sexta-feira, julho 06, 2007

Jogos Olímpicos e Comunismo



A Rússia conseguiu conquistar o direito de preparar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sotchi, cidade situada na Costa do Mar Negro. Mas seria melhor dizer que foi o Presidente Vladimir Putin que conquistou esse direito, pois o seu empenho na causa foi total.

Talvez o Comité Olímpico Internacional tenha decidido coroar o segundo mandato presidencial de Putin com este prémio. Não sei, mas essa organização tem, por vezes, decisões estranhas. Ou, quem sabe, tenha ido ao encontro de Putin para que, quando ele regresse ao Kremlin (isto se sair como manda a Constituição em 2008) em 2012 ou antes, ainda venha a tempo de cortar a fita.

Ao ouvir o anúncio de que Sotchi tinha ganho a realização dos JO 2014, recordei-me imediatamente de um acontecimento semelhante na era soviética.

Nos anos 60 do séc. XX, quando Nikita Khrutchov ocupava o cargo de secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e estava no auge do seu poder, declarou: "A próxima geração dos soviéticos irá viver no comunismo". Como é sabido, tal não aconteceu, mas, como "compensação", às autoridades soviéticas foi incumbida a tarefa de organizar os Jogos Olímpicos de Moscovo em 1980.

Vladimir Putin tem feito numerosas promessas ao povo russo, como por exemplo, "ultrapassar Portugal, a nível económico e social, em 15 anos" ou "duplicar o Produto Interno Bruto da Rússia até 2010". Se essas e outras promessas não se realizarem, já sabem que pelo menos os russos irão ter Jogos Olímpicos em 2014.

Esperemos que, desta vez, sem boicotes, pois, em 1980, numerosos países não estiveram presentes em Moscovo devido à invasão do Afeganistão por parte das tropas soviéticas.

Parabéns e bom trabalho!
Ainda mal tinha acabado de publicar esta postagem, eis que cheguei mais uma notícia. Valentina Matvienko, governadora de São Petersburgo, anunciou que esta cidade vai pretender à organização dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020. Como Putin nasceu aí e, em 2020, ainda poderá estar no Kremlin, talvez vá a tempo de cortar mais uma fita.

4 comentários:

Cedê Silva disse...

Hahahahaha =D!

Muito bom!

Porrada no Putin.

Unknown disse...

Que cáustico!!!

José Leite disse...

2020 é já aí ao virar da esquina!
Quem sabe se nessa data Abramovich não estará lá, no lugar de Putin?!

Dewilme disse...

É sempre com muito gosto que leio o seu blog; parabens! (intimites.blogspot.com)