quinta-feira, julho 26, 2012

Patriarca Ortodoxo russo recebido por coro de protestos na Ucrânia





O Patriarca Ortodoxo Russo, Kirill I, foi hoje recebido por um coro de protestos ao chegar à capital ucraniana para uma visita pastoral de três dias.

Uma ativista do movimento feminista FEMEN tentou chegar perto de Kirill I no aeroporto de Kiev. Semi-nua, a jovem atirou-se na direção do Patriarca aos gritos: “Vai-te embora!”, mas foi rapidamente neutralizada pela segurança.

Nas costas trazia escrito: "Kill Kirill".

A jovem foi condenada a 15 dias de prisão.

Algumas centenas de militantes do partido nacionalista “Svoboda” juntaram-se perto do palácio presidencial para protestar contra a visita do mais alto dignitário da Igreja Ortodoxa Russa, que possui numerosos seguidores na Ucrânia.

“Abaixo o padre moscovita, colonizador!”, “Abaixo o imperialismo russo!”, “Abaixo os ocupantes moscovitas!”, “Por uma Igreja Ortodoxa una com centro em Kiev!”, gritavam os manifestantes.

O Patriarca Kirill chegou a Kiev em visita pastoral para celebral o Dia do Batismo da Rus, que ocorreu nessa cidade a 28 de julho de 988. Na altura, Kiev era a capital da Rus, estado medieval que reunia partes das atuais Bielorrússia, Rússia e Ucrânia.

Atualmente, na Ucrânia há várias igrejas cristãs ortodoxas que mantêm relações tensas entre elas. Além do Patriarcado de Kiev da Igreja Ortodoxa Russa, gozam de influência no país a Igreja Ortodoxa Autocéfala da Ucrânia e a Igreja Uniata da Ucrânia. Esta última, que tem numerosos seguidores na parte ocidental do país, seguem o rito ortodoxo, mas reconhecem a supremacia do Papa Católico de Roma.

A Igreja Ortodoxa Autocéfala da Ucrânia surgiu depois da desintegração da URSS em 1991 e visava retirar os crentes ortodoxos de sob a jurisdição da Igreja Ortodoxa Russa, mas o Patriarca de Moscovo e de Toda a Rússia excomungou os dignitários da Igreja Ucraniana.

P.S. Quanto à "perfomance" da jovem feminista ucraniana, já está na hora de imaginar algo de mais original. É sempre a mesma coisa! 

2 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Marcelo Łukaczenka diz que é estalinista, mas defende as ideias do nacionalismo chauvinista polaco. É um pouco como Prokhanov, adora czar Nikolay II e Estaline ao mesmo tempo...

Sobre russificação vs ucrainização: a ucrainização dos anos 1930 foi feita pelo partido comunista da Ucrânia e foi preparada pela elite ucraniana da Leste da Ucrânia. O direito de usar na Ucrânia a língua ucraniana é um direito sagrado, o protestantismo e iluminismo se baseou nas ideias semelhantes.

Pippo disse...

"O direito de usar na Ucrânia a língua ucraniana é um direito sagrado"

AAAAAhahaha! Dmytro Yatsyuk, e o direito de se usar a língua russa na Ucrânia, esse também não é um "direito sagrado"? Ou será que os "direitos sagrados" são só para os não-russófonos?

PS- JM, porque é que os outros comentários foram apagados?