terça-feira, março 24, 2020

Histórias de espiões soviéticos em Portugal



Foto do Serviço de Espionagem (SVR) da Rússia 
Iúri Chevtchenko, veterano dos serviços secretos soviéticos trabalhou durante muitos anos fora da URSS, nomeadamente em Portugal e na Guiné, sob a capa de "agente segurador de investimentos". Ele dedicava-se também à pintura. Aqui fica um relato da sua passagem por aqui nos anos 70 do séc. XX:
"Um dia, em Portugal, a criação de um novo quadro serviu a Chevtchenko de base para um contacto com muitas perspectivas. "Lisboa. Regime fascista. Também numa fase de profunda crise. Aí trabalhei segundo um esquema comprovado de "garantia de segurança de investimentos de capital. Nos tempos livres, como era costume, estava com o cavalete na rua...
E, uma vez, uma dama parou perto de mim e começámos a conversar em francês. Ofereci-lhe um esboço, convidei-a para tomar uma chávena de café. E mais sorte: durante a conversa viu-se que ela trabalhava como secretária no arquivo da NATO. Tornámo-nos amigos..."
A nova amiga contou ao agente ilegal que da sede da NATO em Bruxelas eram enviados para todos os meios da aliança documentos que continham informação sobre as decisões tomadas, regra geral, em inglês. O seu trabalho era tirar notas do documento em português, registá-lo e enviá-lo para o arquivo. Os documentos eram completamente secretos.
"Eu enviei a informação para o Centro sobre aquele encontro e a proposta de continuar a utilizar o novo contacto... "
Mas o Centro enviou para África, para a Guiné-Bissau, onde Chevtchenko conseguiu informação sobre o golpe militar em Portugal que se aproximava. Só depois disso Moscovo deu o "sim" à continuação do contacto com a funcionária da NATO. Mas, nessa altura, ela já tinha perdido o acesso aos documentos secretos.
"Mas muito conseguiu-se fazer mais tarde".

In: Ria-Novosti, 14.03.2020

P.S. Talvez alguém se lembre desta personagem...


.

2 comentários:

Joao Quadrado disse...

Tem a certeza? Se calhar o contacto da dita Srª passou a ser outro, e ele foi convenientemente mandado para a Guiné .... ou dita Srª era agente da PIDE ... ou outra coisa .....

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Tudo é possível. Apenas escrevi as palavras do espião soviético. Ele pode continuar a não contar a verdade.