segunda-feira, agosto 14, 2006

Portugueses entre os candidatos a participar na simulação do voo a Marte


Setenta voluntários de 17 países já manifestaram o desejo de participar na experiência "Marte-500", informou Mark Belakovski, porta-voz oficial do Instituto de Problemas Médico-Biológicos da Academia das Ciências da Rússia.
"Mais de 70 pessoas de 17 países pretendem participar na experiência, havendo entre eles seis mulheres e um casal" - declarou Belakovski, revelando também que se trata de voluntários da Argentina, Austrália, Bielorrússia, Bulgária, Brasil, Bélgica, Grã-Bretanha, Índia, Itália, Espanha, Colombia, México, Portugal, Rússia, Estados Unidos, Ucrânia e Estónia.
As inscrições terminam a 31 de Dezembro próximo, o que poderá fazer aumentar o número de candidatos, dos quais serão escolhidos apenas seis para participar no voo de simulação ao planeta Marte. Os candidatos deverão ter entre 25 e 50 anos, boa saúde, instrução superior e dominar a língua inglesa a nível comunicativo e técnico, dando-se prioridade a especialistas em medicina, biologia, engenharia e informática.
A experiência de imitação de um voo tripulado a Marte, que deverá ter início no quarto trimestre de 2007 e prolongar-se até 2009, está planeada para uma duração de pelo menos 520 dias, período que poderá ser prolongado até 700.
Durante esse período, os participantes da experiência ficarão completamente isolados no interior de um espaço que imita o compartimento de uma nave espacial.
Belakovski disse também que o instituto russo já recebeu mais de 80 propostas de outros institutos de investigação para participar neste projecto, bem como de grandes canais estrangeiros de televisão para acompanhar este "big-brother".

Sem comentários: