quarta-feira, abril 25, 2012

Iúlia Timochenko em greve de fome desde 20 de Abril


A antiga primeira-ministra e líder da oposição ucraniana, que se encontra a cumprir uma pena de prisão na cidade de Kharkov, começou uma greve de fome, anunciou o seu advogado de defesa.
“Iúlia Vladimirovna  entrou em greve de fome em sinal de protesto contra o que está a acontecer na Ucrânia. Ele bebe apenas água”, precisou Serguei Vlassenko.
Timochenko recusou-se a ser transferida da colónia penal para um hospital local e acusou a polícia de agressão.
“Ela juntou as suas coisas, vestiu-se, depois deitou-se na cama e disse: “Não vou a lado nenhum. Em conformidade com a lei, o serviço penitenciário tem direito a empregar pressão física: agarraram-na pelos braços, levaram-na para um automóvel e conduziram-na ao hospital”, declarou Guennadi Tiurin, procurador do distrito de Kharkov.  
“Não encontrámos factos que confirmem qualquer transgressão da lei. Na sua queixa, Iúlia Vladimirovna disse que foi alvo de pressão física, que lhe deram socos na barrica e lhe prenderam pelas mãos e pernas. Mas recusou-se a uma inspeção médica”, precisou.
Vários médicos estrangeiros consultaram a líder da oposição ucraniana e concluíram que ela necessita de tratamento hospital fora da prisão, mas ela recusa-se a ser tratada na Ucrânia.
Timochenko encontra-se a cumprir uma pena de 7 anos de prisão por “abuso de poder” quando da assinatura de contratos de fornecimento de gás russo à Ucrânia.
Além disso, foram abertos novos processos em que ela é acusada de crimes graves.
Porém, a oposição ao Presidente Victor Ianukovitch, considera esses processos “perseguição política”.

2 comentários:

Jest nas Wielu disse...

pequena retificação, o estabelecimento prisional não fica em Kharkiv, mas na província de Kharkiv, na localidade de Kachanivska.

Anónimo disse...

Além do mais a mulher pôs a mão na massa, isso é que é relevante.
Por isso está presa.

Julguei, Zé, que eras contra a corrupção...

Edmundo Dantas