domingo, março 16, 2014

Crimeia: anschluss em curso



"Informação mais detalhada no FB da Aleksandra Dvoretskaya
Tradução: Dmytro Yatsyuk, jornalista e blogueiro

Resumo curto dos eventos relacionados com o “referendo” na Crimeia:

1. Os jornalistas, apesar de ter a acreditação, são constantemente confrontados com a proibição de exercer a sua atividade profissional;
- Na assembleia de voto № 08069 em Simferopol não deixaram entrar todos os jornalistas, apesar de terem sido credenciados. Em particular, não quiseram deixar entrar os representantes da AFP e de algumas outras agências de expressão inglesa.
- Na assembleia de voto № 08163 (Simferopol) a equipa da TV ucraniana ICTV foi proibida de fazer as filmagens, apesar de possuir a acreditação, as proibição foi justificada pelo fato do que a mídia não foi registada antes da abertura da Na assembleia de voto. Só depois de conversas telefônicas com a comissão territorial aos jornalistas ucranianos “fizeram uma exceção”. A situação semelhante aconteceu em Belogorsk com a equipa da TV tártara ATP.
- Na assembleia de voto № 10020 (Feodosia) os representantes de “autodefesa” separatista proibiram aos jornalistas de tirar as fotografias.
- Na assembleia de voto № 01004 (Alushta) foram atacados os jornalistas da Al Jazeera, deram murros na sua câmara de filmar, arrancaram o microfone, proibiram filmar, não deixaram entrar no local de votação, argumentando que os jornalistas deveriam fazer uma acreditação extra na municipalidade de Alushta.

2) Nas listas dos eleitores são adicionados cidadãos em massa, não respeitando as disposições existentes sobre as eleições:
- Em Bakhchisarai, na assembleia de voto № 47272 foram adicionados mais de 300 pessoas. Os boletins de voto foram lhes entregues após a entrada do pedido escrito, sem a votação dos membros da comissão de votação sobre a inclusão em uma lista suplementar de voto.
- Uma situação similar nas assembleias de voto №№ 10020 e 10021 em Feodosia.

3) A organização do processo eleitoral:
- Em locais da residência compata dos tártaros da Crimeia em Bakhchisarai, de acordo com o chefe da administração estatal da cidade, Ilmi Umerov, não foram criadas as assembleias de voto.
- Na cidade de Saki, na assembleia de voto Nr. 07009 são usados as listas eleitorais de 1999."

5 comentários:

Pippo disse...

Ena, tanta informação colhida por uma só pessoa! Ainda por cima numa região sob black out informativo!

Se fosse desconfiado até pensaria que se trata de propaganda :D

Já agora: "anschluss"???? Isso foi a Alemanha nazi, pá, não tem nada a ver com a Rússia!
Usa antes a expressão grega ortodoxa "Enosis", que é a que está mais próxima da realidade.

Ai ai, estes ucranazis...

Europeísta disse...

Nao houve nenhuma legalidade nesse referendo. A Ucrania aceitou se livrar do seu arsenal nuclear, o terceiro maior do mundo até então, em troca da defesa das suas fronteiras. Esse foi mais tratado rasgado!

Europeísta disse...

Comparação bem feita! Como Hitler anexou os Sudetos, Putin anexou a Criméia. O argumento foi o mesmo!

PortugueseMan disse...

Enquanto se aguarda pelas temidas sanções que vão fazer à Rússia, o que é que a Europa realmente faz?

Saipem Rises After Signing South Stream Pipe Accord With Gazprom

Saipem SpA (SPM), Italy’s largest oil-service provider, rose the most in a week in Milan trading after signing a 2 billion-euro ($2.8 billion) contract to build the first link in the South Stream natural gas pipeline to Europe...


http://www.bloomberg.com/news/2014-03-14/saipem-rises-after-signing-south-stream-pipe-accord-with-gazprom.html

Avança com o South Stream. O South Stream ganha velocidade e para o ano vai tudo indica que vai estar funcional.

Ou seja, o próximo inverno é possívelmente o último, em que existe dependência da Ucrânia para entrega de gás para a Europa.

A Ucrânia enfiou-se num beco sem saída e as coisas podem realmente ficar muito, mas muito piores do que estão hoje.

PortugueseMan disse...

Eu já tinha levantado recentemente esta questão, mas vou levantá-la de novo.

A situação na Ucrânia pode dar origem à necessidade de uma intervenção militar europeia, para PROTEGER os pipelines vindos da Rússia.

Esta será mais uma factura a pagar pelos europeus, vamos pagar o gás ucraniano, vamos pagar a dívida ucraniana e VAMOS pagar pela protecção dos pipelines ucranianos.

Extrema-direita ucraniana ameça destruir oleodutos russos

O grupo ultranacionalista ucraniano Setor de Direita ameaçou hoje que destruirá os gasodutos e oleodutos russos que passam pelo território ucraniano caso não se chegue a uma solução diplomática com Moscovo.

Usando de retórica belicista, o líder Dmitry Yarosh dirigiu-se aos seus seguidores exortando-os a resistirem aos "ocupantes" russos. Yarosh dirigiu as suas declarações ao Governo interino da Ucrânia enquanto decorria a votação nas cidades da Crimeia...


http://expresso.sapo.pt/extrema-direita-ucraniana-ameca-destruir-oleodutos-russos=f861081#ixzz2wDvPwdj9

Nós os europeus, arriscamo-nos a pagar muitas facturas, pelas brincadeiras democráticas que andamos a fazer...