segunda-feira, abril 21, 2014

Acordos de Genebra falharam



Tal como já era previsível, os Acordos de Genebra sobre a Ucrânia falharam completamente, ficando ainda por entender o que estiveram a fazer durante sete horas representantes da Ucrânia, Rússia, União Europeia e Estados Unidos.
Seguei Lavrov, após o encontro, anunciou a fórmula do compromisso, que, entre outras coisas, previa o desarmamento de todos os destacamentos armados ilegais e o diálogo entre as partes do conflito sobre o futuro administrativo da Ucrânia, mas nada está a ser cumprido.
Moscovo acusa Kiev de não desarmar os destacamentos da extrema-direita ucraniana, nem de não desmontar as barricadas no centro da capital da Ucrânia. O governo deste país responde que as barricadas foram apoiadas pelas autoridades municipais e, por conseguinte, são legais. Além disso, o Kremlin acusa o governo de Kiev de responsável por todos os incidentes no Leste e Sul da Ucrânia, nomeadamente na cidade de Slavyansk.
As autoridades ucranianas respondem, acusando a Rússia de estar por detrás dos federalistas e separatistas que continuam a ocupar novos edifícios administrativos. Como os russófonos não estiveram representados em Genebra, Kiev responsabiliza Moscovo pelas ações deles.
Quanto aos observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, organização encarregada de estabelecer o diálogo entre as partes do conflito e de determinar responsabilidades, eles queixam-se de grandes dificuldades na movimentação no terreno, não se compreendendo bem como poderão cumprir a sua missão.
Uma coisa é certa, os federalistas e separatistas continuam a alargar os territórios controlados e a criar estruturas de poder paralelas, que, entre outras tarefas, pretendem organizar referendos sobre a futura estrutura organizativa da Ucrânia. No fundo, segue-se o caminho iniciado na Crimeia, resta saber se Moscovo irá dar abertamente o apoio militar a estes que deu aos separatistas da península.
Tendo em conta os resultados da reunião de Genebra e a forma como estão a ser realizados na prática, fica-se com a impressão de que a comunidade internacional assiste impavidamente à desintegração do maior país europeu depois da Rússia, considerando isso uma coisa quase natural. 

26 comentários:

Pippo disse...

Entre outras coisas, não compreendo, sinceramente, como é que os ucranianos do Leste, da "República de Donetsk", etc., não estiveram em Genebra.
Se há duas partes em conflito, ou ambas se sentam à mesa ou estamos diante de uma fantochada.
Se se esperava que Moscovo falasse pelos "seus", então também a facção de Kiev estaria dispensada de se sentar à mesa das conversações pois teria os seus "padrinhos" (EUA/UE) a falar por si.

As premissas básicas para o diálogo não foram compridas pelo que o inevitável cumpriu-se.

Continuo muito curioso em saber quem é que vai, afinal de contas, sustentar Kiev financeiramente.

PortugueseMan disse...

...Continuo muito curioso em saber quem é que vai, afinal de contas, sustentar Kiev financeiramente...

É bastante interessante, ver que este "pequeno" pormenor, está quase esquecido. Ou seja, não é falado, não é noticiado, estando a ser apenas focado, conflito iminente.

No entanto, por onde quer que veja as notícias, na imprensa, nos noticiários, BBC, CNN, Euronews, etc, TODOS falam da economia russa e dos muitos problemas que aí vem.

Então e o que dizer da economia ucraniana? nem uma palavra.

PortugueseMan disse...

Mas no entanto, enquanto não se sabe quem é a próxima "Santa Casa", quem continua AINDA a financiar? A Rússia...

Ukraine Boosts Russian Gas Imports as Prepayment Threat Looms

Ukraine is boosting natural-gas imports from Russia to the highest in 10 weeks after President Vladimir Putin gave the country one month to resume payments or have to start prepaying for the fuel.

Ukraine imported almost 115 million cubic meters of gas from Russia on April 19, the most since Feb. 5, preliminary data from the Russian Energy Ministry’s CDU-TEK unit show. That compares with 40 million cubic meters on April 16, before Putin’s statement. The daily average in April last year was about 49 million cubic meters, according to Ukrainian Energy Ministry data...

...Russia “is ready to wait for a month” after not receiving “a single ruble or dollar” from Ukraine for March deliveries...


http://www.bloomberg.com/news/2014-04-21/ukraine-boosts-russian-gas-imports-as-prepayment-threat-looms.html

Tudo na mesma, a Rússia continua a dar o gás, sem ver o dinheiro.

Esta é a maior cartada, que a Rússia está a fazer na mesa negocial.

Estão a aguentar a situação, até ver o que o outro lado decide fazer.

Curiosamente não vejo os noticiários a mostrar o dinheiro que o país perde, com esta situação. no entanto anda tudo preocupado com a economia russa...

Anónimo disse...

-Uma coisa é certa, os federalistas e separatistas continuam a alargar os territórios controlados e a criar estruturas de poder paralelas, que, entre outras tarefas, pretendem organizar referendos sobre a futura estrutura organizativa da Ucrânia.-

GOSTO DISTO.
.................//.................
Ao contrario dos fantoches instalados no poder em Kiev pelas mãos criminosas da UE/USA -Que vêm tomando decisões politicas e militares sem cobertura popular - -Os chamados revoltosos do leste e sul "federalistas e separatistas" tudo fazem para referendar as suas opções politicas .- Isto faz toda a diferença ou não?

.
aferreira

Anónimo disse...

A pergunta de Pippo faz sentido como é evidente.Suponho que a resposta correcta será NINGUÉM,isto é ninguém vai sustentar a Ucrânia financeiramente,o que significa que a Ucrânia se vai desintegrar como bem disse JM e portanto o governo eleito por braço no ar e com palmas em Maidan vai apodrecer porque evidentemente não vão haver eleições nenhumas nos tempos mais próximos.A Rússia obviamente não vai dar um rublo,vai mas é pedir o dinheiro que lhe é devido, e o ocidente pode eventualmente dar uma esmola para ficar um bocadinho bem nas consciências daqueles que apoiam esta bagunçada congeminada e apoiada pelos EUA e a UE a dizer logo que sim, mas com o exército russo do outro lado da fronteira à espera da nova fase da "cowboyada"para poder intervir se e quando fôr necessário.Entretanto o leste e sul ucraniano continuará com as suas "Maidans" para mostrar ao ocidente que também as sabem fazer e a bola vai ficar sempre do lado americano que vai ter sempre uma respostazinha a cada fase da nova "cowboyada" como já referi.O sul e leste da Ucrânia cairão ,não importa agora como,na esfera russa também de braço no ar e com palmas,claro.Quando a parte ocidental da Ucrânia tiver caído de pôdre algué tomará conta dela e os russos não vão deixar que sejam alguns pró-americanos.Para isso há muitas formas de o conseguir.Não sabemos qual,mas já aqui disse que pode ser através de um golpe militar pró-russo até porque o ocidente da Ucrânia não vai cair nas mãos da NATO porque a Rússia não vai deixar.Aguardemos pois pacientemente.

chukcha disse...

Algumas notas rápidas:

"O governo deste país responde que as barricadas foram apoiadas pelas autoridades municipais e, por conseguinte, são legais."

Tendo em conta que ainda hoje os fascistas do prvy sector ocupam a câmara municipal de Kiev, não admira...

"pretendem organizar referendos sobre a futura estrutura organizativa da Ucrânia. "

Esse comboio é capaz de já ter passado... acho que agora o federalismo está tremido - segundo o guardian de hoje, no referendo, equaciona-se a opção entre a independência ou Rússia.

Se esta gente não acorda fica com meia duzia de aldeias nos Cárpatos e na Valónia para construir a sua base da Nato, isto se os Hungaros e os Polacos não os reclamarem para sí...

"Continuo muito curioso em saber quem é que vai, afinal de contas, sustentar Kiev financeiramente."

O Biden disse que ia investir $50 milhões em walki-talkies para as forças de segurança, mas nem esses serão a fundo perdido...

"Entre outras coisas, não compreendo, sinceramente, como é que os ucranianos do Leste, da "República de Donetsk", etc., não estiveram em Genebra."

Pois, esse foi o grande erro nesta brincadeira toda, desde o ínicio. Podiam ter apanhado a pedra rolante que é a insatisfação das pop. do Leste no ínicio, antes de ter começado a rolar. Se a tentarem travar agora correm o risco de ser esmagados, como os bravos da 25ª aerotransportada.

E o rídiculo é que nenhuma das almas iluminadas que povoam kiev se lembrou ainda de negociar directamente, visto andarem todos em campanha para presidente esquecendo-se que por este andar tem de se mudar pera Ternopil, isto se ainda lá os quiserem...

Noé Rocha disse...

segundo a Reuters, segue-se mais um plano de ajuda $50M ... epá, que mãos largas.

PortugueseMan disse...

Continuo muito curioso em saber quem é que vai, afinal de contas, sustentar Kiev financeiramente.

Meu caro,

Alguém ouviu as suas dúvidas:

Biden to Ukraine: 'You will not walk this road alone'

...White House announced a new $50 million package of assistance to help Ukraine pursue political and economic reform and strengthen its partnership with the United States...

...About $11.4 million of the new $50 million aid package is destined to support Ukraine's planned May 25 presidential vote, which Biden suggested could be "the most important election in Ukrainian history."...

...The White House also announced Tuesday another $8 million in nonlethal military assistance for Ukraine's military and border service. It is already providing nearly $10 million in nonlethal aid...


Portanto a Ucrânia está salva, os EUA vão avançar com umas dezenas de milhões...

é obra...

E acrescento esta parte engraçada...


...And as a step toward reducing Ukraine's reliance on Russian gas, U.S. experts are in Kiev "to help Ukraine secure reverse flows of natural gas from its European neighbors," the White House said...

http://edition.cnn.com/2014/04/22/world/europe/ukraine-crisis/

Espero que os EUA se apercebam de onde vem o gás desses vizinhos europeus... e a que preço o pagam...

Anónimo disse...

Justino disse:

Ainda não tinham secado as tintas saídas das Montblanc para as assinaturas apostas no acordo (?) de Genebra e eis que Iulia Timochenko , em dia de sexta-feira santa, quando os cristãos se dão a uma dieta sem carne, incluindo neste conceito carne para canhão ou carnificinas, foi ao Donbas, dizer a quem a quis ouvir, que não vinha trazer a paz mas a espada, convidando a população (cito os jornais) “a juntar-se ao seu movimento de resistência e defesa do país que até inclui um plano de reintegração da Crimeia”, em tudo contrastando com as “acting” autoridades ( no duplo sentido de comédia e poder) de Kiev, as quais não só decretaram uma trégua pascal como prometeram mudanças legais e constitucionais contemplando a restituição da língua aos russófonos dela afónicos por decreto de quem a cortou, além da autonomia regional.

Presumo que a constituenda milícia de resistentes voluntários será enriquecida com os inevitáveis mercenários e, quem sabe, com a demolidora força da aviação de amigos cujas infantarias já não estão para mais aventuras, brigada esta que terá como comandante-em-chefe uma Joana D’Arc ucraniana que se propõe fazer guerra à Rússia de um novo Ivan o Terrível, em vista a, cito, “ tudo o que pudermos para acabar com as ditaduras e os regimes totalitários no espaço pós-soviético”, suprindo assim o exército regular da Ucrânia que dá sinais de não garantir lealdade aos “acting” governantes não eleitos, feito que, putativamente, os constitui no alvo totalitário geograficamente mais próximo a abater, seguido da Bielorússia, outra ditadura que por sinal já não dá apoio a uma Crimeia russa.

Nada melhor que estas declarações para Iutlia Timochenko garantir desde já uma maioria presidencial no Donbas e não só.

Mais afirma a ex-condenada, liberta da prisão pela turba revolucionária, sorte que não coube aos criminosos comuns que pilharam garrafas de vodka, que as manobras russas na Ucrânia, “estão a ser planificadas há anos”. Desconhecia estes os dotes de vidente de Putin. Ainda coronel do KGB, terá adivinhado com largos anos de antecedência que o governo legítimo da Ucrânia iria ser derrubado por uma turba de extremistas apoiados pelo Ocidente, e que, como sinal de gratidão, por tantos anos de preços do gás congelados pelas frias temperaturas locais, ainda viriam a cortar a língua aos russófonos. Adivinhando tudo isto, também terá adivinhado que ainda haveria de ser alvo de uma milícia popular arregimentada por Iulia, sendo de pasmar que, perante tão grande ameaça, sequer se permitiu a poupar um rublo ou uma medalha de ouro que fosse no efémero quanto olímpico despesismo de Sochi em prol do esforço de guerra já previsto.

Este mágico visionário só pode ser um novo RasPutin.

Como mero aprendiz nas artes ocultas da adivinhação, diz-me o Tarot, que o fólio assinado em Genebra não passará além do folar da Páscoa e que a guerra civil é uma fatalidade que a Ucrânia vai, infelizmente, enfrentar, já que é o desejado pelos interesses que são os poderes mais fortes, guerra esta incapaz de ditar qualquer vencedor, a não ser os interesses minoritários que ganham sempre com as guerras à custa de uma vasta imensidão de perdedores de ambos os lados da contenda.


chukcha disse...

Nelia Stepa desmente Nelia Stepa, depois de ter desmentido Nelia Stepa.

É assim, a mayor de slovyansk, já conhecida de um post anterior, afirmou que sempre esteve com os revoltosos, que nunca fugiu, que não deu uma entrevista que eu vi a um canal ucrâniano, e agradece ao Putin ter tomado a Crimeia, senão, está convencida que Slovyansk ara limpa do mapa pelo Yarosh "a maior desgraça da Ucrânia".

E ainda mostrou a colecção de sapatos, os quais nunca cederia ao pravysector...

http://lifenews.ru/news/131770

(Afinal a senhora sempre esteve com o povo... uma agente tripla... e os canais ucrânianos são mentirosos, já agora)

Astromac disse...

Caro Pippo,

Os "ucranianos" da República de Donetsk estiveram sim representados em Genebra. Estes líderes fantoche foram representados pelo dono, a Rússia, que abertamente orquestrou a tomada de poder de meia dúzia de fanáticos.

Em Genebra a Rússia desempenhou um papel soviético clássico: fomentar conflito e depois dizer que não têm poder sob os separatistas. Claro que este era o resultado esperado, e a trégua conseguida serviu apenas para a Rússia cimentar posições no leste da Ucrânia. Pôr os fanáticos separatistas na mesa de negociações não iria dar em nada: primeiro porque eles não têm poder verdadeiro (apenas a voz do dono), segundo por que não têm representação popular, e terceiro porque nunca iriam ceder.

É já mais que óbvio que as forças especiais russas estudaram bem a lição e aldeia a aldeia foram ocupando os pontos estratégicos, equipando os fanáticos locais e misturando-se quando conveniente, várias vezes as mesmas tropas (como documentado em várias fotografias e vídeos) movendo-se de uma para outra aldeia, depois de atingidos os objectivos. Não percebo porque tantos comentadores aqui usam dois pesos e duas medidas: por um lado é muito má a ajuda dos EUA e UE aos protestantes do Maidan, mas do outro lado a Rússia invadir militarmente a Ucrânia, fazer referendos com uma pistola apontada à cabeça e etc. é perfeitamente normal e um direito da Rússia deste tempos medievais.

Concordo com a análise ponderada do José Milhazes: esta estratégia militar da Rússia vai dar mau resultado. Primeiro porque o leste da Ucrânia é muito mais povoado do que a Crimeia, há muito menos suporte a invasões russas por parte da população local, e é menos isolado que a Crimeia. Moscovo ameaça militarmente, e não há dúvida que as suas tropas especiais fizeram um excelente trabalho na invasão da Crimeia e destas cidades de leste, mas é uma grande questão em aberto se a Rússia aguentará uma guerra aberta em grande escala com a Ucrânia, quando nem sequer consegue pacificar as suas próprias repúblicas. Apesar do valor das forças especiais, a Rússia não tem mais que umas poucas divisões bem treinadas, e o tal exército de um milhão é na sua maioria "tropas macacas" feitas de recém recrutados. Uma vitória rápida e limpa não será possível sem uso de armamentos pesados em larga escala, resultando num grande derramamento de sangue que terá graves consequências a nível internacional e mais tarde ou mais cedo ripostará dentro da própria Rússia.

Pippo disse...

Acho curioso isso de haver gente que pensa que os ucranianos do Leste são todos, ou GRU, ou mercenários. E deve haver montes de provas disso, já que do SBU já disse ter capturado centenas desses agentes. Curiosamente, até ao momento nada foi mostrado, deve ser por vergonha...

Em compensação, há N relatos de mercenários ocidentais nas hostes de Kiev, há relatos de que elementos do PS foram treinados, uns dois meses antes do início dos manifestações, por polícias polacos, e quanto aos mercenários, agora Kiev até paga aos seus sequazes, como n os relata o svobodo-tropicalista Dmytro.

Quanto à tropa de Kiev, viu-se: até os pára-quedistas da 25ª se renderam! Em compensação, mostraram-se muito corajosos face a velhos e crianças, disparando selvaticamente as suas AK e ameaçando-os à granada!

Quanto aos "verdadeiros donos, é como eu disse: se Moscovo fala pelos "seus", então os EUA deverão falar pela facção de Kiev. Em Genebra deveriam estar presentes apenas Lavrov e Biden, e mais nenhum outro.

PortugueseMan disse...

Nelia Stepa desmente Nelia Stepa, depois de ter desmentido Nelia Stepa.

Isto é engraçado. Isto está reportado em mais algum sítio?

Sem ser na RT por favor...

MSantos disse...

"Em Genebra deveriam estar presentes apenas Lavrov e Biden, e mais nenhum outro."

E é apenas isso que se trata.

Cumpts
Manuel Santos

Astromac disse...

Caro Pippo,

Já falou com ucranianos de verdade, ou só está a debitar a cassete da RT? Deixe-me que lhe diga que vivo num país da NATO que faz fronteira com a Rússia, falo habitualmente com ucranianos orientais e ocidentais, inclusivé ucranianos russos da Crimeia que apoiam a invasão. E até agora nenhum deles parece acreditar que a revolução do Maidan foi conquistada por mercenários estrangeiros. Custa muito a acreditar, mas essa revolução foi essencialmente popular de revolta contra a corrupção e viragem para a Rússia do regime de Ianukovitch. É essa a dura verdade que os russos se recusam a acreditar -- um grande número do povo irmão, provavelmente a maioria, prefere aproximar-se da Europa e distanciar-se do imperialismo russo.

Para evitar essa dura verdade, surge uma sofisticada guerra de contra informação que tenta fazer acreditar que foram soldados americanos que depuseram Ianukovitch, assassinos da CIA que dispararam contra o povo, etc. Só que para além de líricas, estas histórias são tão inverosímeis como fantasiosas. A realidade é que a extrema direita continua uma minoria com menos de 2% nas sondagens, e o governo de Kiev representa a vontade popular.

Os seus argumentos não passam o teste da lógica. Então os pára-quedistas dispararam granadas contra velhos e crianças e depois renderam-se? A quem? A um bando de maltrapilhos equipados à pressa com equipamento do ebay? Ou a um grupo organizado de soldados profissionais? E segundo posts anteriores, eles renderam-se porque não queriam disparar contra o povo, mas dispararam contra crianças? Essa história inventada não faz sentido nenhum. Muito mais provável é que foram neutralizados por forças especiais russas. Não percebo porque Kiev enviou tropas macacas para lutar com forças especiais quando é obvio que para combater forças especiais só forças especiais. Não sei se por falta delas ou porque outra razão, mas mais uma vez revela inexperiência que não seria de esperar se a CIA estivesse a dar ordens.

Astromac disse...

Caro MSantos,

Diz que só lá deviam estar Biden e Lavrov. Portanto o povo ucraniano não passam de fantoches sem vontade própria (excepto em referendos à pressão, quando convém) e sem poder para decidir o seu próprio destino.

MSantos disse...

Foi o próprio povo ucraniano que se remeteu à condição de fantoche durante todo este processo.

Cumpts
Manuel Santos

chukcha disse...

Nelia Stepa desmente Nelia Stepa, depois de ter desmentido Nelia Stepa.

Caro PM
Sabendo que não é isso que insinua, gostava de deixar aqui o disclaimer, que apesar do tom militante dos comentários , prezo muito a verdade e os factos e por norma apenas divulgo informação cruzada de diversas fontes, ou brutos (videos, entrevistas, fotos) mas com alguma consistência e confirmação. Ou seja as ideias que apresento são (ou tento que sejam) baseados na realidade e não em propaganda.

Assim:
1. Nelia Stepa apoia a ocupação da sede da polícia em Slovyansk (a Sra. do casaco rosa-choque).

https://www.youtube.com/watch?v=7ZE1wWnWRYQ


2. Nelia Stepa , quando desaparecida, em entrevista ao canal ucrâniano 112 (que o Milhazes descreveu num post anterior), afirma que ninguem quer a federação em Slavyansk -3/4 dias depois do sucedido:
https://www.youtube.com/watch?v=HaIU8j7e9dE

3. Nelia Stepa agora ex Mayor, no seu antigo escritório, diz que nunca desapareceu, em entrevista ao canal russo LifeNews(pro-regime) - ontem,
http://lifenews.ru/news/131770

BÓNUS: Reportagem com 7 meses (antes disto tudo) do canal 1+1 (ukr) sobre a Rainha Stepa, o seu palácio e os seus sapatos:

https://www.youtube.com/watch?v=mFKDTgZrgxU


Infelizmente é tudo em russo,se bem que o artigo da LifeNews tem texto de suporte e deve dar para traduzir no browser...

Para quem quiser explorar:
Pesquisar no youtube: Неля Штепа

chukcha disse...

Estimado Astromac,

A sua narrativa é respeitável (é a mesma do Biden), mas tem 2 problemas: não consegue enqudrar os factos e, além disso é inutil, tal como a do Yats e a do Biden.
Ora vejamos quanto aos factos não se enquadrarem na realidade

"Claro que este era o resultado esperado, e a trégua conseguida serviu apenas para a Rússia cimentar posições no leste da Ucrânia."
Isto é falso. Se bem me lembro os bravos da 25ª, na operação anti-terrorista anterior, às 9 da manha (GMT) , já tinham entregue 6 blindados, e até ao fim do dia todos os bravos tinham tirado os percurssores das metrelhadoras e rumaram para casa. Fosse o objectivo cimentar posições pegavam nos blindados e cimentavam posições como deve de ser...

"Pôr os fanáticos separatistas na mesa de negociações não iria dar em nada"
Sim, porque não pôr, adianta! Vão fazer o que com eles? Metralha-los com amas atómicas (Julinha dixt) ou caça-los como cães a $10.000 (oligarca-governador-contra-o-qual-se-fez-maidan dixt). Toda a reserva de divisas da Ucrânia não chega para pagar isso...

"as forças especiais russas estudaram bem a lição e aldeia a aldeia"
Não vou discutir se há ou não forças especiais russas, com base em fotos de tipos barbudos de 60 anos. Mas mesmo que haja o SBU aponta para até 100 elementos. Não há Tigrs nem APCs como na Crimeia, andam de zhiguli?. E não são aldeias, são cidades com mais de 100 000 habitantes (e Donetsk, bem...)

" por um lado é muito má a ajuda dos EUA e UE aos protestantes do Maidan"
Para não dizer mais, e perefraseando o PM e a Dra Manuela: "Quem paga, manda"

" Custa muito a acreditar, mas essa revolução foi essencialmente popular de revolta contra a corrupção"

Não, não custa. O que custa a acreditar é que todos os governadores e alguns governantes da Junta de Kiev são oligrcas, os outros são nazis e mais o maniaco Yats!

"Não percebo porque Kiev enviou tropas macacas para lutar com forças especiais"
Foram forças de elite (25ª, páras) para lutar com o povo e por isso perderam sem ser disparado 1 tiro...

E quanto a isto não adianta o Spin. O texto de resumo do pippo estava muito bom e eu, no dia, antevendo que isto não ia passar na imprensa e revisionismo como o seu, documentei, à medida que iam acontecendo, os eventos que desgraçaram os bravos da 25ª nos comentários a um post. E com fontes credíveis, mas temos muitas em carteira que aquilo estava pejado de jornalistas ocidentais. Os bravos da 25ª foram combater terroristas, encontraram pessoas e renderam-se (e bem). Houve um ou outro que perdeu a cabeça e desatou a fazer disparates (granadas, tentar atropelar pessoas, tiros para o ar). A questão é: o que é que eles, mesmo sendo os bravos da 25ª, podiam fazer se não há terroristas, mas sim babushkas com baguetes de pão?

"um grande número do povo irmão, provavelmente a maioria, prefere aproximar-se da Europa"
E aqui você implicitamente reconhece o seu erro, que sefaz toda a sua realidade:"PROVAVELMENTE". Pois provavelmente sim, talvez não. O que eu sei é que a maioria do povo ucrâniano votou em Yanukovitch, especialmente no Leste do País. O que eu sei é que a essa maioria disseram que o voto deles não serve para nada e agora são os fascistas de Lvov e mais os Oligarcas a mandar. E que lhes lançam operações anti-terroristas, que oferecem recompensas de $10k pelas suas cabeças, que nas suas cidades poem aviões militares a razar os seus jardins infantis. E é por isso que essas pessoas desarmam os soldados ucrânianos, e tiram selfies (aos milhares) com as "pessoas generosas", que não são mais que os seus pais e maridos.

Que você, o Yats e a pandilha de bandidos que tomou Kiev de assalto, e mais os sponsers ocidentais não queiram vêr a realidade, é-me igual. O problema é que com esta narrativa que vocês têm das coisas não podem fazer nada a não ser voltar a enviar tanques para dentro das cidades e abusar da propaganda - mas isso não vai resolver o problema da Ucrânia.

Pippo disse...

Caro Astromac

1. Se lesse com atenção o que eu tenho escrito ao longo destes anos, já deveria ter percebido que não sou um propagandista nem "debito" a RT. Como também deve saber, em Portugal há muitos emigrantes ucranianos... quase todos do Oeste. Presumo que assim seja no país báltico onde vive (não será aquele onde as autoridades barraram as emissões das tv russas, pois não?)

2. a "dura guerra de (des)informação", como sabe, foi iniciada pelo Oeste, que apoiou escandalosamente certas facções ucranianas, deste o ex-pugilista Klitchko, uma "sumidade política" "amamentada" na Alemanha, ao apoio claro e aberto a dois partidos de extrema-direita que, com ou sem grandes percentagens nas sondagens, factualmente tomaram as ruas e os edifícios do governo de assalto (não foram os pseudo-civis, como está bom de se ver). Mais acresce a esta "dura guerra de (des)informação" o facto da UE ter colocado em cima da mesa uma opção inconciliável: ou o acordo com a UE (que não pagava nada), ou o acordo com a Rússia (que tem vindo a sustentar a Ucrânia nestes últimos anos).

3. Está a falar de duas forças diferentes o que denota que, mesmo estando aí e falando com N ucranianos "que o informam", não sabe analisar as imagens. Se reparar, as forças que "corajosamente" tinham as granadas prontas a serem lançadas montavam veículos com numeração diferente dos das forças que foram cercadas num cenário urbano e que se renderam (e que, em declarações ao The Guardian - que tem gente no local! - nem sequer queriam estar ali!)
Ou seja, fala de dois incidentes diferentes, e houve mais até.
O facto é que, quando confrontados com oposição armada (e por detrás de uma AK-74 pode esconder-se um RPG-18!), os páraquedistas, que costumam ser tropa a sério, não os tiveram no sítio para se desenrascar... ou então, simplesmente, nem sequer acreditam na "revolução democrática", como o testemunham as dezenas de deserções verificadas entre essas tropas! E não me venha com a conversa da treta de que "foram comprados" porque quem anda a distribuir dinheiro são os oligarcas (os tais, corruptos, contra os quais se fez a "revolução!) que andam a pagar pela captura de "russos" e afins.

Seria assim interessante se começasse a analisar devidamente os vídeos de que fala, com muita atenção, ver o tipo de veículos em presença (para não ser como alguns comentadores pomposos da nossa praça :) ), a sua numeração, ambiente, etc. Depois poderá opinar.

chukcha disse...

Estimado Astromac,

A sua narrativa é respeitável (é a mesma do Biden), mas tem 2 problemas: não consegue enqudrar os factos e, além disso é inutil, tal como a do Yats e a do Biden.
Ora vejamos quanto aos factos não se enquadrarem na realidade

"Claro que este era o resultado esperado, e a trégua conseguida serviu apenas para a Rússia cimentar posições no leste da Ucrânia."
Isto é falso. Se bem me lembro os bravos da 25ª, na operação anti-terrorista anterior, às 9 da manha (GMT) , já tinham entregue 6 blindados, e até ao fim do dia todos os bravos tinham tirado os percurssores das metrelhadoras e rumaram para casa. Fosse o objectivo cimentar posições pegavam nos blindados e cimentavam posições como deve de ser...

"Pôr os fanáticos separatistas na mesa de negociações não iria dar em nada"
Sim, porque não pôr, adianta! Vão fazer o que com eles? Metralha-los com amas atómicas (Julinha dixt) ou caça-los como cães a $10.000 (oligarca-governador-contra-o-qual-se-fez-maidan dixt). Toda a reserva de divisas da Ucrânia não chega para pagar isso...

"as forças especiais russas estudaram bem a lição e aldeia a aldeia"
Não vou discutir se há ou não forças especiais russas, com base em fotos de tipos barbudos de 60 anos. Mas mesmo que haja o SBU aponta para até 100 elementos. Não há Tigrs nem APCs como na Crimeia, andam de zhiguli?. E não são aldeias, são cidades com mais de 100 000 habitantes (e Donetsk, bem...)

" por um lado é muito má a ajuda dos EUA e UE aos protestantes do Maidan"
Para não dizer mais, e perefraseando o PM e a Dra Manuela: "Quem paga, manda"

" Custa muito a acreditar, mas essa revolução foi essencialmente popular de revolta contra a corrupção"

Não, não custa. O que custa a acreditar é que todos os governadores e alguns governantes da Junta de Kiev são oligrcas, os outros são nazis e mais o maniaco Yats!

"Não percebo porque Kiev enviou tropas macacas para lutar com forças especiais"
Foram forças de elite (25ª, páras) para lutar com o povo e por isso perderam sem ser disparado 1 tiro...

E quanto a isto não adianta o Spin. O texto de resumo do pippo está muito bom e eu, no dia, antevendo que isto não ia passar na imprensa e revisionismo como o seu, documentei, à medida que iam acontecendo, os eventos que desgraçaram os bravos da 25ª nos comentários a um post. E com fontes credíveis, mas temos muitas em carteira que aquilo estava pejado de jornalistas ocidentais. Os bravos da 25ª foram combater terroristas, encontraram pessoas e renderam-se (e bem). Houve um ou outro que perdeu a cabeça e desatou a fazer disparates (granada, tentar atropelar pessoas, tiros para o ar). A questão é: o que é que eles, mesmo sendo os bravos da 25ª, podiam fazer se não há terroristas, mas sim babushkas com baguetes de pão?

"um grande número do povo irmão, provavelmente a maioria, prefere aproximar-se da Europa"
E aqui você implicitamente reconhece o seu erro, que desfaz toda a sua realidade:"PROVAVELMENTE". Pois provavelmente sim, talvez não. O que eu sei é que a maioria do povo ucrâniano votou em Yanukovitch, especialmente no Leste do País. O que eu sei é que a essa maioria disseram que o voto deles não serve para nada e agora são os fascistas de Lvov e mais os Oligarcas a mandar. E que lhes lançam operações anti-terroristas, que oferecem recompensas de $10k pelas suas cabeças, que nas suas cidades poem aviões militares a razar os seus jardins infantis. E é por isso que essas pessoas desarmam os soldados ucrânianos, e tiram selfies (aos milhares) com as "pessoas generosas", que não são mais que os seus pais e maridos.

Que você, o Yats e a pandilha de bandidos que tomou Kiev de assalto, e mais os sponsers ocidentais não queiram vêr a realidade, é-me igual. O problema é que com esta narrativa que vocês têm das coisas não podem fazer nada a não ser voltar a enviar tanques para dentro das cidades e abusar da propaganda - mas isso não vai resolver o problema da Ucrânia, muito menos legitimar o governo no Leste do país!

chukcha disse...

Ora bolas, não era preciso publicar em duplicado. Só submeti outra vez o comentário porque pensei que se tinha perdido pelo caminho...

Pippo disse...

Acho que o "spetsnaz barbudo de 60 anos) a que o Chuchka se refere é o que está nestas imagens.
O artigo é interessante pois põe em causa as afirmações dos arautos da Svoboda, perdão, da Liberdade.

http://www.theguardian.com/world/2014/apr/22/-sp-does-us-evidence-prove-russian-special-forces-are-in-eastern-ukraine#

PortugueseMan disse...

Caro chukcha.

Obrigado pelo o detalhe.

Pippo disse...

Um interessante e isento artigo do Spiegel que ilustra como, apesar de Genebra, as milícias armadas florescem na Ucrânia controlada por Kiev.

Pippo disse...

Agora com o link :0) :

http://www.spiegel.de/international/europe/ukrainian-militias-prepare-for-possibility-of-russian-invasion-a-964628.html