segunda-feira, setembro 24, 2012

Nuvens negras pairam sobre Hulk e Witsel




O Zenit de São Petersburgo viu-se perante uma verdadeira revolta no balneário devido ao facto de alguns jogadores russos quererem ganhar mais, porque Hulk, ex-avançado do Futebol Clube do Porto, ganha dinheiro “em demasia”.
O iniciador dos protestos foi Igor Denissov, também capitão da selecção de futebol da Rússia.
Não se sabe bem quanto ganha Hulk anualmente. Segundo a imprensa desportiva russa, ele ganhará entre 5 e 10 milhões de euros. Ganhe 5 ou ganhe dez, mas a posição tomada por Denissov foi apoiada por Alexandre Kerzhakov, peça fundamental do ataque do Zenit e da selecção russa.
Eis como Denissov defende a sua posição numa declaração feita ao sítio sport.ru: “Li várias versões e fiquei aterrorizado. Atribuíram-me tantas palavras! É particularmente ofensivo o facto de, em primeiro lugar, colocarem o dinheiro, embora ele, neste caso concreto, não desempenhe qualquer papel de princípio. O mais importante reside noutro campo… na organização correcta da equipa. E no respeito para com os jogadores russos que sempre foram a base do Zenit. Isso não significa que não precisamos de legionários [jogadores estrangeiros] … Em toda a parte é preciso manter o equilíbrio.
Sim, nós adquirimos realmente bons jogadores que ajudarão o Zenit. Mas será que eles são tão mais fortes do que os actuais líderes da equipa para receberem três vezes mais? O Zenit tem excelentes jogadores que não ganharam menos títulos do que os novatos. Compreendo se tivessem vindo Messi e Iniesta, pois eles talvez mereçam qualquer salário. Mas hoje é evidente um desequilíbrio e eu tentei dar a entender isso à direcção, colocando a questão do aumento do salário. Graças ao Zenit, sou uma pessoa bastante abastada e é sempre impossível ganhar o dinheiro todo. Seria mais importante discutir este assunto… Conhecendo o meu valor e o valor dos meus colegas, a espinha dorsal do Zenit tencionava sublinhar na conversa [com a direcção]: não há dúvida que merecemos mais respeito. Mas esse encontro não foi organizado”.
O treinador italiano Luciano Spalletti transferiu os dois jogadores para o Zenit B.
Trata-se de uma acção de coragem do treinador, mas este “braço de ferro” está longe do fim e pode ter graves consequências. Os resultados do Zenit no início da época actual não têm sido famosos e os dirigentes russos não gostam de “ondas”, mas de resultados rápidos.
Além disso, esperemos que este conflito não seja o rastilho que pode incendiar o “nacionalismo” no Zenit. Bruno Alves, Danny e outros jogadores estrangeiros mais do que provaram que podem dar um contributo positivo ao jogo da equipa, mas a situação criada em torno de Hulk (que começa a afectar também Witsel) é um mau prenuncio. 
Desejo que, depois da tempestade, chegue rapidamente a bonança…

Sem comentários: