Valentina Matvienko, governadora da cidade de São Petersburgo, a capital do Norte da Rússia, revelou o nome das cinco companhias que, durante três meses, deverão "preparar soluções arquitectónicas para os projectos de construção do novo estádio do FC Zenit". Das dezassete empresas que participaram na primeira fase do concurso internacional, cinco foram escolhidas para continuar o projecto: Tomás Taveira, SA (Portugal), International GMbH (Alemanha), Kisho Noriaki Kurokawa (Japão), Mosproekt-4 (Moscovo) e LenNIIproekt (São Petersburgo).
Matvienko esclareceu que o vencedor do concurso será conhecido nos finais do próximo mês de Agosto, mas a Gazprom, a maior empresa pública de extracção e exportação de gás natural que irá financiar a construção do estádio, irá comprar os cinco projectos.
Vera Kheifets, porta-voz do Comité para Investimentos e Projectos Estratégicos da Administração de São Petersburgo, explicou, ao diário desportivo Sport-Express, a decisão de comprar os cinco projectos em vez de um: "Queremos ter possibilidade de escolher. Agora, ainda é muito difícil escolher o projecto necessário: todos os arquitectos são famosos, mas muito diferentes, têm estilos muito variados. Que façam um trabalho mais pormenorizado para que possamos escolher o melhor de cada projecto".
Este método foi também optado pelas autoridades para evitar a corrupção na escolha do novo projecto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Caro José Milhazes,
Venho-lhe apresentar os meus mais sinceros cumprimentos e os meus parabêns pela sua iniciativa de criar este blog.
Precisamos cada vez mais de saber coisas da Rússia nestes tempos em que apenas se fala da China.
Por último pergunto-lhe se podemos saber como se tornou correspondente na Rússia.
Um abraço,
Bikoka Frita
Caro leitor, obrigado pela saudação calorosa. Tornei-me correspondente por mero acaso. Gostaria de me dedicar à História, mas começou a "perestroika" e em Moscovo viviam poucos portugueses. Eu arrisquei...
Um abraço. JMIlhazes
Enviar um comentário