicotes por causa dos DH na China, onde os escravos trabalham 16 horas por dia e um tipo leva um tiro entre as orelhas só por ser condenado por dá cá aquela palha.