quarta-feira, julho 23, 2008

Dmitri Medvedev sem "banco de suplentes"


O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, reconheceu a falta de candidatos idóneos para ocupar cargos directivos e a venda desses cargos.
“Não tenho um banco de suplentes” – disse Medvedev numa reunião dedicada à política de quadros públicos.
“Temos que partir a cabeça a pensar sempre que é preciso substituir os ocupantes dos cargos maximos regionais” – acrescentou.
O Presidente russo defendeu a “criação de um sistema integral para a reprodução da elite profissional”.
Dmitri Medvedev reconheceu que a nomeação de funcionários na Rússia “se decide algumas vezes por amiguismo, critérios de lealdade pessoal ou, o que é especialmente repugnante, por dinheiro, ou seja, os cargos são vendidos”.
“Um baixo nível de rotação em matéria de pessoal é outro problema que gera perdas colossais e enormes focos de corrupção. São pouco frequentes as transferências de bons funcionários de uma região para outra, do centro para as estruturas regionais e vice-versa, embora esse tipo de movimentos seja muito necessário” – acrescentou.
Medvedev propôs incluir os melhores profissionais na chamada “quota presidencial” e assinalou que a presença nessa série seria “um emblema de real qualidade”.
“Ela deve aumentar com autênticos profissionais, não com pessoas que agradam, que são amigos de alguém ou entraram graças à corrupção” – concluiu.

Segundo a imprensa russa, Medevedev pretende substituir 16 governadores de regiões e repúblicas da Federação da Rússia no ano correm e 10 no próximo.


Sem comentários: