terça-feira, abril 14, 2015

Para os que ainda acreditam nas palavras de Putin

Putin afirmou em 2008: "A Crimeia não é um território disputado", frisando que a península é ucraniana e não russa. Depois os putinistas que digam que sou eu o mentiroso.
Ver em: 

http://www.svoboda.org/media/video/26946640.html

2 comentários:

Miguel disse...

José Milhazes, no seu blog da Rússia, postou um curioso link para provar que Putin mentiu, sobre a Crimeia. Antes do conteúdo, a forma. Esta mensagem parece ser destinada aos "putinistas" que o consideram "mentiroso". Não sou "putinista", mas recuso-me a ter uma visão a branco e preto. Não pretendo defender Putin, mas expor as hipocrisias do Ocidente. É fácil embarcar na demonização pessoal de Putin - basta ver as capas das principais revistas americanas e europeias, onde o presidente russo é literalmente retratado como um louco maníaco com pretensões de reestabelecer o império soviético - mas o que me espanta é que tanta gente "engula" as hipocrisias, os critérios duplos, etc.


Será pertinente "enquadrar" as declarações de Putin com a conjuntura na altura e com a actual. A Rússia já tinha o que lhe interessava - uma base naval - pelo que a região em si, apenas valerá por isso, em termos estratégicos. Os acontecimentos posteriores mudaram, obviamente, as circunstâncias. Essa mudança não foi precipitada pela Rússia, mas fomentada pelo Ocidente. A Crimeia, na sua maioria falantes e de origem russa, não aceitou que uma manifestação na capital derrubasse um governo democraticamente eleito e, tal como no Leste, com forte apoio daquela região. A presença das tropas russas (da base em Sebastopol), garantiram que região conseguisse a secessão. Embora possam pairar dúvidas sobre a legitimidade e validade da consulta, mas é inquestionável que a região é tão pró-russa como é anti-ucraniana. Conheço pessoalmente vários ucranianos dessa região (e de outras) que, mesmo antes da Maidan, se consideram russos e não ucranianos. Na realidade que conheço, mesmo a nível interpessoal (não ao nível das organizações), há um profundo ódio entre essas "facções".
Putin, perante a vontade da Crimeia em juntar-se à Federação Russa e a importância estratégica da base naval, obviamente aproveitou a situação. Não foi a Rússia que provocou os acontecimentos que lhe fizeram cair a Crimeia "no colo".
Putin mentiu? Não acho que seja bem esse o caso. Se na altura das declarações a que o JM se refere, poderia não estar nos planos de Putin a secessão da Crimeia da Ucrânia, os acontecimentos precipitaram uma mudança de opinião.



Sobre mentiras, haveria muito mais a dizer. Temos Bill Clinton a dizer que não fez sexo com a Monica Lewinsky; o Bush a garantir que Saddam terá adquirido urânio e que dispunha de um fabuloso arsenal de armas de destruição maciça, iniciando uma guerra; Nixon a dizer que nada tinha a ver com Watergate...

http://fingirqueacredito.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Ui... links do Svoboda?