segunda-feira, junho 11, 2012

Nota pessoal sobre lançamento do livro: “Portugal. Aqui está presente o espírito russo”



Caros amigos e eleitores, não posso deixar de compartilhar convosco a grande alegria que provocou em mim o lançamento do livro, escrito por mim e pela minha esposa em russo: “Portugal. Aqui está presente o espírito russo” em Moscovo.
A sessão de lançamento do livro foi organizado pelo Centro Cultural Português no clube “Cor da Noite”, um excelente espaço no centro da capital russa.
O tempo não ajudou. A chuva intensa e o vento forte pareciam estragar a reunião, mas não. Várias dezenas de pessoas, talvez 50 ou 60, marcaram presença e trouxeram consigo todo o amor a Portugal.
Não posso deixar de sublinhar a presença de Sua Excelência, o Embaixador de Portugal na Rússia, Pedro Nuno Bártolo, e agradecer pelas palavras calorosas dirigidas aos autores do livro e ao director do Centro Cultural Português, Stanislav Mikos.
Recordou que o lançamento estava a ter lugar num dia sagrado para nós: o Dia de Portugal.
Não obstante a tempestade, lá estiveram os amigos portugueses: João, Carlos e Nástia, Pedro, bem como colegas da Universidade de Moscovo.
Mas claro que a maioria dos presentes eram russos e russas interessados em Portugal, nas relações entre Portugal e a Rússia.
Caros leitores, é difícil descrever a forma como estes russos gostam e respeitam a cultura portuguesa. Foram mais de duas horas de perguntas sobre os mais variados temas.
Tratou-se sem dúvida de um momento gratificante para mim e a minha esposa.
Aqui ficam os meus agradecimentos a todos os que estiveram presentes.
P.S. Publico apenas uma foto tirada pelo fotógrafo luso-russo Mikhail Mikhailov, mas depois publicarei mais à medida que chegarem.

Sem comentários: