terça-feira, junho 05, 2012

Música: Sala Rakhmaninov enche para ouvir dois músicos portugueses

    

 A Sala Rakhmaninov do Conservatório de Moscovo, uma das mais conhecidas entre os amantes de música clássica na capital russa, encheu segunda-feira à noite para ouvir dois jovens músicos portugueses.
Num concerto realizado no âmbito do X Festival Internacional de Música "Universos do Som", o pianista Pedro Emanuel Pereira e o violinista Álvaro Pereira tocaram num espetáculo cuja primeira parte foi dedicada à obra de Brahms.
Segundo declararam os músicos à agência Lusa, a escolha de Brahms foi feita "como síntese das referências musicais do séc. XIX".
A segunda parte do concerto foi preenchida por peças musicais curtas, "esboços" do compositor estoniano Arvo Part e dos portugueses António Fragoso e Joly Braga Santos.
Na terceira parte, os jovens músicos, que estudam na Rússia, interpretaram obras de Dmitri Shostakovitch.
"Trata-se da nossa homenagem ao grande compositor russo", declarou à Lusa Álvaro Pereira.
Natural de Guimarães, Pedro Emanuel Pereira, de 21 anos, tem conquistado numerosas distinções em competições nacionais e internacionais.
Desde 2007 é membro da EMCY (European Music Competitions for Youth), sendo assiduamente convidado a participar em diferentes festivais de música na Europa. Actualmente, frequenta o Conservatório Tchaikovski, de Moscovo, na classe da pianista Vera Gornostaeva.
Pedro Emanuel Pereira actuou em auditórios como o Teatro Victoria Eugénia e o Auditório Kursaal, em San Sebastian, o Auditório Enrique Granados, em Barcelona, e na Sala Rachmaninov do Conservatório Tchaikovsky, em Moscovo. Em Portugal, deu o concerto de abertura do ciclo de piano de 2008 da Casa da Música do Porto.
Também natural de Guimarães, Álvaro Pereira, 25 anos, estuda violino no 3.º ano do Conservatório Rimski-Korsakov de São Petersburgo e prepara-se para uma carreira de solista.
Não obstante ainda estudar no conservatório, o jovem português já tem no seu currículo a participação em numerosos concertos na Rússia.
O conhecido violinista dinamarquês Nikolaj Znaider considerou já o português Álvaro Pereira "um músico e violinista com muito talento".
"Estou convencido de que terá um grande futuro", afirmou.

9 comentários:

HAVOC disse...

Não desrespeitando quem gosta de música clássica, mas na Rússia existem bandas de Heavy Metal??? Quais são as mais poderosas e famosas?

PEDRO LOPES disse...

PANTSIR,


Se gosta de Metal(isto é mais Folk Metal) talvez gostes destes grupos:

ALISA
http://www.youtube.com/watch?v=2wz2PGR5w_s


ARKONA
http://www.youtube.com/watch?v=BaP1wDvkA6E

Eu prefiro outros géneros de música, mas em tempos nas minhas pesquisa de musica russa deparei-me com alguns bandas deste tipo, e não gostando de todas as músicas algumas são de facto bastante poderosas.

Anónimo disse...

Experimentem Boris Moisseev, ou Serguei Penkin, dois grandes metaleiros russos, aquilo é que é da pesada

Anónimo disse...

Meio/bastante off-topic: pode-se escutar as radios (muitas musicas com letra simultanea) em www.moskva.fm

Florinda Pereira disse...

Parabéns aos Músicos Portugueses

Florinda Pereira disse...

Parabéns Músicos Portugueses

Unknown disse...

Parabéns Músicos Portugueses

Florinda Pereira

Florinda Pereira disse...

Parabéns Músicos Portugueses

Unknown disse...

As minhas desculpas por ter publicado comentários repetidos.

Não foi intencional e não descobri outra forma de os "anular".

Os Músicos Portugueses mereciam muitos, mas não da mesma pessoa. Parece que andamos bastante distraídos, embora de formas diferentes.