quarta-feira, novembro 07, 2007

Comunistas celebraram 90º aniversário de Revolução de Outubro


Cerca de dez mil manifestantes reuniram-se no centro da capital russa para celebrar a Revolução de Outubro, que ocorreu a 07 de Novembro de 1917 na Rússia.
“Viva a revolução socialista” – lia-se num enorme pano que encabeçava a manifestação convocada pelos comunistas.
Os manifestantes, transportando bandeiras do Partido Comunista da Federação da Rússia, da União Soviética e da Bielorrúsia, desceram a Rua Tverskaia, principal artéria da cidade, e dirigiram-se para a Praça dos Teatros, onde se encontra um enorme monumento de granito a Karl Marx.
O comício reuniu representantes das organizações regionais dos comunistas, dos movimentos juvenis de esquerda, bem como representantes de partidos comunistas de mais de 70 países.
Os dirigentes do Partido Comunista da Rússia apelaram ao voto nesta força política nas eleições parlamentares de 02 de Dezembro e voltaram a lamentar o fim do regime comunismo e da União Soviética.
A polícia tomou fortes medidas de segurança e a manifestação terminou sem incidentes.
Em São Petersburgo, “berço da revolução”, os comunistas conseguiram reunir cerca de mil manifestantes junto do cruzador “Aurora”, o navio que deu o sinal para o início da revolta comunista de 25 de Outubro segundo o calendário juliano e 07 de Novembro segundo o gregoriano.

Sem comentários: