segunda-feira, setembro 03, 2012

Rússia: Estudantes finalistas guineenses sem resposta do Governo de Bissau e em situação ilegal

 

   
*** José Milhazes, da Agência Lusa ***

 Os 22 estudantes finalistas da Guiné-Bissau continuam sem receber do Governo do seu país o bilhete de regresso e, a partir de hoje, passam a residir ilegalmente na Rússia.
"A nossa autorização de residência no país termina hoje e o nosso Governo continua sem responder ao nosso pedido, não contactam connosco, não dizem nada", declarou Carfa Mané, um dos 15 estudantes que estão a viver na Embaixada da Guiné-Bissau na capital russa.
Os finalistas guineenses entraram num apartamento de Moscovo, onde se encontra a Embaixada da Guiné-Bissau, e só estão dispostos a abandoná-lo quando tiverem o bilhete de avião de regresso ao seu país.
"Esperamos que amanhã se reunirão aqui todos os 22 finalistas e iremos definir que novas medidas iremos tomar para que as autoridades prestem atenção às nossas reivindicações", disse Mané à agência Lusa.
"Tencionamos organizar uma manifestação em frente do edifício onde se encontra a embaixada, pois não queremos incomodar os vizinhos. Iremos pedir às autoridades russas que nos permitam realizar uma manifestação na rua", disse.
"Mas se não formos autorizados, ficaremos dentro da embaixada até recebermos os bilhetes", acrescentou.
Os estudantes guineenses sobrevivem à custa de algum dinheiro enviado pelos parentes ou das parcas economias de alguns.
"Juntámos algum dinheiro e comprámos alimentos para as refeições. Não temos muito, mas vamos conseguindo juntar alguma coisa para comer", explicou Carfa.
"Dormimos na sala de audiências do embaixador, mas sem qualquer tipo de condições. Não há lugar para todos, mas não vamos desistir, deixámos de viver legalmente na Rússia e este é o nosso único refúgio", frisou.
Carfa Mané recusou qualquer possibilidade de os estudantes recorrem a medidas mais duras de pressão.
"Não iremos fazer refém o embaixador, como já foi feito há uns anos atrás por outros estudantes. Ele tem tentado resolver o nosso problema. Além disso, também não tem dinheiro como nós", precisou.
Não obstante os problemas financeiros regulares que enfrentam os estudantes guineenses, o Governo de Bissau continua a enviar anualmente dezenas de jovens para estudarem em universidades de várias cidades russas.
As autoridades russas pagam uma bolsa mensal de cerca de 25 euros, não recebendo os estudantes qualquer apoio do seu país.
O Governo guineense assegurou que iria enviar os bilhetes de avião aos estudantes até ao final desta semana.
 O preço de cada bilhete de avião ronda os 700 euros.

P.S. Alguns amigos do Facebook perguntaram-me se podem transferir para alguma conta bancária em Portugal de dinheiro para ajudar estes estudantes. Os finalistas pediram-me para transmitir a quem tencionar ajudá-los que foi aberta uma conta na Caixa Geral de Depósitos com o número: 50003507030002218980011. Desde já, obrigado.

Sem comentários: