terça-feira, fevereiro 04, 2014

Ianukovitch disposto a avançar para eleições presidenciais antecipadas


Ontem, ao fim da tarde, eu escrevia no Facebook que, nos próximos dias, algo de muito importante iria acontecer na Ucrânia. Não foi preciso esperar muito. Iúri Mirochnichenko, representante do Presidente da Ucrânia no Parlamento, revelou, numa entrevista televisiva, que Victor Ianukovitch está disposto a ir para eleições presidenciais antecipadas.
“O Presidente disse que se “nós, políticos, não soubermos chegar a um acordo...as eleições antecipadas são o único meio democrático de resolver a situação”, declarou ele, precisando que se trata das alterações na Constituição, das eleições do parlamento e do Presidente.
Segundo Mirochnichenko, Iakukovitch teria afirmado que jamais recorrerá à força para resolver o conflito com a oposição, nomeadamente da sua expulsão do centro de Kiev.
Hoje, o Parlamento da Ucrânia reúne-se para discutir as alterações à actual Constituição. A oposição exige o restabelecimento da Lei Suprema de 2004, que definia a Ucrânia como uma república parlamentar e previa que o mandato do Presidente terminava em março de 2014. Para que a proposta seja aprovada, parte dos deputados dos partidos das Regiões e Comunista, que têm mantido Ianukovitch no poder, terão de votar ao lado da oposição. Este cenário não é de todo improvável, pois no Partido das Regiões há deputados controlados pelos oligarcas que estão descontentes com a política de Ianukovitch.
Depois de vários recuos e cedências à oposição, Iankovitch parece ter decido que o contra-ataque é a melhor forma de chegar à vitória. Em caso de eleições presidenciais, ele pode recandidatar-se ao cargo de Presidente e poderá vencer se a oposição não arranjar um candidato de peso. Segundo alguns analistas, Vitali Klitchko é, actualmente, o único político da oposição capaz de derrotar Ianukovitch.
Se a Ucrânia for para eleições antecipadas, certamente que iremos assistir a uma nova espiral de confronto entre a Rússia e a União Europeia em torno da Ucrânia.

Por isso, a crise ucraniana está muito longe da sua solução. Mas as eleições presidenciais antecipadas poderão, no mínimo, evitar a deterioração da situação no país e o resvalamento para uma guerra civil.

4 comentários:

Fernando Negro disse...

A mais correcta, mais democrática, mais civilizada e melhor maneira de resolver as coisas.

Tendo o líder ucraniano mudado a sua palavra quanto a tão importante assunto, e sendo a Ucrânia uma Democracia, deveria ter sido esta, até, a única exigência por parte da sua oposição. Não se justificando, em nada, a violência que ocorreu/ocorre no país.

O pior que poderia acontecer, aliás, para quem queira mesmo fazer parte da UE, seria ter de esperar uns poucos anos até que pudesse voltar a decidir sobre esta importante questão.

Ora, porque não fazer simplesmente isto, em vez de partir logo para a violência? Não é esta oposição democrática? Tem ela medo de eleições?

Cristina Mestre disse...

Fernando, a resposta é:
Nos países daquela zona, não são as eleições que costumam resolver as coisas. Muitas pessoas não acreditam na democraticidade das eleições porque, durante décadas, elas foram falsificadas a contento dos grupos governantes.

Anónimo disse...

Em poucos anos de governo, os filhos do atual presidente da Ucrânia já são as pessoas mais ricas do país. É um regime corrupto!

Anónimo disse...


"Anónimo Cristina Mestre disse...

Fernando, a resposta é:
Nos países daquela zona, não são as eleições que costumam resolver as coisas. Muitas pessoas não acreditam na democraticidade das eleições porque, durante décadas, elas foram falsificadas a contento dos grupos governantes"

Senhora Dona Cristina Mestre onde e quando acha que a vontade popular ( a legitimidade do voto) deve ser respeitada?

Será que não sabe que o presidente da Ucrânia foi legitimamente escrutinado por a maioria dos eleitores num ato vigiado por observadores estrangeiros independentes?


Senhora Dona Cristina Mestre, direcione esse seu ódio ideologico para a direção certa, ou também já incluiu yanukovich no rol dos comunistas?

Cumprimentos desde a terra dos marafados.
Mais precisamente da capital do turismo.