segunda-feira, agosto 26, 2013

Síria: Guerra com início para breve e sem fim à vista




Parece cada vez mais provável uma intervenção militar estrangeira na Síria para derrubar o regime de Bashar Assad, o que poderá provocar um conflito de grandes proporções no Médio Oriente e no Norte de África.
Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Turquia e alguns países árabes não escondem que estão prontos a enviar tropas suas para apoiarem a oposição síria a derrotar Bashar Assad.
Do outro lado, o Irão e o movimento Hezbollah prometem fazer a vida negra aos invasores.
A Rússia e a China estão contra qualquer intervenção internacional na Síria à revelia do Conselho de Segurança da ONU, mas, não obstante a retórica dura vinda principalmente de Moscovo, estes países não irão intervir militarmente no conflito. No melhor dos casos, poderão continuar a fornecer armas à Síria e ao Irão. POR exemplo, o Kremlin pode decidir fornecer a Teerão sistemas de defesa antimíssil S-300.
Claro que, devido à sua situação geográfica, Israel não poderá ficar de fora, devendo juntar-se à coligação anti-Assad.
O argumento para intervenção militar já foi encontrado: as forças armadas sírias empregaram armas químicas nos arredores de Damasco, matando centenas de pessoas. Mas aqui coloca-se uma questão: será que Assad e a sua corte estão completamente loucos para se exporem assim a uma intervenção externa? Não será isto a repetição do que aconteceu no Iraque, em que a opinião pública foi simplesmente enganada?
Quanto à chegada da missão de observadores da ONU, Laurent Fabius, ministro francês dos Negócios Estrangeiros, já veio dizer que ela está atrasada.
O destino do atual regime sírio parece estar predeterminado.
Segundo alguns analistas militares, a coligação anti-Assad poderá necessitar de uma ou duas semanas para derrubar o regime de Damasco, mas o pior virá depois. A Síria irá transformar-se em mais um foco de instabilidade na região, juntando-se ao Iraque, Egito, Líbia, etc.
Além disso, tendo em conta o provável envolvimento do Irão no conflito, não se pode pôr de lado a possibilidade de os Estados Unidos, Israel e seus aliados tentarem resolver também o “problema iraniano”, tentando travar o “programa nuclear de Teerão”, que poderá passar pelo bombardeamento da Central Nuclear de Busher, etc.
Como tem mostrado a prática, os conflitos nestas regiões têm levado ao reforço de forças políticas extremistas como é o caso da Irmandade Muçulmana. Na Síria, país multinacional e multiconfissional, o resultado deverá ser a desintegração do país e um longo período de instabilidade.
Com isto não pretendo defender o regime de Bashar-Assad, que tem sérias responsabilidades na origem do conflito na Síria, mas também seria errado idealizar a oposição ao regime, ou mais precisamente, as oposições.
Nesta situação, a comunidade internacional não conseguiu, mais uma vez, encontrar uma solução para o conflito sírio no seu início, sendo o Conselho de Segurança da ONU um espelho da total impotência.
Uma guerra de grandes dimensões parece inevitável e poderá transbordar do Médio Oriente.

3 comentários:

PortugueseMan disse...

será que Assad e a sua corte estão completamente loucos para se exporem assim a uma intervenção externa? Não será isto a repetição do que aconteceu no Iraque, em que a opinião pública foi simplesmente enganada?

Claro que é. Assad é o último a querer usar uma coisa destas.

E vamos acrescentar algo mais, não é deveras hipocrisia achar que o que é terrivel é matar com armas químicas? quando já se fala em números redondos na ordem dos 100.000 mortos, e a preocupação são com os que são mortos por armas químicas??

Famílias inteiras a ser mortas por decapitação, onde nem crianças de tenra idade escapam, e tudo é "admissível" desde que não se use químicos??

Mata-se de qualquer maneira, tudo está a acontecer naquele país, e aparentemente tudo se pode fazer desde que não se use o "insecticida"?

Mas há alguém preocupado com o destino dos Sírios? uma vez mais temos uma guerra de interesses.

Afinal temos ditaduras ao mesmo estilo que patrocinam os rebeldes e desses nada se fala. Estarão estes preocupados com os sírios?

E vamos ainda ser mais negros nos nossos pensamentos.

Enquanto se matam na Síria, enquanto se suicidam na Síria, enquanto carne para canhão é usado ali, enquanto as raivas colidem ali, menos sobra para atentados nos países ocidentais.

Portanto quanto mais "arde" o Médio-Oriente, menos chances de atentados terroristas noutros pontos do Globo.

Há muitos pontos de vista para se ver o caso da Síria.

Quem não quer saber disso, são os que morrem lá, duvido que algum que esteja a ser decapitado, pense que pelo menos não está a ser morto por uma arma química.

Mundo hipócrita.

Anónimo disse...

Peço desculpa no que vou dizer mas uma guerra é de facto esperada e para mais, os Estados Unidos já fizeram movimentos militares e digamos que as altas patentes militares desse mesmo pais já devem de estar a esfregar as mãos prontos para essa guerra.
É uma pena que assim seja, esperemos que os politicos portugueses não se lembrem de mandar tropas que não tempos e esperemos que isto não se torne nenhum problema diplomático entre os grandes Estados Unidos e a Rússia.

Anónimo disse...

Jamais podemos nos esquecer do que ocorreu na segunda grande guerra e para isto, devemos descartar o que
não funciona, a ONU não funciona, por que uma instituição com o minimo de responsabilidade, jamais deveria deixar a situação chegar onde chegou.