segunda-feira, julho 23, 2012

Síria: Afastamento inconstitucional de Assad provocará guerra civil sem fim, Putin

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou hoje que se Bashar Assad foi inconstitucionalmente afastado do cargo de presidente sírio, a guerra civil na Síria não terá fim.

“A Rússia receia que se Assad for afastado de forma inconstitucional, a oposição e a atual direção da Síria simplesmente trocarão de lugares e a guerra civil não terá fim”, acrescentou ele depois de um encontro com o primeiro-ministro italiano, Mario Monti.

“Nós não queremos que a situação se desenvolva segundo esse cenário sangrento”, frisou.

Segundo Putin, o plano de acção para pôr fim ao conflito deve ser: “fim da violência, conversações, busca de soluções, definição das bases constitucionais da sociedade futura e só depois mudanças estruturais, e não ao contrário”.

“O contrário será o caos”, acrescentou.

O dirigente russo considera que o facto do Conselho de Segurança da ONU ter prolongado o prazo de permanência da missão de observadores na Síria mostra que é possível a realização de um diálogo e apela a exercer influência sobre todas as partes do conflito.

“Os acordos conseguidos na ONU sobre o prolongamento da missão mostram que, não obstante algumas divergências na definição do que é primário e secundário, se pode encontrar, na ONU, compromissos, chegar a acordo com todas as partes para bem do povo da Síria”, concluiu.

Mario Monti considera que a melhor solução para o problema da Síria é a formação de um governo de transição tal como aconteceu no Líbano.

“Parece ser melhor a seguinte variante, que já foi empregue no Líbano, tenho em vista a formação de um governo de transição que inclua todos os estratos da sociedade síria”, declarou.

“A aprovação de semelhante decisão na ONU será impossível sem o respetivo apoio da Rússia”, concluiu.

No Líbano, depois da crise política provocada pelo assassinato do conhecido político Rafik Hariri em 2005, foi formado um governo de transição com conhecidos políticos muçulmanos e cristãos. As principais tarefas desse governo foram a investigação internacional do assassinato de Hariri e a realização de eleições gerais.



Sem comentários: