sexta-feira, agosto 01, 2008

Produtores russos querem DiCaprio a desempenhar papel de Lénine em "comédia grotesca"










Os produtores e o autor do guião do filme “O cérebro de Lénine” tencionam convidar Leonardo DiCaprio para desempenhar o papel de dirigente da revolução comunista.
“Eu apenas comecei a escrever o guião, mas, quando falei com os produtores do projecto, soube que eles começaram activamente a procurar o actor que possa encarnar a imagem de Lénine. Entre outros, pretendem começar conversações com os agentes de Leonardo DiCaprio, o que saúdo de todo o coração e estou disposto, se for necessário, a fazer alterações no guião para que o actor querido de todos aceite a proposta”, declarou à agência Interfax o autor do guião do filme, Alexandre Borodianski.
Alexandre Borodianski escreveu os guiões de mais de 50 filmes soviéticos e russos, entre os quais “Afónia”, “Estafeta” e “O pequeno gigante do grande sexo”.
“Não há dúvida de que DiCaprio é um actor de muito talento e multifacetado, mas quando começámos a olhar para a sua fotografia e a compará-la com algumas fotos de Lénine, principalmente na infância e juventude, a semelhança é simplesmente impressionante. Eu diria mesmo que Leonardo pode desempenhar o papel de dirigente da revolução sem maquilhagem”, acrescentou o guionista.
Segundo ele, “o filme “O cérebro de Lénine” será "uma comédia grotesca, onde, nos finais do séc. XX, os nossos cientistas criam um clone de Lénine, que, por força do destino, vai para os Estados Unidos e aí, em 2024, faz uma revolução socialista”.
O filme russo poderá custar cerca de 15 milhões de euros.
“Isso seria simplesmente fantástico” - assim comentou a ideia Natália Siomina, directora do Festival Internacional de Moscovo. “Na realidade, entre ele e Lénine existe uma semelhança impressionante, quase ao nível genético. É sabido que DiCaprio tem raízes eslavas. Os seus antepassados, do lado materno, emigraram da Rússia para a Alemanha. Quem sabe se eles se cruzaram com Vladimir Ilitch?”, sublinhou.
Iúri Beliavski, redactor principal do jornal “Kultura”, tem a mesma opinião.
“Quando se olha para as fotografias do jovem Lénine e de Leonardo DiCaprio, fica-se impressionado com a semelhança interior, a testa alta, a expressão idêntica do rosto”, considerou, acrescentando: “Se DiCaprio realmente desempenhar o papel de Lénine, isso será um grande salto naquilo a que chamamos “leniníada” e sem dúvida que, para o actor, será um novo degrau na sua carreira artística”.
“Nesse filme poderá haver tantos anti-americanismos de qualidade, que os americanos se irão rir mais do que o mundo se riu com Borat”, assinalou o crítico Danil Dondurei.
Segundo ele, “DiCaprio é um grande actor e pode desempenhar qualquer papel. Penso que esse papel poderá despertar nele um grande talento como cómico”.
“Uma verdade marxista reza que a Humanidade se despede do seu passado rindo-se”, considera Andrei Plakhov, dirigente da Federação Internacional de Críticos de Cinema.
“Os autores do projecto querem utilizár Lénine para criar uma comédia grotesca, é uma boa ideia” - concluiu o crítico.

Sem comentários: