quinta-feira, março 06, 2014

O rabino-chefe da Ucrânia acusou a Rússia de “provocações” anti-semitas na Criméia


Texto enviado por Dmytro Yatsyuk
"Tradução: M. V. de Andrade

O rabino-chefe da Ucrânia, Yaakov Dov Bleich, acusou a Rússia de encenar “provocações” anti-semitas na Criméia, à fim de justificar a sua invasão da ex-república soviética.

Numa conferência de imprensa em Manhattan na sede das Comunidades Unidos dos Judeus da Europa Oriental, Bleich comparou o comportamento da Rússia à dos nazistas antes da anschluss (anexação) da Áustria em 1938.

“As coisas podem ser feitas por russos passando-se por nacionalistas ucranianos”, disse ele , acrescentando que é “a mesma forma que os nazis fizeram quando quiseram invadir a Áustria e criaram provocações.”

Bleich, o vice-presidente do Congresso Judaico Mundial, também anunciou a criação de um esforço de ajuda, KievRelief.org, para financiar a segurança de sinagogas e mesquitas e fornecer ajuda humanitária a todos os ucranianos.

Bleich, que se mudou para a Ucrânia em 1989, desde Brooklyn, foi escalado, junto com outros líderes políticos e religiosos da Ucrânia, para se reunir com o secretário de Estado John Kerry na terça-feira. Ele disse que vai exortar Kerry ser assertivo com o presidente russo, Vladimir Putin, para mudar a reunião de cúpula G8 para Kiev, como uma demonstração de solidariedade com os ucranianos, considerando o envio de apoio militar à Ucrânia. Embora reconhecendo que os americanos estão cansados de guerra disse que “os ucranianos precisam de botas no chão para proteger a democracia” e para evitar que “a guerra fria se torne quente.”

Questionado sobre o anti-semitismo entre os nacionalistas ucranianos, especialmente dois partidos de extrema direita que foram incluídos no novo governo, Bleich reconheceu as preocupações, mas disse que a comunidade judaica recebeu garantias de líderes governamentais de topo que sua segurança será protegida.

“Os russos estão espalhando essas noticias de uma forma totalmente desproporcional”, disse ele, referindo-se a questão do anti-semitismo entre algumas facções nacionalistas ucranianas.

Ele disse que os ucranianos estavam unidos em resposta à intervenção russa.

“Havia muitas diferenças de opinião em toda a Revolução, mas hoje tudo já se foi”, disse ele.” “Estamos confrontados com uma ameaça externa chamada Rússia. Ele nos uniu a todos.”

Fonte:
http://www.jta.org/2014/03/03/news-opinion/world/ukraine-chief-rabbi-accuses-russians-of-staging-anti-semitic-provocations"

1 comentário:

Fernando Negro disse...

"Numa conferência de imprensa em Manhattan"... "Bleich, que se mudou para a Ucrânia em 1989, desde Brooklyn"... (Cidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América.)

Se há coisa que sempre existiu, ao longo da História, são supostos judeus que servem outros interesses que não os do povo do qual são originários... Passando pela conhecida família de banqueiros, lacaia dos interesses anglo-americanos, Rothschild, que criou o Estado-fantoche de Israel e pelo sr. George Soros, que andou a financiar estes grupos de insurgentes nazis ucranianos e que foi colaborador nazi na Segunda Guerra Mundial.

Por isso, eu teria muitas reservas de cada vez que visse um (suposto) judeu dizer isto ou aquilo que favoreça interesses ocidentais ou fascistas.

E, esta acusação é demais... Uma coisa, é acusar quando temos factos que o sugerem. Agora, andar a lançar este tipo de acusações, só porque foi algo que lhe passou pela cabeça, é sintomático de alguém que está conscientemente a fazer propaganda mentirosa (e ridícula) ao serviço dos mais mentirosos interesses que existem no Mundo (i.e. os ocidentais).

(Esse rabino que apresente provas para argumentar o que diz.)

Aliás, fosse ele uma pessoa honesta no que está a dizer, teria então dito que "os ucranianos precisam de botas no chão para proteger a democracia" antes de ter ocorrido este golpe fascista.