sexta-feira, julho 20, 2012

Tribunal prolonga detenção de três jovens punks



O Tribunal do Bairro Khamovnitcheski de Moscovo prolongou a detenção por mais seis meses das três jovens do grupo punk Pussy Riot, acusadas de “holiganismo” na Catedral de Cristo Redentor.

Daria Liakh, porta-voz do tribunal, anunciou que as jovens irão começar a ser julgadas no próximo dia 23 de julho.

A defesa já anunciou que vai recorrer dessa sentença.

Nadejda Tolokonnikova, Maria Alekhina e Ekaterina Samutzevitch são acusadas de “concluio com o objetivo de realizar um acto de holiganismo por motivos de ódio e adversidade religiosa em relação a um grupo social sob a forma de realização de ações provocatórias e insultuosas num edifício religioso”.

Segundo a acusação, as jovens “provocaram sérios prejuízos aos valores sagrados do cristianismo”, “humilharam as bases seculares da Igreja Ortodoxa Russa”.

Madejda, Maria e Ekaterina poderão ser condenadas a penas até sete anos de prisão.

No passado 21 de fevereiro, quatro jovens mascaradas do grupo Pussy Riot entraram na Catedral de Cristo Redentor de Moscovo, subiram ao altar e começaram a cantar “Mãe de Deus, expulsa Putin”.

Depois desta ação ter sido mostrada na Internet, três delas foram detidas.

A detenção das jovens dividiu a sociedade russa. A direção da Igreja Ortodoxa Russa considera que elas devem ser “exemplarmente castigadas”, enquanto que a oposição russa e organizações internacionais como a Amnistia Internacional as consideram “presos políticos”.

Centenas de inteletuais russos assinam um abaixo-assinado para pedir a sua libertação, mas sem êxito.

P.S. Do ponto de vista moral, nunca tive dúvidas em que a acção dessas jovens no templo ortodoxo é condenável, pois trata-se de desrespeito pelos sentimentos religiosos dos outros.
Porém, considero que as autoridades judiciais, pressionadas pela Igreja Ortodoxa e o Kremlin, estão a ir longe demais. Manter estas jovens mães em prisão preventiva durante tanto tempo é ilegal e imoral.
A direcção da Igrega Ortodoxa esqueceu-se de um dos princípios fundamentais do Cristianismo: o perdão.

Sem comentários: