segunda-feira, julho 16, 2012

Serviços secretos russos desmontam rede de recolha ilegal de dados sobre altos funcionários




O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, ex-KGB) anunciou hoje ter desmontado uma rede que recolhia ilegalmente informações sobre altos funcionários russos.
O serviço de informação do FSB adiantou que um antigo funcionário dos serviços secretos russos e um detetive particular recolhiam informação sobre a vida privada de altos funcionários, nomeadamente através de escutas de telefone ilegais.
"No quadro do processo crime em conformidade com os artigos 137 e 138 do Código Penal, foram realizadas buscas nos locais de residência e emprego de Smirnov, A.Iu. (ex-agente dos serviços secretos), e de Mikhailenko, A.V. (detetive privado), bem como nas instalações da Empresa Privada de Segurança "Belgan", que apoiou ativamente as pessoas citadas", lê-se num comunicado do FSB.
Durante as buscas nas instalações da Empresa "Belgan" foram encontradas munições para armas ligeiras.
Os artigos 137 do Código Penal russo, "Violação da integridade da vida privada", e 138, "Violação do segredo de correspondência, conversas telefónicas, postais, telegráficas ou outras", prevêem penas que podem ir até aos quatro anos de prisão efetiva.
Entre os clientes da empresa de segurança estavam vários edifícios da Casa Civil do Presidente da Rússia, em Moscovo e nos arredores.
O FSB informa que "a investigação irá continuar", mas não revela que altos funcionários foram alvo de escutas ilegais.

Sem comentários: