sexta-feira, julho 28, 2006

Hamas e Hezbollah não figuram na lista russa das organizações terroristas



O Supremo Tribunal da Rússia publicou uma lista de 17 organizações consideradas terroristas pelo Estado Russo. Porém, movimentos como o Hamas e Hezbollah não figuram na lista, porque "não são organizações activas em território russo".
“ Bassaiev e Hattab [comandantes da guerrilha separatista tchetchena já liquidados pelas tropas russas] tentaram insistentemente convencer os líderes do Hamas e Hezbollah a participar nos combates na Tchetchénia , mas não conseguiram. Emissários dos terroristas tchetchenos propuseram-lhes o seu apoio e participação militar na luta contra Israel durante o Inverno, quando na Tchetchénia é difícil combater, e, em troca, o Hamaz e o Hezbollah enviariam os seus combatentes para a Tchetchénia no Verão" - explicou Iúri Sapunov, chefe do Departamento de Luta contra o Terrorismo Internacional do Serviço Federal de Segurança da Rússia (na foto), e concluiu: "no território russo, nem o Hamas, nem o Hezbollah cometeram algum acto de terrorismo” .
Recentemente, as autoridades russas receberam representantes do Hamaz depois deste movimento ter vencido as eleições na Palestina.
A lista, publicada pela agência de notícias russa RIA-Novosti, inclui Al-Qaeda, os Taliban do Afeganistão, várias organizações que actuam n a região do Cáucaso, como o Congresso do Povo da Inguchétia e Daguestão, o Partido Islâmico de Libertação e o Hizb ut-Tahrir, o Partido Islâmico do Turcomenistão, conhecido pelos ataques lançados a partir do Afeganistão contra outros estados da Ásia Central, antes de os Estados Unidos terem derrubado o regime talibã em 2001.

Sem comentários: