quinta-feira, abril 07, 2011

Não confundir desporto com as páginas mais negras da História

Caros leitores, por razões pessoais, tenho estado um pouco ausente do blog, mas é coisa passageira. No entanto não posso deixar despercebida a forma como o sítio electrónico do F.C. do Porto abordou o jogo entre a equipa dos dragões e o Spartak de Moscovo.
Antes de passar à questão principal, devo sublinhar que, quando qualquer equipa portuguesa vem jogar à Rússia, eu apoio-a de alma e coração. Além disso, em relação ao Porto, nutro em mim uma simpatia espacial porque nasci na Póvoa de Varzim. Por isso, não posso ser acusado de ser contra os "dragões".
Dito isto, quero deixar aqui o repúdio em relação a como o jogo do Porto e do Spartak de Moscovo é abordado no sítio eletrónico: http://www.fcporto.pt/, que, tal como lá está escrito, é o sítio oficial desse clube.
A vitória sobre o Spartak é comparado a um ataque a Moscovo, vendo-se a Basílica de São Basílio, obra-prima da arte religiosa russa na Praça Vermelha, sob a mira de uma arma, vendo-se também uma trincheira.
O autor desta obra, se não é idiota, ignorante e cretino ao mesmo tempo, se tem dois palmos de testa, é criminoso e irresponsável. Mas quem foi a "cabeça iluminada" que teve a triste ideia de comparar o Futebol Clube do Porto aos invasores nazis em 1941? 
A comparação é insultuosa para o povo russo e para todos os povos da Europa e do mundo se se tiver em conta o que esse povo pagou para que outros gozassem das liberdades democráticas e não caíssem nas mãos dos invazores nazis, dirigidos por um Hitler paranóico.
O atrasado ou os atrasados mentais que inventaram essa comparação deveriam, pelo menos, recordar-se que foram derrotados todos aqueles que tentaram conquistar Moscovo.
Sr. Pinto da Costa, espero que lhe façam chegar este meu apelo a si: despeça imediatamente os autores dessa obra macabra e de mau gosto total, que em nada fazem engrandecer a equipa que você dirige. Trata-se de provocadores que apenas querem denegrir o nome do Porto e de Portugal.
Como o Sr. presidente sabe, eu sou um jornalista português que trabalha em Moscovo há mais de trinta anos e não quero ser confundido com pessoas que não pensam com a cabeça, nem com o coração.
A fama do meu país no estrangeiro já anda pelas ruas da amargura devido à política desastrosa e ruinosa dos nossos dirigentes políticos. Não lhe ponham mais nódoas com propaganda nazi no desporto.
Toda a História das relações entre Portugal e a Rússia mostra que os russos não mereciam tal saída dos "crânios" que trabalham para o F.C. do Porto.
Apelo a todos os meus leitores, principalmente aos adeptos e sócios portistas que se associem a esta indignação.

94 comentários:

Helena disse...

Clap, clap, clap. Uma vergonha de facto. Falta de sensibilidade historica ...( ou talvez a mais bruta ignorancia) . Eu indigno-me contigo.

atorlars disse...

Qual o objetivo desta animação? Comparar o FC Porto ao regime Nazi ou simplesmente enxovalhar a memória histórica da Rússia e dos seus aliados? Ou será que alguém acha que o futebol é uma guerra?
Ou trata-se simplesmente de um ignorante? Se é esse o caso, claramente não deveria ocupar o cargo, porque não só indica que não tomou muita atenção às aulas como também lhe falta o elementar bom-senso? Se tinha a noção do que fez, há instituições próprias que tratam deste tipo de pessoas...
Quanto ao clube, só lhe resta retratar-se, pois quando compete fá-lo enquanto uma equipa portuguesa, e como tal representa-nos a todos!
Talvez não seja uma má altura para recordar uma sábia citação, pois o pior cego é aquele que não quer ver: "Aquele que recorda o passado perde um olho, aquele que esquece perde os dois!" Arquipélago do Gulag, A. Soljenitsin.

fernando moreira disse...

lamentavael....só pode ser um ignorante ou com má formçao..não acredito q pinto da costa tenha conhecimento disto...

Cristina disse...

O mundo do futebol e das suas paixões tem-nos dado muitos maus exemplos a vários níveis.... Este é só mais um....
Junto-me à indignação do JM.

Viriato de Viseu disse...

É preciso dizer ao nosso querido JOSE MILHAZES que os androides aqui em Portugal, são inimputáveis para a nossa justiça.

Podem dizer tudo ou fazer todas as mafiosices que ninguém lhes vai à mão.

Habituaram-nos a isso !!!

Anónimo disse...

Uma vez que o site foi entretanto actualizado, podem ver a propaganda à qual o José Milhazes se refere aqui:

http://www.shareswf.com/game/9843/

Anónimo disse...

OS vídeos e imagens que entretanto foram removidos dado que o jogo já passou podem ser encontrados neste link:
http://www.conversasdabola.com/2011/04/porto-compara-se-invasores-nazis-para.html


Cumprimentos,

TRAMONTANO disse...

Senhor Jose Milhazes e oportuna esta sua denuncia mas possivelmente aquele para quem pede o despedimento receberaantes um louvor.

Nao o tenho ouvido, ultimanente, reportagens suas dessa nova Russia, sinal que as coisas vao melhorando mas achop que tem uma boa oportunidade para denunciaras miserias deste pais, o mais corrupto da Europa, tanto, polica, economica como desportiva e por apelo a sua coragem para denunciar junto dos Russos mais uma vergonha das muitas com que este clube vem conspurcando o futebol Portugues e nao so.

Esta e a cultura actual deste clube e da qual os seus dirigentes se ufanam.

Pedro disse...

Que exagero! O Spartack, CLUBE!!!! foi visto como um alvo a abater para o FCP passar às meias. É isso que a animação quer demonstrar e por sinal estava genial. Que virgens ofendidas que para aqui temos!

Anónimo disse...

Só vê Nazis quem os quer ver... eu vejo (Spartak de) Moscovo como o próximo alvo a abater na conquista da Europa. Simples, sem complicar. As trincheiras têm bolas de futebol lá dentro. É vodka a mais...

master disse...

embaixada da Rússia-Lisboa

Consulado-Lisboa

Natálio Santos disse...

Só pode estranhar quem na verdade não conhece a forma de estar no desporto deste clube, aonde o culto do ódio pelos adversários é sustentado pelo seu corrupto presidente e seus pares,e não me refiro só ao futebol mas sim a todos as modalidades existentes nesse clube, e os atletas que não interiorizarem esse ódio, dificilmente farão carreira no clube, sendo mesmo ostracizados .

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Defensores do flash, apenas vos qyuero dizer que há várias formas de vencer. Pode-se respeitar o adversário ou não.

Anónimo disse...

Para os senhores que acham isto exagerado, ou que "só vê nazis quem quer", é preciso relembrar que esta animação surge horas depois do FCP ter emitido um comunicado a acusar terceiros de serem nazis.

Ora a avaliar pelo vídeo, fica claro o porquê do nazismo estar na ponta da língua da esfera dirigente portista.

Pedro disse...

Só queria dizer que há aqui outro comentador que assina como "Pedro", que não sou eu. E também não me identifico com o que ele escreveu.

A partir de agora vou utilizar outro nome mais incomum.

Pereira disse...

No vídeo onde está a referência ao período histórico ou ao elemento de invasão alemã que apregoa? Só vejo uma metáfora ao clube russo estar sob mira em que as munições são bolas de futebol! Sejamos sérios!

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Sr. Pereira, não se queira juntar aos ignorantes e idiotas que fizeram essa "obra". A mira aponta para um dos edifícios mais sagrados da Rússia e fala em conquista de Moscovo.

André Domingues disse...

Admito que a escolha aos olhos de alguns pode não ter sido a melhor, mas convém não hiperbolizar a questão, é um vídeo de futebol, de marketing do futebol e pouco mais do que isso.
Não lhe atribuam significados que não tem, faz-se anúncios, slogans e outdoors com coisas bem piores para publicidade sem este tipo de reacção.
No entanto, admito que tem de haver uma linha que não se deve passar, que nem sempre é igual para todos.
Mas já antes foi usada a Batalha de Aljubarrota, e já foram usados muitos eventos históricos, a nosso favor e contra nós, enfim... estamos com isto a dar enfâse e palco a um assunto que não tem qualquer importância...
Levado ao extremo, ainda criticam o Porto pela utilização de frases "como até os comemos", por demonstrar que somos a favor da homosexualidade ou por promovermos o canibalismo.
Alguma sensibilidade sim, mas sem exageros, estamos a falar de futebol e qualquer pessoa que vê a animação não a associa a nada mais do que uma batalha desportiva pela conquista de um troféu...

André Domingues disse...

Por outro lado, acho que todos nós temos o direito de visualizar o trabalho dos outros e criticarmos o que entendemos não gostar ou ferir a nossas susceptibilidade... mas daí a partir para o insulto, isso não, perdemos toda a razão...

Apelidar os outros de ignorantes e idiotas, é baixar o nível tolerado da crítica ao nível do insulto.

Quem no seu trabalho já não cometeu erros, quem não comete erros nada faz, por isso critiquem o trabalho e deixem as pessoas em paz.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

André Domingues e outros leitores, não arranjem justificações esfarrapadas. O Porto tem ainda de jogar em Moscovo e antes de lá chegar deve pedir desculpa.
Hoje, num jornal desportivo russo, já vinha a ideia de no sítio do Spartak de Moscovo puder vir a ser desenhado um sem-abrigo a mendigar umas esmolas. Se não entenderem a imagem, eu explico mais tarde.

Anónimo disse...

Se os Russos sonham com isto,não sei porque,eles levam uns 6 ou saem de lá todos partidos.Quem divulga?eheheheheh.

Anónimo disse...

Caro Milhazes, estou perfeitamente de acordo consigo, e já agora tenha cuidado pois eles têm mesmo snaipers e a prática corrente dessa gente mafiosa não augura nada de bom para si. Talvez o facto de estar longe seja um vantagem mas mesmo assim tenha cuidado. Essa de pedir ao capo mor para tomar medidas só tem uma desculpa, que é o facto de estar um pouco afastado da realidade futebolista de Portugal, pois caso contrário abestinha-se de pedir ao chefe do gang qualquer atitude correctiva.
Refere a decadência de Portugal, o que é uma verdade e essa decadência em grande parte é justificada nesta mafia miserável cujos tentáculos não estão só no futebol e que se passeia impunemente no País sem que nada lhes aconteça, com politicos a recebê-los na Assembleia da Républica, com juizes corruptos a apiá-los etc. Infelizmente é esta a realidade do País, ainda tenho alguma esperança de vêr o País a arrepiar caminho, mas confesso que já tive mais.

Abraço

SLB1958

André Domingues disse...

Não arranjo desculpa esfarrapas, simplesmente dei a minha opinião como o Sr. teve e tem o direito de dar a sua.
Já percebi que o Sr. abraçou esta causa como sua, e só descançara quando a opinião dos outros for igual à sua.
Apenas quis que ficasse registado -e agradeço-lhe por ter autorizado a minha opinião a ser publicada - que não concordo com o seu ponto de vista, não obstante o respeitar, o que diga-se, não parece ser a sua postura.
Um grande abraço, continuação de bom trabalho na Rússia, já que somos conhecedores do seu trabalho aqui, e boa sorte nesta sua nova causa. Bem Haja.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro André Domingues, todos nós, e eu também, cometemos erros, mas este foi um erro muito grave, justificado apenas pela ignorância do/dos autor/es. Para isso há uma solução: pedido de desculpas. Por enquanto, não vi.
E volto a repetir: o Porto vai jogar em Moscovo na próxima semana.

O Anti Lampião disse...

Convém ter cuidado quando se associa alguém a ideologias neonazis.

http://oantilampiao.blogspot.com/2011/04/proposito-de.html

Prata disse...

É de mau gosto? É. A mira, a referência ao Cerco fazem lembrar coisas que não devem ser lembradas, muito menos associadas à promoção de um jogo de futebol.

Mas convém dar-lhe a relevância que tem e que é mínima. Ainda se fosse um clube alemão a fazer a animação...

Se for preciso pedir desculpa que o façam. Para isso convém que haja pessoas indignadas que verdadeiramente tenham direito a sentir-se ofendidas. Não basta um jornalista que tomou as dores do país que o acolheu.

RIVUS disse...

Ih! Santos Deus, sr. Milhazes! Tanta deferência e "respeito" por um ser tão asqueroso como o "Bufas" do Porto! Está a tratá-lo como um ser decente: tem alguma dúvida de que ele não passa de um verdadeiro nazi? Pela sua postura incendiária e pelas suas acções vingativas? Que se esperava de gente que não tem respeito por ninguém, nem por nenhum adversário? A animação em causa ilustra á perfeição os valores dessa gente corrupta. Ela singra, precisamente, devido á corrupção impune, só através da corrupção que os suporta! Triste gente que envergonha o desporto português!

Anónimo disse...

Caro André Domingues, o seu ponto de vista até poderia ser válido, não tivesse o FCP horas antes emanado um comunicado apelidando terceiros de nazis.

O cerne da questão é: o peixe morre pela boca - chamam nazis a terceiros e horas depois comparam-se a invasores nazis. Ou seja: ao mau gosto foi adicionada a incoerência - consubstanciação da burrice, ou da falta de vergonha, ou até mesmo ambos.

Que raio de moral tem um clube de acusar outro de nazi, quando horas depois faz esta borrada? Também não estarão, então, a dar demasiada importância aos actos que o FCP classifica de nazis? Já não é só futebol, nesses casos? Em que é que ficamos?

PS: Boa sorte nesta sua missão de defesa da imagem do FCP.

Anónimo disse...

Senhor José Milhazes, não consigo deixar de comentar a sua publicação.
Antes de mais e antes de apontar o dedo e chamar de ignorante a alguém, devia-se informar melhor antes de falar e cometer alguma gafe (que é o caso) - e já que o seu trabalho é precisamente estar informado e informar, posso desde já dizer-lhe que não fez bem o trabalho de casa. Caso não saiba, o cartaz de que fala foi feito e publicado antes do jogo, e não depois portanto a sua afirmação "A vitória sobre o Spartak é comparado a um ataque a Moscovo, vendo-se a Basílica de São Basílio, obra-prima da arte religiosa russa na Praça Vermelha, sob a mira de uma arma, vendo-se também uma trincheira" está errada. Se quiser realmente estar bem informado, eu convido-o a ver toda a campanha feita pelo clube desde o inicio da época e verá que o tema e conceito abordado nesse cartaz foi utilizado na publicidade de todos os jogos, contra muitos outros clubes (o que prova que o cartaz não foi feito com o fim de "comparar o Futebol Clube do Porto aos invasores nazis em 1941" - como o senhor diz na sua publicação) e que o tema não foi escolhido para insultar o povo russo e o povo europeu e muito menos para denegrir a imagem de Portugal e do Porto.
Agradeço que, a próxima vez que resolver chamar idiota, ignorante, cretino, criminoso, irresponsável, atrasado mental, "provocador que apenas quer denegrir o nome do Porto e de Portugal" e de sugerir que toda uma equipa de uma empresa seja despedida se informe direito. A acusação que fez é muito grave e sem qualquer fundamento.

LiCsBiRa disse...

Quando alguém diz, " nutro em mim uma simpatia espacial " (deduzo que queria dizer, especial) e logo a seguir diz isto "é o sítio oficial desse clube.", desse? Perguntar meia a mim mesmo quem é que simpatiza com um clube e escreve "desse clube"? Quanto muito poderia dizer, "é o sítio oficial DO clube" agora usar a palavra "desse" só mostra que não nutre simpatia nenhuma pelo clube... Quanto a promoção do jogo, e como o nome diz, jogo de futebol, não é propriamente uma invasão de tropas a não ser que os jogadores sejam vistos como "Snipers". Até faz algum sentido na medida que será o segundo jogo do Porto em Moscovo... Logo a imagem do cerco, conquista de Moscovo… Não sendo o Porto um clube alemão, nem estando Portugal directamente envolvido na 2º Guerra Mundial, acho descabido considerar isto como uma invasão “nazi” por parte do FCP.

João Costa disse...

Está tudo maluco?
Trata-se apenas e só de um anúncio de promoção do jogo da primeira mão dos quartos finais da Liga Europa.
É o mesmo tom de comunicação usado nesta caminhada europeia, quer com o Genk, Rapid Viena, Besiktas, CSKA Sófia, CSKA Moskva e agora Spartak Moskva.

A ideia não é "disparar" contra edifícios sagrados e religiosos, não é agora, como nunca foi em nenhum dos casos anteriores citados.

A ideia é "abater" o Spartak Moskva rumo às meias finais da competição.

Falam muito de corrupção nos comentários que por aqui leio, mas a maior corrupção e falta de liberdade de expressão é oriunda da Rússia.

O FC Porto não pretendeu nunca ofender qualquer país, credo ou religião...

José Milhazes é incorrecto ao sugerir que a imagem foi efectuada na sequência dos 5-1... É mentira, pois esta imagem foi efectuada e colocada em exibição antes do jogo, pois era de promoção do mesmo.

Deixem-se de hipocrisias e vamos mas é trabalhar como o FC Porto o faz diariamente, para que este país consiga sair da crise em que se encontra.

Ah... e ainda bem que moramos em Portugal, pois apesar de tudo, a liberdade de expressão é uma realidade.

Anónimo disse...

Caro José Milhazes,

Não se deixe influenciar pelas opiniões anónimas das pessoas pagas pela agência de comunicação do Futebol Clube do Porto para andar aqui a tentar fazer damage control.

Vários foram os meus amigos deptos do Futebol Clube do Porto que também não perceberam a necessidade de utilizar a metáfora do ataque nazi a Moscovo para promover o jogo da liga Europa.

Uma comparação despropositada, com falta de contexto. A mira apontada então é a gota de água.



Cumprimentos e um abraço,
Votos ed continuação do seu excelente trabalho para a SIC e Antena 1.

José Dias

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Posso admitir que errei ao escrever espacial em vez de especial, mas isso não emenda a essência das coisas. Não queiram comparar a conquista de Moscovo com a Batalha de Aljubarrota ou dizer-me que a campanha já vinha detrás, etc. Isso é só e apenas treta. E não retiro os adjectivos que usei em relação aos autores do flash.
Os meus pais e avós sempre disseram que "o respeito é muito bonito".
E para terminar, eu publiquei a postagem não depois do jogo, mas quando decorria o minuto 20.
Sejamos sensatos. A grandeza do homem está não só em vencer, mas também na forma como se vence.
Os russos dizem que um dente pode ser tirado pela boca ou por outro lugar mais abaixo. Exacto, é nesse que estão é pensar... Mas para quê?

Anónimo disse...

Já agora... se está na Póvoa de Varzim (território português) aproveite para passear pela Rua da Junqueira, lanchando na Riba Mar... Mais tarde dar um passeio pelo passeio alegre e comer um gelado ou uma francesinha poveira no Guarda-Sol.

Também vou fazer o mesmo.

Até já... aprecie o lado bom da vida e dedique-se a coisas realmente sérias.

P.S. Na Póvoa de Varzim, como em todo o território nacional, poderá exprimir-se como bem entender... aqui há liberdade.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Sr. João Costa, quando eu escrevi a postagem, o resultado era 0:0. Eu considero que tudo tem limites e continua a afirmar que os autores dessa "obra" são dementes, mesmo que ela tenha sido planeada. Eu conheço alguns senhores que juntaram o desporto à guerra, mas não conquistam a minha simpatia: Hitler,Estaline, etc.
O desporto deve ser um meio de convivência pacífica. Isto devia ser um facto adquirido e consumado.
Eu gosto de ver qualquer equipa portuguesa vencer em Moascovo, mais, eu não simpatizo nada, mas mesmo nada com o Spartak de Moscovo, mas sejamos correctos.
E volto a repetir, o Porto terá de ir jogar na próxima semana em Moscovo. Na conferência de André Villas-Boas, por quem tenho enorme respeito, prometo que irei pedir para comentar este caso. Estou convencido de que ele irá responder que se trata de uma metáfora lamentável, pois não o vejo no papel de general nazi.
Consideram isso um exagero, se assim é, apenas se deve a uma coisa, foi assim que me educaram na Póvoa de Varzim e nas Caxinas, terras que deram grandes jogadores ao FCP, por quem tenho enorme consideração.

Anónimo disse...

Mas que parte de "o tema e conceito de toda a publicidade feita pelo Futebol clube do Porto foi escolhida no inicio da época" é que ainda não percebeu? Porque é que continua a negar que a campanha já vinha de trás? Contra factos não há argumentos, e então vou-lhe deixar aqui os links onde pode ver a publicidade feita para outros jogos:
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=424787819484&set=a.99084629484.88413.82713049484&theater
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=432748439484&set=a.99084629484.88413.82713049484&theater
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=476579219484&set=a.99084629484.88413.82713049484&theater
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150098841614485&set=a.99084629484.88413.82713049484&theater

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Anónimos, na minha terra, Póvoa de Varzim, as pessoas não se escondenm atrás do anonimato. E a um dos anónimos digo: estive na Póvoa e, infelizmente, não estou porque estou de malas prontas. Mas, nessa terra, eu sei que posso ir ao Guarda-Sol, comer francesinhas, etc.
Quanto às coisas mais sérias, não comento...

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitor desfigurado, queria dizer anónimo, para mim não interessa que essa campanha tenha começado antes. Ela é idiota, pois compara uma competição desportiva a uma guerra. Em relação à Rússia, a "emenda é pior que o soneto"

Anónimo disse...

Esta é mesmo uma questão de honra para si... fique o resto do dia, semana, mês, ano... a falar disto.

Anónimo disse...

Pois, quando chega a altura de encarar os factos já não comenta... muito infeliz da sua parte.
Numa coisa estamos de acordo, os russos podem e estão no direito de levar a mal a publicidade porque é um povo que tem uma visão diferente da nossa. Mas nunca estaremos de acordo, quando vier para aqui dizer que o Futebol Clube do Porto o fez para ser comparado com os Nazis. Quem está a fazer essa comparação é o senhor. Isso é dizer que o clube está a querer denegrir a sua imagem propositadamente, acha que isso faz algum sentido? Ponha a mão na consciência e pare uns minutos para pensar no que está a dizer.

LiCsBiRa disse...

Tenho algumas questões a fazer-lhe…
Primeira:
“A vitória sobre o Spartak é comparado a um ataque a Moscovo”
“E para terminar, eu publiquei a postagem não depois do jogo, mas quando decorria o minuto 20.”
Ou você é vidente, ou então é mentiroso, porque o primeiro golo do Porto só surgiu ao minuto 37. Qual delas é a verdadeira? Vidente ou mentiroso?

Segunda:
“pelo menos, recordar-se que foram derrotados todos aqueles que tentaram conquistar Moscovo.”
Faz disto, como uma invasão ou como um jogo de futebol? Se for invasão talvez tenha razão, se for pelo futebol, já que é disso que estamos a falar (e é disso que trata o vídeo, conquista de Moscovo por parte do FC Porto, sendo que o FCP é uma equipa de futebol e não de militares) digo-lhe a título informativo que o Porto nunca perdeu em Moscovo. Logo poderemos dizer que o Porto já conquistou Moscovo algumas vezes, e se não estou em erro, 3 jogos, 3 vitórias!

Agradecia, a resposta a estas duas questões!

O meu muito obrigado
André

moreira design disse...

Anónimo, se perceberes um bocadinho (não precisa de ser muito) de história, vês logo que nas imagens está explicito a invasão alemã.
Portanto ou se trata de cegueira clubistica ou de ignorância.

moreira design disse...

Anónimo, se perceberes um bocadinho (não precisa de ser muito) de história, vês logo que nas imagens está explicito a invasão alemã.
Portanto ou se trata de cegueira clubistica ou de ignorância.

Pedro Mendes disse...

A campanha não é de facto muito feliz, é óbvio que se pode fazer a alusão à II Guerra, mas também se poderia fazer uma alusão a Napoleão ... Ou então podia-se pura e simplesmente tomá-la pela valor de face, uma fraca campanha de publicidade. Campanha essa que de resto faz alusão desde o primeiro jogo da Liga Europa à "Conquista da Europa" ver : http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc4/60235_432748439484_82713049484_4889090_323870_n.jpg

e ainda um cartaz nada pró-nazi

http://a2.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/184946_10150098841614485_82713049484_6119522_7537263_n.jpg

Tempestade num copo de água ...

Anónimo disse...

Tu deves ser burro. Se há alguém que não se pode queixar dos alemães são os russos, ainda são piores que eles.

Anónimo disse...

Os portistas que aqui comentam (ou serão antes pessoas pagas para limpar a imagem do FCP?) ficam quase ofendidos por se dizer que o FCP se comparou a Nazis. No entanto, são os mesmos que não tiveram qualquer pejo em apelidar de Nazis outro clubes.

Quem é que é afinal que anda sempre com o pensamento em nazis e nazismo? Pois...

Anónimo disse...

Sr. Milhazes
Se precisar envio-lhe um "ibuprofeno".Não cura mas alivia a inflamação cerebral!

Eu+Eu disse...

Sr. Milhazes,

O que posso enviar (e de graça) é ibuprofeno.Não cura é certo mas alivia a inflamação cerebral.

Anónimo disse...

O Porto é uma Nação, mas com instituições e personagens que nos envergonham. Se não tivesse visto não acreditaria.

Carlos disse...

Sr. José Milhazes, poderia colocar aqui o link do jornal russo que refere que o Spartak poderá fazer uma publicidade com um mendigo?

Obrigado desde já.

PortugalVela disse...

Acho o aproveitamento que estão a fazer da animação, para colarem o FCP a nomes como "Nazi", de muito mau gosto, se calhar de mais mau gosto que a própria animação.

HViana disse...

penso que este video não passa de um simples spot publicitário como muitos outros! Inclusivé, em Itália são feitos muitos videos de promoção da liga italiana do mesmo género que este. Penso que estar arranjar problemas por causa disto é uma parvoice de quem não tem mais nada que fazer. Vão trabalhar e indignem-se com o desemprego, com os corruptos que governam Portugal. Mas não tenham duvida de uma coisa o pior está para vir... o FMI está a chegar e a mama acabar!!!

HViana disse...

Não se preocupem com os Russos porque, ontem na conferencia de imprensa no final do jogo, bateram palmas ao André Villas Boas e de pé! Por isso, o anónimo que estava todo preocupado em ir divulgar este video junto da comitiva do Spartak de Moscovo, ia perder tempo pois a comitiva Russa, constituida por gente afável e inteligente ia achar que ele éra um provocador parvo! De facto, existem muitas pessoas baixas e perversas que para alcançar certos fins não olham a meios! Tenham vergonha na cara.

Anónimo disse...

Que tristeza, Milhazes!

Foi preciso ir buscar temas de taberna para o blogue ter afluência.

Anónimo disse...

Seu palhaço... tu és mazé dos lampiões..
hásde aparecer aki que te fazemos a folha.
foge na russia..

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Podem ler em russo a primeira reacção à "obra" no sítio: www.sport-ekspress.ru.

Dylan disse...

Para quem acusou o SL Benfica, através de um comunicado (mais um), de “decalque da propaganda nazi”, não está mal não senhor...

Isto é o FCP actual sr. Milhazes, não tenha dúvidas. É capaz de atropelar a ética desportiva só para vencer, é capaz de desrespeitar os adversários para se fazer notar. Quando nos queremos fazer maiores daquilo que somos dá nisto. E o pior é ver estes comentários alienados, muitos deles em tom ameaçador. São as virgens ofendidas que acham indigno uma banhada no Estádio da Luz mas compactuam com este esterco.

O que eu estranho é que tenha de ser um jornalista que trabalha no estrangeiro a alertar para o facto. Porque será?...

Carlos disse...

Sr. José Milhazes, mas importa-se de colocar aqui o link directo para a notícia sobre isso? É que se fizer isso eu ainda consigo traduzir minimamente para português, mas procurar no site inteiro já é mais complicado para os meus conhecimentos de russo.

Obrigado.

Viriato de Viseu disse...

Sr. JOSE MILHAZES.
O Senhor a dado passo diz que tem consideração pelo F.C.P. só lhe quero dizer que, esse clube por quem tem consideração, Recusou-se a entrar no ultimo jogo na LUZ dando as mãos às crianças, COMO SE FAZEM EM TODOS OS JOGOS!!!
Só porque eram crianças do Benfica e equipavam de vermelho. Ainda se pôs a hipótese de as crianças equiparem de branco, mas nem assim!!!!!!!!!!

Pergunto o que é que os NAZIS faziam às crianças judias...já que estamos numa de Nazis????

TRAMONTANO disse...

Hoje fiquei surpreso pela afluencia ao blog.
Nao e dificil concluir que o staf da agremiaçao corrupta mobilisou todos os seus snipers.

Errar nao e estupidez, estupidez e persistir no erro, e tentar branquear
mais uma borradas das muitas perprtuadas pela etar.

E envergonhar mais uma vez o pais como ja o fizerem ene vezes ao ponto de serem apelidados de batoteiros, de corruptos e comprar titulos no supermercado por essa Europa fora.

Se gostam de expor devaneios extratosfericos (manias de grandeza de um anao) nao usem os simbolos sagrados dos outros povos nem revezitem epocas tragicas e tao negras de que ate o povo autor hoje se envergonha.

Se querem continuar a treinar os vossos snipers podiam ter usado o simbolo do Spartak ou o estadio e em vez de bolas de futebol disparavam bolas de golfe. Esta mais de acordo com o vosso tamanho.

Depois antes de carpirem desculpas esfarrapdas e tentarem lançar a confusao, o habitual quando querem justificar o injustificavel, vejam as horas a que o post foi colocado e lembrem-se que na russia tambem a net e eles acompanharam a vossa diatribe desde o inicio.

Se as vergonhas so salpicassem a vossa casa era um problema vosso mas hoje todo o povo russo esta a chamar, mendigos e coitadinhos aos portugueses.

QUANDO ERRAMOS, PEDIR DESCULPA, E UM ACTO DE NOBREZA

Anónimo disse...

Boa tarde a todos!! Sou Benfiquista antes de mais.
Quando comecei a ler isto, pela maneira com que as coisas são relatadas, fiquei por assim dizer, escandalizado. Depois, fui ver o tal vídeo de propaganda e... meus Deus, que bela oportunidade para estarem calados, o vídeo não esta nada de mais, haja paciência. Quando se tem que dizer mal pega-se em tudo!! Depois há mais uma coisa... se forem ler esta noticia http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=691915 vão ver que secalhar é bem pior a mensagem deles do que a do porto!!
Não gosto do porto, aliás tenho um ÓDIO especial pelo fcporto mas não exageremos!!

Ass.: Rui Dias

Anónimo disse...

Este Milhazes parece-me que é mais milhafre.
Como vês que esta mesquinhez te está a dar audiência, então continuas, continuas, continuas...
Vai para a Rússia e não voltes.

Ah... hoje vou andar na Póvoa e Porto, na esperança de te encontrar.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caros leitores, o flash foi retirado do sítio do F.C. do Porto, um sinal de que alguém pôs o pé na poça e reconheceu isso. Se assim é, trata-se de um gesto nobre.

Zuruspa disse...

Nobreza, caro Milhazes? Ou foi apenas e só porque o jogo já passou?

Triste, näo é? Mais triste é quem defende aqueles animais!

Francisco Lucrécio disse...

Oh Doutor Milhazes não resisto a uma provocaçãozinha. Reparo que a participação no seu blogue subiu exponencialmente com esta quase noticia.

De certeza se continuar a publicar estapafurdios do genero que a audiência não vai baixar.

Depois o Doutor ainda culpa os politicos por a situação caótica em que o país se encontra?

Não! Os politicos que nos governam têm a dificil tarefa de pensar por este povo que se desiteressa dos seus próprios problemas, preocupando-se mais com questões mesquinhas deste tipo.


Quando foi que teve a postagem de mais 60 comentários num outro artigo publicado?

Henrique Pontes disse...

Caro José Milhazes,

aprecio o seu trabalho enquanto jornalista e, particularmente, este seu blog (aprecio mesmo...)

No entanto, confesso que fiquei algo desiludido consigo (confesso também que sei perfeitamente o que conta para si a minha desilusão... ZERO!)

Ainda assim, permita-me que lhe coloque a seguinte questão, à guisa de desafio: porventura lhe faz igual espécie o facto de o símbolo da ilegal claque «No Name Boys» do SL Benfica ser notoriamente de índole Nazi? Ou considera que a claque adoptou a suástica dos ideais hinduístas... Não acha que aquela representação Nazi, vergonhosa e criminosa é uma verdadeira e constante alusão "às páginas mais negras da História", cito-o?

Pode responder-me que a instituição SL Benfica não reconhece tal claque, por ser marginal à lei fazendo, destarte, como Pilatos. Rebato dizendo que embora não reconhecendo, o SLB fomenta e perpetua tal situação permitindo a entrada daqueles símbolos nos seus recintos desportivos.

Se achar por bem, escreva sobre este assunto. A bem da verdade e da coerência.

Saudações desde Belfast,

H.P.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro Henrique POntes, só não escrevi sobre esse pormenor da claque do Benfica, porque não veio a propósito, mas não duvide que teria uma opinião semelhante à sua sobre os NN. Repito, considero um crime ligar o desporto à política, e muito menos a grupos radicais (animais).
Sr. Lucrécio, eu não preciso de futebol para aumentar audiências. Eu escrevo o que penso, e só. SE for ver à história do blog, verá que houve artigos com mais de 100 comentários.

Anónimo disse...

Se se informasse antes de escrever no seu blog, saberia que o FC Porto, Campeão Nacional, tem esta campanha desde o início da época desportiva!

Anónimo disse...

Henrique Pontes 1º vai aprender que símbolo é aquele e depois fala e sim vê nas claques do sd os mesmo símbolos mas esses sim como mostra o video conectados com os SS, Wermacht, etç...

Já agora todas as claques t^`em marginais, mas a unica que é castigada neste país são os NN, e a pior sd e dos Guimarães nada lhe acontece, até em livro os sd têm os crimes (alguns)que cometeram até agora e nada lhes aconteceu e estranho é que um miseráveis dum momento para o outro se tornaram ricos com grandes carros, etç...

J.P.

Tomás Tavares disse...

Sr. Milhazes,

Não lhe parece que tratou de incendiar as hostes e que está a cavar um fosso despropositado entre FC Porto e Spartak? Mais: destila ódio e discórdia entre adeptos. Imagine que se desenvolve um ambiente exacerbadamente hostil na recepção russa ao FC Porto. Confesso que não sei se a imprensa moscovita o auscultou sobre este assunto, mas se o hipotético cenário se verificar não poderei, infelizmente, de lhe atribuir culpas. Perdoe-me a sinceridade, mas sinto que este alarido, pelo menos em Portugal, tomou as proporções que está a tomar por sua causa. Foi mais uma (desnecessária) acha atirada para uma fogueira que se alimenta da rivalidade entre Norte e Sul, Porto e Lisboa, FC Porto e SL Benfica. Sim, porque acredito que este assunto tenha mais impacto em Portugal do que na Rússia. (RE)vendo o vídeo, honestamente, lembra-me mais a campanha napoleónica de 1812 do que o cerco nazi... mas compreendo que o termo "napoleónico" não seja tão sonante como "nazi". Enfim, cada cabeça sua sentença e cada artigo seu ódio infundado, parece-me...

Às custas deste meu comentário emaranhou-se na minha cabeça a fantástica música "Done with Bonaparte", de Mark Knopfler, que cita o cerco francês a Moscovo. Suponho que é esta a beleza dos inflamados artigos de opinião: a uns (como o meu caso) fazem-lhes lembrar uma determinada (grande) música, a outros dá-se a música que se quer...

Anónimo disse...

Sr. Milhazes, nesta lista de comentários tem os vários comportamentos típicos do departamento de propaganda do fcp. Negação, tentativa de menorização do assunto, acusação a outros de fazer o mesmo, repetição de mentiras segundo os princípios do sr. Goebbels, nem falta o pretenso adepto do SLB a tentar limpar a imagem! Aqueles que acusam os outros de propaganda nazi demonstram aqui quem realmente se comporta assim.

Anónimo disse...

Vais acompanhar o jogo na russia nao vais?
Esperamos lá para te cumprimentar...

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Porque será que as ameaças partem de leitores anónimos?
Eu vou estar a assistir ao jogo em Moscovo, pois tenho de realizar o meu trabalho como jornalista.

LiCsBiRa disse...

Tenho pena, que a liberdade de expressão neste blog não seja a exigida por lei, ou digamos por um jornalista que deveria de ser isento. Digo isto porque não aceitou o meu comentário em relação a noticia, se é que se pode chamar de noticia... Quando temos alguém que não deixa os outros poderem opinar, com comentários que não sendo ofensivos, acho triste e lamentável da sua parte para não dizer deploravel... Mas o blog é seu, tem a liberdade de aceitar ou não os comentários que bem quiser e entender, só que isso faz com que branqueie toda a verdade... Pois tal como no outro comentário volto a referir que ou você é mentiroso ou é vidente... Posta a "noticia" a 20m do inicio do jogo, e já nela refere a vitória do FCP, quando o jogo ainda ia a 0-0, (visto que o primeiro golo só surgiu ao minuto 37). Será que vai novamente branquear a situação ou vai-se comportar como alguém que se diz bom jornalista? Fica aqui a minha questão... Vidente ou Mentiroso? Outra prende-se com o facto da conquista de Moscovo, se formos a falar de Futebol, já que é disso que se trata, afinal o FCP é uma instituição de desporto, digo-lhe a titulo informativo que fizemos 3 jogos em Moscovo com outras tantas vitórias, pergunto-me, se isto não é "conquistar Moscovo" então o que é?

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro LicsBira, se recebi comentários e elimei, foi porque continham insultos contra terceiros.
Reenvie o comentário que publicarei. Talvez não o tenha recebido.

LiCsBiRa disse...

O comentário basicamente é o mesmo que este, com as duas questões que lhe fiz as quais espero resposta da sua parte... Continha as duas questões. Se publicou ao minuto 20 do jogo, “E para terminar, eu publiquei a postagem não depois do jogo, mas quando decorria o minuto 20.” como sabia que o Porto “ganhou”? ”A vitória sobre o Spartak é comparado a um ataque a Moscovo” Se estamos a falar de futebol, será que podemos dizer que o Porto já conquistou Moscovo, com 3 jogos 3 vitórias? ”recordar-se que foram derrotados todos aqueles que tentaram conquistar Moscovo.”

LiCsBiRa disse...

O comentário basicamente é o mesmo que este, com as duas questões que lhe fiz as quais espero resposta da sua parte... Continha as duas questões. Se publicou ao minuto 20 do jogo, “E para terminar, eu publiquei a postagem não depois do jogo, mas quando decorria o minuto 20.” como sabia que o Porto “ganhou”? ”A vitória sobre o Spartak é comparado a um ataque a Moscovo” Se estamos a falar de futebol, será que podemos dizer que o Porto já conquistou Moscovo, com 3 jogos 3 vitórias? ”recordar-se que foram derrotados todos aqueles que tentaram conquistar Moscovo.”

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Não tem importância a hora a que foi publicado o post. Por debaixo do posto está lá a hora 20.23. O que importa é comparar jogos de futebol a guerras e, no caso do Spartak, levantar o pesadelo da Batalha de Moscovo de 1941. O resto são justificações de mau pagador.
O Público de Sábado escrevia a forma como o diário desportivo russo Sport-Ekspress classificou o "flash": "idiotice".
No dia anterior, eu publiquei na Lusa um extracto maior desse jornal sobre o caso.

ma4r disse...

Que grande parvoice, que raio é q os nazis têm haver com moscovo??

Anónimo disse...

Por Moscovo, Póvoa, Lisboa ou Faro... um dia te encontrarei para te cumprimentar e felicitar-te por estares num país que possibilita a qualquer um dizer a idiotice que quiser. Por isso diz o que quiseres, o FC Porto é maior, muito maior do que estas intrigas.

Anónimo disse...

