sábado, março 22, 2014

O rabino-chefe da Crimeia se refugia em Kyiv


 "Apesar de todas as provas que negam o anti-semitismo na Ucrânia, os meios de comunicação pró-invasão continuam a usar a “cartada anti-semita” para justificar a anexação. No entanto, o anti-semitismo existe na Crimeia e as organizações judaicas ucranianas são as suas vítimas...

tradução: Dmytro Yatsyuk, jornalista e blogueiro

O rabino-chefe reformista da Crimeia, o rabino Michael Kapustin, foi obrigado a abandonar a cidade de Simferopol, fugindo do anti-semitismo que aumentou em flecha na península após a sua ocupação e anexação pela Rússia.

“A nossa cidade de Simferopol é ocupada pelo exército russo! Ajudem nos, salvem o nosso país, salvem Ucrânia! – escreve Kapustin, citado pela página israelita Cursorinfo.

Sobre o perigo que os judeus da Crimeia enfrentam após a invasão russa, rabino Kapustin, que serve em Simferopol desde 2007, também contou na entrevista ao jornal alemão Juedische Allgemeine.

Assim, na noite de 28 de fevereiro último, após o início da invasão do exército russo na Crimeia, os vândalos depredaram as paredes da sinagoga reformista Ner-Tamid em Simferopol com as frases em russo “Morte aos judeus!”

O chefe da Associação das Organizações e Comunidades Judaicas da Crimeia (VAADUA – Crimeia), Anatoliy Gendlin, pessoa que informou a imprensa sobre o sucedido, disse também que este foi o primeiro acto anti-semita de género na península, desde a independência da Ucrânia em 1991. E aconteceu, já após a ocupação da Crimeia pela Rússia.  

Os representantes da organização judaica Chabad Crimeia na cidade de Simferopol, o rabino Yitzchak-Meir Lipszyc e a sua esposa, Leah Lipszyc também abandonaram a Crimeia. Neste momento eles são obrigados a liderar à distância a maior comunidade judaica da península.

Na situação em que o aeroporto de Simferopl foi ocupado pelos homens armados, rabino Yitzchak-Meir Lipszyc decidiu salvar os rolos da Torá, situados na “Beit Chabad” daquela cidade. Além disso, foi decidido que os representantes do Chabad irão temporariamente abandonar a Crimeia. Temendo o possível pogrom da “Beit Chabad”, organizado pelos chauvinistas pró-russos, Leah Lipszyc, levou os rolos da Torá à cidade de Donetsk.

Nas vésperas, o presidente do Congresso Judaico da Ucrânia (VEK), Vadim Rabinovich, disse que hoje em nenhuma cidade ucraniana há quaisquer manifestações de anti-semitismo e manifestou a opinião que o tema do anti-semitismo não deve ser tocado e servir para as especulações.

Fonte:

10 comentários:

Pippo disse...

Jovem, não adianta insistires, a tua revolução já perdeu a Crimeia! E se calhar, em breve, mais umas fatia do território! :D

Além disso... quem te garante que não foram os teus amigos do Sector de Direita e do Partido Social-Nacional (aka "Liberdade") a pintar esse grafito?

Já foram espancados judeus na Crimeia? E na Ucrânia?

Pippo disse...

A maior parte dos entrevistados diz que não há anti-semitismo na Ucrânia... mas o facto é que todos eles estiveram nos protestos contra o governo!

Mas há uma voz que se destaca:

"A long-time opponent to the Soviet regime, Josef Zissels created the first Jewish organization in Ukraine in 1988, and since 2001 has been the chairman of the East-Asian Jewish Council.

“We have recorded two anti-Semitic acts in Simferopol and Zaporizhya that had been aimed at synagogues. Both acts were identified both by us and the local Jews as provocative acts aimed to discredit the new government,” said Zissels.

Many Ukrainian Jews, stated Zissel, haven’t heard about those anti-Semitic incidents. “Those that do know, however, are divided into two groups by their preferred explanation: whether it’s the government and the organizations supporting it, or the radical right (neo-Nazis) from Maidan who are at fault,” said Zissel.

Groisman said many protesters and activists were followers of the Nazi Bandera movement or the right-wing Svoboda “Freedom” party.

“Now Ukrainian nationalists did not show anti-Semitism openly. But this does not mean that they do not have it,” said Groisman"


http://www.timesofisrael.com/will-ukraines-real-anti-semite-please-stand-up/

Agora é só esperar. A sua russofobia já se revelou, mas como isso não causa agitação, não há problema. Com os judeus poderá ser diferente, por isso, pezinhos de lã...

Ricardo Rodrigues disse...

Curiosidade: não deixa de ser interessante que a palavra "pogrom" é de origem russa...

PortugueseMan disse...

...Ucrânia pede gás à UE.

A União Europeia expressa, em permanência, apoio as novas autoridades de Kiev, mas continua de mãos atadas no que diz respeito à capacidade de pressão sobre o Kremlin para contrariar a anexação da Crimeia à Federação Russa...

...Kiev receia o corte a qualquer momento do fornecimento de gás e de petróleo da Rússia, que representam mais de metade das necessidades de energia da Ucrânia, por isso, o primeiro-ministro interino, Arseni Iatseniuk considera que “a prioridade é a segurança energética” e que o país precisa de “fornecimentos de gás de estados-membros da União Europeia para garantir a segurança energética da Ucrânia”.


http://pt.euronews.com/2014/03/22/crimeia-alemanha-teme-divisao-da-europa-ucrania-pede-gas-a-ue/

Uma verdadeira pérola.

Portanto a ver se percebo, este gás que os ucranianos pedem é gás pago pelo os europeus e que sejam entregue, quê, de forma grátis à Ucrânia?

Ou ao mesmo preço que pagam aos russos, ou seja um valor subsidiado?

Não é a preços de mercado, porque se fosse a esse preço,não teriam medo que o gás pudesse ser cortado certo?

Devem querer gás grátis em nome da solidariedade europeia.

Mas se fôr como a que foi feita em Chipre (sacar dinheiro dos depósitos), são capazes de ter uma desagradável surpresa...

MSantos disse...

O pior de tudo é que se andam a passar cheques em branco a estes tipos sem ninguém querer saber se existe espectro político sequer para haver eleições com um mínimo de pluralismo.

Pelo que sei, esse rapazola do Yatsuiuk é o mais aceitável da pandilha, sendo um neoliberal de cartilha (razão pela qual tem todo o apoio ocidental) e ultraconservador, sendo adepto de repressão sobre minorias, nomeadamente os homossexuais. Já anda pela UE a dar ditames da sua arrogância e a ensinar como se há-de projudicar a Rússia, ficando à espera por isso, que lhe paguem as contas. Dos restantes...bem, dos restantes é melhor nem falarmos disso.

A UE a cavalo de interesses alheios comprou um problema do qual ainda ninguém está nem quer ficar consciente. Mas desde que os inimigos sejam os russos...

Cumpts
Manuel Santos

Pippo disse...

Não, PM, não será como em Chipre, porque Chipre não faz parte do tabuleiro geoestratégico com uma possível implantação do bicho-papão.

Agora, se Chipre começasse a reclamar a soberania sobre Dhekelia e Akrotiri e houvesse suspeitas de que as bases seriam arrendadas a Moscovo, aí as coisas mudariam.

Se foi o que foi por causa de um par de baterias S-300, com ameaças de guerra e afins (ainda estou à espera das sanções da UE à Turquia), imagine-se o que não seria se houvesse tal ameaça de acordo Chipre-Rússia!

MSantos disse...

Yatsenyuk, prejudicar

PortugueseMan disse...

...O pior de tudo é que se andam a passar cheques em branco a estes tipos sem ninguém querer saber se existe espectro político sequer para haver eleições com um mínimo de pluralismo....

Essa é outra que me interrogo. QUEM vai poder concorrer às eleições?

Algo me diz que só isto, já vai ser complicado.

Porque cheira-me que alguém não vai querer representantes vindos de certas partes da Ucrânia...

Podemos ter uma democracia, mas uma bem pequenininha... não precisamos de certos representantes para brincar às democracias. Senão ainda se arriscam a que seja eleito alguém que não se quer...

Pippo disse...

E entretanto, mais propaganda, mas desta vez para rir. Apanhei esta pérola algures no ciberespaço:

http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=101924

"Segundo o activista, os homens que o torturaram falavam com um sotaque caucasiano. Disseram-lhe que eram mercenários, alguns da Somália, e ameaçaram cortar-lhe o fígado com uma faca e cozinhá-lo."

É só rir! Eram mercenários caucasianos, mas da Somália! E canibais! E ao serviço dos malvados dos russos!
Ou seja, os malvados dos russos contrataram os descendentes somalis do Imperador Bokassa, que cresceram nas montanhas do Cáucaso entre os chechenos e que agora encontraram ocupação ao serviço das milícias russas na Crimeia!

O desespero já dá este circo! :D

Pippo disse...

O submarino ucraniano Zaporozhye rende-se à Armada Russa.

http://www.nbcnews.com/storyline/ukraine-crisis/ukrainian-sailors-surrender-submarine-russian-navy-n59451

E mais uma base é desocupada, desta vez a dos fuzileiros ucranianos que anteriormente haviam dito que "não sairiam dali sem luta".

http://www.theguardian.com/world/2014/mar/24/russian-troops-seize-ukraine-base