quarta-feira, março 18, 2015

MEU NOVO LIVRO



Caros amigos, aqui está a capa do meu novo livro que chegará às livrarias a 13 de Abril.
Certamente que alguns de vós já ouviram falar de António de Vieira, judeu de origem portuguesa que fez uma carreira brilhante, mas cheia de peripécias, na corte russa, na primeira metade do séc. XVIII.
Em Portugal foram escritas algumas obras sobre ele, mas eu decidi ir mais longe, aprofundar os conhecimentos sobre este grande português com base em documentação russa pouco conhecida.
Além disso, pensei realizar um plano ousado de tentar encontrar descendentes de António de Vieira que vivam hoje na Rússia e nos países vizinhos. Acreditava que iria ter pouco no êxito, mas o destino foi-me muito favorável. Nunca imaginaria que este português estivesse nas raízes de grandes famílias nobres e de tão ilustres personalidades da História da Rússia.
António de Vieira esteve na Batalha de Poltava e participou nas guerras da Crimeia, descendentes seus foram heróis das guerras contra Napoleão e contra Hitler, outros enveredaram pelas letras, belas artes e cinema.
Claro que, como em qualquer família, há ovelhas ronhosas, mas até elas foram heróis de um dos mais conhecidos livros de aventuras da literatura russa do séc. XIX.
Aqui fica mais um pequeno contributo meu para o estudo das relações entre Portugal e a Rússia. Se bom ou mau, isso ficará ao critério dos leitores.
Dedico esta obra ao meu pai e meu irmão que já não se encontram entre nós. Pessoas humildes, simples, mas íntegras, que tudo fizeram para que eu fosse quem sou.


P.S. Mais tarde anunciarei o dia, local e hora deste meu livro. 

Sem comentários: