quarta-feira, março 25, 2020

Estónia: o dia da deportação (memórias)


No dia 25 de Março de 1949, tropas do NKVD (Comissariado do Povo para os Assuntos Internos) da URSS davam início à deportação de milhares de estónios para a Sibéria. Em apenas quatro dias, foram arrancadas à força dos seus lares 20 702 pessoas!
Praticamente todas as famílias estónias foram afectadas por esta onda de repressão, lançada por José Estaline e dirigida pelo seu carrasco-mor: Lavrenti Béria.
Uma das familiares da minha mulher Siiri, Elfrida, irmã da avó materna  Armilde Rosine, trabalhava no campo quando os polícias soviéticos bateram à parte da sua casa, rodeada de campos e floresta, e encontraram três crianças. Como tinham um plano de detenções a cumprir e não viram mais ninguém, levaram-nas para uma das carruagens que, normalmente, serviam para transportar gado, mas, dessa vez, foram utilizadas para transportar pessoas para o desterro.
Quando Elfrida chegou a casa e viu que as crianças não estavam aí, adivinhou o que se estava a passar, correu como uma louca para a estação, não para recuperar os filhos, pois isso era impensável, mas para pedir aos guardas que a deixassem acompanhar-los.  E assim foi. 
Duas das crianças e a mãe  regressaram à terra-natal após a morte de José Estaline, em 1956. Um filho casou-se e ficou na Sibéria. 
Nos últimos anos, neste dia, milhares de pessoas colocavam velas na Praça da Liberdade, no centro de Tallinn, para lembrar a tragédia. Hoje, devido à pandemia, as autoridades pedem que cada um coloque velas nas suas janelas.

P.S. Mais pormenores nos livros "Lavrenti Béria: o carrasco de Estaline, que pode adquirir em: https://www.leyaonline.com/pt/livros/biografias-memorias/lavrenti-beria/, e "Os Blumthal", que pode ser adquirido em: https://www.leyaonline.com/pt/livros/biografias-memorias/os-blumthal/.

1 comentário:

osátiro disse...

Todos esses crimes da URSS/ESTALINE...deportações em massa, Katyn, etc....são praticamente ignorados no ocidente e em portugal, devido ao controlo dos media e do ensino por pessoas marxistas e tresloucadamente anti EUA.
e com certeza antes de II guerra anos 1930 as deportações sob as ordens de ESTALINE para os imensos campos de trabalho ou concentração foram de muitos mais inocentes.....mesmo estando os arquivos do tempo de Estaline ainda por estudar..