quarta-feira, outubro 03, 2012

Oposição da Geórgia não exige demissão do Presidente Saakachvili

O dirigente da coligação Sonho Georgiano, que venceu as legislativas de segunda-feira, declarou hoje que não exige a demissão do presidente Mikhail Saakachvili e mostrou-se disposto a dialogar com o governo.
"Afirmei, mais de uma vez, que queremos o diálogo construtivo com os representantes do poder vigente, incluindo o Presidente da Geórgia. No que respeita à opinião ontem [terça-feira] avançada numa conferência de imprensa sobre a demissão do Presidente, essa não é nem uma exigência política minha, nem uma exigência política da oposição", de acordo com uma declaração de Bidzina Ivanichvili.
O multimilionário declarou estar disposto a dialogar em prol da prosperidade do país.
"Nós não apresentamos quaisquer ultimatos políticos e, em prol da prosperidade do país, estamos prontos para o diálogo com o Presidente da Geórgia e outros representantes do Governo, para resolver questões de Estado num ambiente de trabalho", precisou.
Na véspera, Ivanichvili declarou que os passos mais lógicos de Saakachvili deviam ser a demissão e convocação de eleições presidenciais antecipadas.
Guiga Bokeria, secretário do Conselho de Segurança da Geórgia, comentou que esse apelo é um "jogo perigoso".
Hoje, a coligação Sonho Georgiano criou um grupo de trabalho para dar início a conversações com Saakachvili.
O grupo é constituído por Irakli Alassania, antigo embaixador da Geórgia na ONU e dirigente do partido "Nossa Geórgia - Democratas Livres", David Ussupachvili, líder do Partido Republicano, e Irakli Garibachvili, um dos dirigentes da coligação Sonho Georgiano.
"A principal tarefa da coligação é a garantia da ordem constitucional e o trabalho constante dos órgãos de Estado durante o período de transição", considerou Ivanichvili.
"Até à formação do novo governo, a manutenção da ordem pública e o funcionamento dos órgãos de Estado são da responsabilidade do atual governo", concluiu.
Depois de contados 98,81 por cento dos votos, o Sonho Georgiano vai à frente com 54,94 por cento dos votos, enquanto que o Movimento Nacional Unido de Saakachvili conquistou 40,33 por cento.
A Casa Branca já convidou Ivanichvili a visitar Washington, convite que foi aceite, mas só para depois das presidenciais nos Estados Unidos.

Sem comentários: