sábado, março 31, 2007

Estados Unidos poderão lançar ataque contra Irão no início de Abril





Dados dos serviços de reconhecimento militares russos mostram que as forças armadas norte-americanas terminaram a preparação prática para uma possível operação militar contra o Irão, informa a RIA-Novosti citante fontes de serviços de segurança russos.

“Segundo a fonte, os dados de reconhecimento falam que os EUA definiram o rol de objectivos possíveis no território do Irão e, durante as manobras, já treinaram o plano da operação” – afirma a fonte da RIA-Novosti.

Segundo a mesma fonte, “o comando americano estará pronto para lançar o ataque na primeira metade de Abril, mas a decisão sobre o início da operação militar deve ser tomada pela direcção política dos EUA”.

O sítio electrónico Debka, próximo dos serviços de espionagem israelitas, afirmam o mesmo, citando também “fontes na espionagem russa”, mas precisa dia e hora do início do ataque: “6 de Abril às quatro horas da manhã (hora local)”.

Segundo este jornal, a operação terá o nome de código de “Picadela” (Bite) e demorará mais de 12 horas. Durante esse tempo, planeia-se desferir ataques de mísseis e bombas em massa a partir do ar contra os objectos nucleares do Irão.

O jornal electrónico israelita escreve que não está prevista uma invasão terrestre. O objectivo da operação é “fazer atrasar uns anos o programa nuclear da República Islâmica”.

Porém, a agência RIA-Novosti escreve: “ a fonte não exclui que, em caso de operação militar, depois de um ataque de mísseis e da avaliação dos prejuízos causados às forças armadas do Irão, bem como da análise da situação sócio-política criada no país depois do ataque, o Pentagono decida iniciar uma operação terrestre”.

O vice-presidente da Academia das Ciências Geopolíticas, general na reserva Leonid Ivachov, não duvida que o ataque terá lugar, mas sublinha que não será terrestre: “O mais certo é que não haverá invasão terrestre, mas ataques massivos a partir do ar para anular o potencial militar de resistência, destruir os centros de comando administrativo, alvos económicos fundamentais e, possivelmente, a direcção ou parte da direcção do Irão”.

Segundo a RIA-Novosti, no Golfo Pérsico, os Estados Unidos concentraram um grupo de porta-aviões sob o comando do porta-aviões “Dwight D. Eisenhower”, que é companhado pelo barco de guerra “Anzio”. O segundo grupo de porta-aviões, sob o comando do porta-aviões “Stennis” encontra-se no Norte do Mar Abábico. Na região do Golfo Pérsico encontram-se também três grupos operativos”.

5 comentários:

Marx disse...

Caro José Milhazes,

Verti este seu post num outro, no meu blog. Sobre o omnipresente «saber-se tudo» da blogosfera. Cumprimentos e parabéns pelo excelente blog.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro leitor, faça isso sempre que achar por bem. Cumprimentos

Diogo disse...

Nós sabemos o que é que Leonid Ivachov (e 1/3 da população europeia e americana) pensam das reais motivações da administração Bush. E esse número cresce diariamente.

RioDoiro disse...

... bem vistas as coisas, parece que o início de Abril já passou.

.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro leitor range-o-dente, tem razão, o dia 6 já passou, o que mostra apenas que as "fontes" da Ria-Novosti falharam ou participam nalgum jogo para desorientar alguém, ou..., ou...