domingo, março 16, 2014

Igreja Greco-Católica é perseguida na Crimeia



"por: Bispo Borys Gudziak *
tradução: Dmytro Yatsyuk, jornalista e blogueiro

Neste sábado, dia 15 de março, entre 10h00 e 11h00, em Sebastopol, na Crimeia as forças separatistas pró-russas raptaram o padre Frei Mykola Kvych, o sacerdote greco-católico ucraniano, directamente do dormitório da paróquia ucraniana da Mãe de Deus, localizada na rua Silska № 5 (perto de km 5 da auto-estrada da Balaclava).

Frei Kvych foi raptado por dois homens de uniforme paramilitar e quatro homens em roupas civis. O jovem capelão da Marinha ucraniana foi levado para um local desconhecido, onde ele está mantido em cativeiro. Um paroquiano que ligou para o seu telefone celular ouviu a linguagem insultuosa dirigida ao padre antes da chamada foi interrompida. Fontes confirmam que o Padre Kvych está vivo.

No início desta semana, ao pedido da hierarquia greco-católica ucraniana, padre Kvych e outros sacerdotes greco-católicos na Crimeia evacuaram as suas famílias para a Ucrânia continental (os sacerdotes greco-católicos podem constituir as famílias). Os próprios sacerdotes retornaram às suas paróquias para estar com seus fiéis em um momento de crise e do perigo moral e físico.

O apelo do Papa Francisco aos pastores “de sentirem o cheiro de suas ovelhas” guiou o clero católico na Ucrânia durante os meses de protesto pacífico de milhões de cidadãos, que começou em 21 de novembro após o presidente Yanukovych se recusou a assinar o acordo de associação da Ucrânia com a Europa.

/.../

Ontem (no dia 14.2.2014), um outro padre greco-católico, voltou à sua casa na Crimeia (local não revelado para preservar a identidade do sacerdote), para encontrar a porta de seu apartamento destruída e uma inscrição ameaçadora: “Vai embora, espião do Vaticano”. A polícia se encontrava ao lado do seu prédio.

Os sacerdotes greco-católicos da península foram orientados a não celebrar serviços em suas igrejas neste domingo, mas servir em igrejas católicas romanas onde, na companhia de outros clérigos, a sua segurança pode ser garantida com mais facilidade.

O governo do Yanukovych ameaçou ilegalizar a Igreja Greco-Católica Ucrânia na época do (último) Natal, devido à atenção pastoral que os sacerdotes davam aos fiéis em protesto. De 1946 à 1989, a UGCC foi a maior igreja proibida no mundo e o corpo mais substancial de oposição social ao domínio soviético na Ucrânia. Uma vez que não colaborou com as autoridades soviéticas, UGCC tem a especial autoridade moral na sociedade ucraniana no período pós-soviético e durante a atual crise social e política.

* Bispo Borys Gudziak é o Chefe do Departamento de Relações Externas da Igreja Greco-Católica Ucraniana. É pároco da Paróquia de St. Volodymyr em Paris dos greco-católicos ucranianos na França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Suíça.

Original em inglês:

Blogueiro

A perseguição da Igreja Greco-Católica Ucraniana é apenas a ponte de iceberg do terror físico e psicológico que espera aos ucranianos e tártaros na Crimeia nas próximas semanas e meses. É muito claro que a criminalidade pró-russa irá usar o terror para obrigar os tártaros e os ucranianos a abandonar a península."

5 comentários:

Pippo disse...

Pois, deve ser exactamente assim: perseguições, raptos, torturas e homicídios, tudo por serem católicos uniatas.

Aliás, na Rússia nem sequer há liberdade religiosa. Não há sinagogas, mesquitas ou templos católicos e todos os membros de minorias religiosas são prontamente mortos, à vista.

Só fico é intrigado em perceber como é que assisti a um concerto (não me lembro se "O Messias", do Handel, ou "Requiem", do Mozart) numa igreja católica, para mais polaca, em Moscovo...

Já agora, o facto do padre ser capelão MILITAR não teria nada a ver com o seu suposto "rapto", ou teria?

jailson felix disse...

Na minha opinião com certeza a Rússia vai anexar além da criméia o Leste rico e Industrializado da ucrãnia e o sul rico em gás, em história e em recursos minerais da ucrânia.

Mas há um detalhe que ninguém percebe é que esta guerra vai desviar a atenção do mundo para o principal problema da humanidade hoje; a bomba nuclear iraniana. O irã com a bomba significa só uma coisa; Apocalise á vista.

Europeísta disse...

Não é tão simples assim. O povo de kiev nao vai aceitar isso. Vai haver uma guerra neste país, sem sombra de dúvida. Haverá reação. Os EUA enviaram um contratorpedo para o Mar Negro. Essa questão preocupa e muito o mundo. A paz está sem sombra de dúvida em risco. Logo qd começarem a sair os primeiros resultados a porrada vai cantar na Ucrania. Vamos ter uma nova Síria. Faltou serenidade a Moscou nesta questão. O presidente da ucrania derrubado era um larápio, um vassalo do Kremlin, o sujeito limpou os cofres da Ucrânia e matou um monde de gente. Esse referendo nao seguiu regras internacionais, nao houve observadores, nao houve consenso com Kiev. Há uma base militar ucraniana na Criméia, como fica quando a Rússia for tomar "posse" da Criméia?

Sabe o que mais me decepciona aqui é que algumas pessoas aqui se dizem de esquerda e o que mais vejo aqui é gente comemorando e incentivando guerra. Isso é uma vergonha! Ô JM, e a moderaçao no blog, nao existe? É fácil estimular guerra no quintal dos outros, não é me vc que as bombas vão cair. Cade a serenidade? O pacifismo? Os exemplos de homens como John Lennon, Gandi, Luther King....? Pq guerra, invasão, confronto armado, violência? Isso não é ser de esquerda! Ser de esquerda é defender o pacifismo e não a guerra! Quem defende a guerra é a direita. Governos deveriam investir em educaçao, saúde e nao em bombas. Sobretudo bombas que podem destruir o mundo. Cade o bom senso de vcs? A sensatez? A prudencia e serenidade?

Pippo disse...

Olha o "Europeísta" a apelar ao boicote! Ahahah! Então, moço, lá porque o teu clube está a perder em toda a linha, não é preciso histerismos! :D

Gostaste quando fanáticos neo-nazis tomaram o poder em Kiev, não foi? Gostaste quando eles derrubaram um presidente DEMOCRATICAMENTE eleito não foi? Gostaste quando eles, mal se sentaram no poder, desataram a decretar medidas anti-russas, não foi? E também gostaste quando o "Ocidente" (ou seja, os políticos que me governam) de imediato reconheceram um governo ilegítimo e ilegal, saído da violência das ruas, que mandou matar os seus próprio apoiantes e que controla o parlamento através de milícias armadas, não foi?

Pois agora, a votação está concluída e a Crimeia voltará ara a Rússia de onde nunca deveria ter saído. E barafustes o que barafustares, tu, o Barack "Vamos acabar com Guantánamo" Obama, o Durão "Co-invasor do Iraque" Barroso e outros, a Rússia irá tomar conta do território e, quem sabe, se não tomará de mais umas parcelas do quintal, para plantar uns quantos S-300 e S-400, "just in case".

Quando se semeiam revoluções, às vezes colhem-se eleições.

MSantos disse...

"Quando se semeiam revoluções, às vezes colhem-se eleições."

Brutal!

XD

Cumpts
Manuel Santos