sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Sondagens dão vitória a Putin na primeira volta


O instituto independente de estudos sociológicos Levada-tzentr publicou hoje uma sondagem que dá a vitória folgada ao primeiro-ministro Vladimir Putin nas eleições do Presidente da Rússia com 66 por cento dos votos.

Segundo este estudo, em comparação com sondagem idêntica realizada em finais de janeiro, a popularidade de Putin subiu de 64 para 66 por cento.

O líder comunista, Guennadi Ziuganov, poderá conquistar 15 por cento dos votos dos eleitores e Vladimir Jirinovski, dirigente ultranacionalista, conseguirá 8 por cento.

O multimilionário Mikhail Prokhorov aparece em terceiro lugar com 6 por cento dos votos e Serguei Mironov, dirigente do Partido Rússia Justa, terá 5 por cento.

Quanto à possibilidade de realização de ações de contestação dos resultados depois do escrutínio, apenas 3 por cento dos respondentes afirmaram que “irão participar nelas com certeza” e 10 por cento “admitem essa possibilidade”. 30 por cento responderam que “o mais provável é que não participem” e 50 por cento disseram que “não participarão de certeza”.

Outra sondagem, realizada pelo Centro de Estudo da Opinião Pública da Rússia, financiado pelo governo, dá uma vitória nas presidenciais a Vladimir Putin com 53,5 por cento dos votos.
Segundo o estudo hoje publicado, nas últimas duas semanas, a popularidade do primeiro-ministro desceu de 54,7 para 53,5 por cento.
Tendo em conta que a margem de erro desta sondagem é de 3,4 por cento, a vitória de Vladimir Putin poderá ser conseguida à tangente.
O segundo lugar, no estudo do VTSIOM, vai para o líder comunista, Guennadi Ziuganov, com 10,8 por cento dos votos. O líder ultranacionalista Vladimir Jirinovski conquista 8,9 por cento, o multimilionário Mikhail Prokhorov aparece em quarto lugar com 5,6 por cento e Serguei Miranov, dirigente do Partido Rússia Justa, ficará em último lugar com 4,3 por cento.

1 comentário:

Europeísta disse...

É verdade é que Putin, Guennadi Ziuganov e Vladimir Jirinovski não são de fato adversários e sim tem mais coisas em comum do que contra. Por isso eles são "tolerados", só por isso a candidatura deles não é recusada! Oposição de fato, neste escrutínio, nao tem. Só nas ruas!