segunda-feira, setembro 10, 2012

Maestro português candidato a dirigir Orquestra Sinfónica de Tomsk


 O maestro português João Tiago Santos encontra-se entre os quatro candidatos ao cargo de maestro da Orquesta Sinfónica de Tomsk, uma das mais importantes orquestras da Sibéria.
“Estamos a escolher o maestro principal do seguinte modo: convidamos vários candidatos para que possam trabalhar com a orquestra e queremos compreender a estratégia de desenvolvimento apresentado por eles”, declarou Marina Cherina, diretora da Filarmónica local, citada pela agência Ria-Novosti.
“Neste momento pretendem a esse cargo dois russos: Eduard Dediur e Maria Eklund, um português: João Tiago Santos, e um espanhol: César Alvarez”, acrescentou.
O mestre português, que terminou o Conservatório de São Petersburgo e, hoje, trabalha na Suíça, confirmou à Lusa a sua candidatura, sublinhando que para ele se trata de um “desafio importante”.
“Estou entre os candidatos e um deles deverá ser escolhido no início de 2013. Em janeiro, irei dirigir a orquestra e falar com a sua direção, apresentar o meu programa de trabalho”, declarou ele por telefone.
“Trata-se de uma boa orquestra ao nível da Rússia, capaz de interpretar clássicos russos, Mozart, etc., mas é preciso renová-la, contratar músicos jovens”, explicou.
“Considero também que o financiamento da orquestra não deve depender do Estado, pois é insuficiente para manter um coletivo com nível internacional, mas devemos atrair patrocinadores privados”, acrescentou.
João Tiago Santos iniciou os seus estudos musicais com 6 anos de idade. A sua atividade musical esteve inicialmente ligada à música coral tendo pertencido a vários coros, entre os quais o Coro Gulbenkian entre 1997 e 2004. Este período despertou o seu interesse pela Direção de Coro e de Orquestra, tendo em 2003 terminado o Bacharelato em Direção Coral na Escola Superior de Música de Lisboa.
Em 2010 concluiu o mestrado em Direção de Orquestra Sinfónica e Ópera no Conservatório Rimsky-Korsakov em São Petersburgo, na classe do maestro Vassily Sinaisky, atual maestro principal do Teatro Bolshoi em Moscovo.
O maestro português e a Orquestra Sinfónica de Tomsk já interpretaram obras de músicos portugueses: 1ª Sinfonia de Joly Braga Santos, “Modos de Expressão Ilimitada” de Eurico Carrapatoso e Sinfoneta de Lopes Graça.

2 comentários:

PEDRO LOPES disse...

Muito bem.
Bom para um Português que procura o que aspira fora deste inferno de austeridade e de ausência de valores morais e culturais que se transformou este pedaço de mercado antes chamado de Portugal.
Bom para a Rússia que foi e continua a ser um colosso cultural.
Sempre na liderança em música, dança, teatro etc.

Pippo disse...

Já se sabe quem foi o escolhido, JM?