sexta-feira, junho 15, 2012

Lviv e os portugueses


Texto enviado pelo leitor Jest:

"Se os portugueses descobriram e se enamoraram pelo Lviv (que conheciam antigamente como Leópolis), os moradores de Lviv também gostaram dos portugueses, achando-os “bonitos” e “bronzeados”.

Oksana que trabalha na agência da viagem saiu para almoçar e ai se deu com um grupo de portugueses que “pediram sushi”. Ela os achou “bonitos”, gostando sobremaneira quando eles cantavam nas ruas “a sua canção popular”, “Nossa…” (Sic!).

“Os portugueses, assim como todo o mundo, gostaram as meninas de Lviv, diz Oleksiy (27). – Mas as nossas meninas são virtuosas! Não caem nas provocações. A minha namorada diz que por mais bonitos que sejam os portugueses bronzeados, ela ama à mim”, escreve página UEFAeuro2012.

Por sua vez, os fãs portugueses, maravilhados pela Lviv, cantam com alegria “We love Lviv”, passeando pelo centro da cidade (ver vídeo):

O craque Cristiano Ronaldo também acha que “Lviv é uma cidade muito bela”

“Lviv é uma cidade muito bela” – assim respondeu à pergunta dos jornalistas se gosta da cidade de Lviv, o jogador da seleção de Portugal durante a conferência de imprensa no estádio “Lviv Arena”.

A notícia do que Cristiano Ronaldo irá sair do hotel às 19h00 para chegar ao estádio, estendeu-se numa instante por toda a cidade. Quase 500 fãs vieram vê-lo. Aos gritos, os fãs estrangeiros e ucranianos maravilhados cumprimentavam o futebolista, gritando “Ronaldo!” para pedir um autógrafo.

“AAA! Eu não sabia que EURO é uma festa tão excelente! Acabo de ver Ronaldo!”- disse Olesya, cidadã de Lviv de 23 anos, relata UEFAuefaeuro2012."

16 comentários:

Wandard disse...

Fotógrafo romeno que cobre a Euro é agredido e roubado na Ucrânia
Das agências internacionais
Em Lviv (Ucrânia)
Um fotógrafo de imprensa romeno que está na Ucrânia para cobrir a Eurocopa foi hospitalizado após ser agredido e roubado por um grupo de jovens em Lviv, cidade que fica no oeste do país e é uma das sedes do torneio, informou a polícia nesta quinta-feira O incidente aconteceu na quarta-feira, algumas horas antes da partida entre Dinamarca e Portugal.
O homem, colaborador de um jornal da Romênia, conheceu os agressores em uma cafeteria pouco após sua chegada à Lviv. Os rapazes propuseram levá-lo para conhecer a cidade antes de atacá-lo em um parque e roubar seus pertences, explicaram os agentes de segurança.
O fotógrafo foi levado a uma clínica com uma lesão no nariz. A polícia segue atrás dos agressores.

Europeísta disse...

E que isso tem a ver com o post Wandard? Propaganda antiucraniana agora nao né meu caro! Tudo é um pretexto para falar mal da Ucrania! Pq vc nao fala mal da Bielorussia? Ah, já sei, ela é perfeita né?

Marcelo Łukaczewyski disse...

Na realidade o nome da cidade é Lwów. Cidade polaca que foi solapada da Polônia, após a o final da Grande Guerra Patriótica.

Wandard disse...

Europeísta,

Postei uma notícia de caráter policial e só, não tem propaganda nenhuma, não existe nenhum comentário ou opinião com parcialidade como costuma ser a sua e respectivamente as suas postagens e de outros. É assim que dvem ser as notícias e não com a tendência parcial como aqui ocorre.

Europeísta disse...

Marcelo,

a cidade tem vários nomes: Lemberg (quando pertencia ao Império Austro-Hungaro), Lwów (quando pertenceu a Polônia)... em língua portuguesa chamamos de Leópolis.

Jest nas Wielu disse...

2 Marcelo Łukaczenka

Esta a sugerir que grande Estaline, melhor amigos de crianças soviéticas podia fazer a tal coisa como "solapar"???? Ou seja "destruir, abalar, arruinar, arrasar, danar, demolir, derrancar, derrocar, desgraçar, desmoronar, desolar, dilapidar, dizimar, estuporar, exterminar, falir" http://www.dicionarioinformal.com.br/solapar/

Cidade de Lviv foi fundada em 1256 pelo duque da Ruténia. Passou para soberania polaca em 1340, austríaca em 1772, de novo polaca em 1919 e ucraniana em 1939.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lviv

2 Wandard

Forneça nós o link para podermos confirmar a veracidade de notícia.

Jest nas Wielu disse...

p.s.
o fotógrafo romeno deveria saber e seguir a máxima de segurança: "não é aconselhável beber na companhia das pessoas desconhecidas ou pouco conhecidas":
http://www.telekritika.ua/news/2012-06-15/72629

anónimo russo disse...

Вуйки, что с них взять... Шли бы лучше жуков на картощке давить.

Pippo disse...

Em português NÃO se diz nem NUNCA se disse Leopólis!

A cidade sempre foi conhecida por Lvov, Lwow ou Lemberg, dependendo do contexto histórico.

Wandard disse...

Jest,

Vejo que você localizou a notícia. Virou costume as pessoas solicitarem para colocar o "link" e as "fontes", aprendi a muito que temos de pesquisar e aprender, sobre aquilo que queremos saber, discutir ou argumentar. As vezes como sou humano cometo a falha de esquecer e esta semana fui relembrado pelo Sr. Milhazes que temos de procurar o que queremos, vide a resposta que me foi dada pelo mesmo em relação ao general russo no caso do jornalista.....

Jest nas Wielu disse...

2 Wandard

Sim, sigo a nética da Net cirílica, em vez de discutir "disse que não disse" é preferível fornecer o link e assim podemos verificar o conteúdo por nós próprios.

2 anônimo russo

Dmitri Abramov mandou lhe os abraços e beijinhos!

Jest nas Wielu disse...

Sobre a festa internacional dos fãs em Lviv (são mencionados os portugueses):
http://fakty.ua/149684-k-vostorgu-lvovyan-bolelcshiki-iz-raznyh-stran-periodicheski-druzhno-skandiruyut-slava-ukraine

Jest nas Wielu disse...

Os hooligans russos de Wroclaw (dois já foram detidos pelas autoridades polacas a tentarem fugir da Polônia)
http://wiadomosci.gazeta.pl/wiadomosci/1,114883,11904113,Upublicznione_zdjecia_rosyjskich_kiboli.html

Hooligans russos a atacarem o jornalista polaco Wojciech Mucha:
http://www.tokfm.pl/Tokfm/1,103085,11920162,Dziennikarz__Gazety_Polskiej_Codziennie__pobity_przez.html

Pippo disse...

Para "embelezar" as ruas de Kiev, ucranianos matam cães vadios com a cumplicidade ou inacção das autoridades do país.

http://www.youtube.com/watch?v=z89tb_IlRO0

Jest nas Wielu disse...

Pippo, forneça nós o seu endereço, assim salvaremos estes cães vadios, mandando os para a sua casa!!!

Pippo disse...

"Pippo, forneça nós o seu endereço, assim salvaremos estes cães vadios, mandando os para a sua casa!!!"

Típica resposta de um nazi insensível!

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados."
Mahatma Gandhi