Já reparou que em média não tem mais do que 10 comentários por postagem que publica????

Vale a pena falar do FC PORTO.

Continue, à boleia do FC PORTO sempre vai tendo uns comentários e umas visitas.

Tanto assunto sério para tratar, enfim... continue no seu circo.

Anónimo disse...

Mas o sr ainda nutre alguma consideração pelos idiotas que se governam à custa do FCP e pelos broncos adeptos, que seguem sem qualquer senso crítico, os facínoras que existem apenas para incendiar a vida futebolística nacional?
Trata-se de gente sem vergonha e sem qualquer pejo em manchar a dignidade em troca de um prato de lentilhas.

LiCsBiRa disse...

Sr. Jose Milhazes, obrigado por não ter respondido as minhas questões, mesmo assim valeu o esforço.

P.S: Para si até pode não ter relevância, mas para o comum dos mortais que não é ignorante, tem, e de que maneira, já que um jornalista não pode fazer textos em base de "futurologias" coisa que você fez, tomou como adquirida a vitória do Porto nesse jogo. Quanto até poderia ter perdido, e aí teria de editar o texto, se é que não o fez, para escrever que o Porto tinha ganho o jogo.
Obrigado e continuação de bom trabalho…

João Antunes disse...

Para o "Exmo. Sr." Henrique Pontes:

http://1.bp.blogspot.com/-0zcHS8DuTMs/TZ64gxkXRrI/AAAAAAAAADY/_L2AreP2CEw/s1600/porcos+nazis.jpg

Caro Milhazes, à luz do que aconteceu e continua a acontecer no rectângulo sem lei nem roque a que carinhosamente chamamos de Portugal (o nome Ricardo Bexiga veio-me assim de repente à cabeça) só espero que na próxima quinta feira a sua cabeça não surja na mira de nenhum do "snipers" do clube regional assumidamente corrupto.

Bem haja.

João Antunes

Fábio disse...

Sr. Milhazes, sabendo de antemão qual o modus operandis de determinada gente, após a publicação desta noticia aconselho-o vivamente a contratar segurança privada. Concerteza está informado do que se passou com o vereador de Gondomar Ricardo Bexiga, com o vice presidente do Benfica Rui Gomes da Silva e com variadissimos colegas seus que ano após ano têm sentido na pele e nos ossos este Pintismo que tomou conta de algumas mentes Portuenses. Desculpe-lhes a ignorancia de não saberem que a ex URSS perdeu na 2ª grande guerra perto de 24 milhões de seres humanos...a ignorancia destes que aqui comentam, não a dos que aprovaram a publicação deste trabalho com este contexto provocatorio e ofensivo para o povo Russo, esses sabem muito bem qual o impacto de uma mensagem com este teor na sociedade Russa.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro Fábio, acha que um jornalista português tem dinheiro para contratar seguranças?
Felizmente, os russos seguem o conselho do jornal Sport-Ekspress: "perdoai-lhes porque não sabem o que fazem".

Anónimo disse...

Isto é propaganda anti-FCPORTO do mesmo tipo de gente que deseja a morte de um Ser Humano:
http://www.youtube.com/watch?v=V1r-j03MstY

Aconselho a que contrate seguranças apenas para quando está nesse país em que não há liberdade de expressão.
Terá dinheiro com toda a certeza, até porque está mais vezes cá do que lá.

Ainda há uns 3 dias ouvi-o na sic como enviado especial na Rússia mas... penso tê-lo visto em território português :)

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitor anónimo, aconselho-o a consultar um psiquiatra. Eu não sou o Santo António para estar em dois lugares ao mesmo tempo. É verdade que fiz uma peça para a SIC Notícias na segunda-feira, mas estava em Moscovo. Grande azar o seu...

Fabio disse...

Sr. Jose Milhazes, nunca deixe de denunciar casos destes. Isto e uma afronta a dignidade de um povo que sofreu como ninguém o terror Nazi. Gente que brinca com a morte de milhões de pessoas e com a identidade de um povo, merecia muito mais que uma denuncia mas, neste pobre pais que vive anarquicamente desde há vários anos...não espere muito. Um bem haja para o sr. e para o seu trabalho serio e honesto.

José Pereira disse...

Sr. Jose Milhazes sempre fez a questão, na conferência de imprensa de antevisão do jogo, ao treinador do FCP sobre esta questão? O que disse ele?

Muito obrigado!

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitor José Pereira, não fiz a pergunta ao treinador André Villas-Boas, porque falei com membros da direcção do FC do Porto e tudo ficou esclarecido.

João Sousa disse...

Senhor José Milhazes,

Já reparou no que é que os jornais desportivos escrevem nas suas capas de hoje????

Que vergonha. Um país com as dificuldades como Portugal

ABOLA: "Troika Portuguesa no Assalto às Meias-Finais"
ASSALTO???
http://noticias.sapo.pt/banca/desporto/#4137

RECORD: "Ataque à Europa"
ATAQUE???
http://noticias.sapo.pt/banca/desporto/#4139

OJOGO: "COELHO À CAÇA NA EUROPA"
CAÇA???
http://noticias.sapo.pt/banca/desporto/#4138

ISTO É UMA VERGONHA SR. JOSÉ MILHAZES... TEMOS DE NOS INSURGIR: um país com as dificuldades como as que Portugal enfrenta, tem jornalistas que decidem fazer analogias com violência, guerra...!

Lamentável.

Como vê, agora para sermos coerentes temos de nos insurgir com tudo isto... Caímos no risco de sermos mesquinhos e ridículos mas pelo menos somos coerentes.

Tenho a certeza que reprovará também estas analogias.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro João Sousa, acho inadmissível qualquer analogia entre desporto e guerra. Quanto a "assaltar" a Europa, qualquer banco nos serve na situação em que nos encontramos! É triste.

loja de armas online disse...

Excelente artigo com uma analogia interessante, propicia a um pensamento ou reflexão mais exaustiva.