segunda-feira, julho 17, 2006

Rússia evacua cidadãos da Palestina e Líbano


A Rússia enviou hoje um avião para a Jordânia a fim de evacuar os cidadãos russos e de outros países da Comunidade de Estados Independentes residentes na Autonomia Nacional Palestiniana.
O avião, um Ilichin-62, pertencente ao Ministério para Situações de Emergênciada Rússia, levantou voo do aeródromo Ramenkoe, nos arredores de Moscovo e aterrará no aeroporto de Amam. Aí, recolherá 74 pessoas, a maioria das quais são crianças e mulheres da Rússia e de outras repúblicas da antiga União Soviética que chegaram à Jordânia em autocarros vindas do território palestiniano.
Por outro lado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia informou que paralelamente se está a preparar a evacuação de cidadãos russos do território do Líbano, que são umas centenas. A operação poderá ter início já amanhã.
Segundo a agência noticiosa ITAR-TASS, citando uma fonte militar, as autoridades russas poderão enviar navios de guerra para a costa do Líbano também com o objectivo de retirar os seus cidadãos do Líbano.
A Ucrânia começou ontem a retirar os seus cidadãos do Líbano. Os ucranianos concentraram-se no aeroporto sírio de Alepo, de onde estão a ser evacuados para Kiev. Dos cerca de 1.605 cidadãos ucranianos residentes no Líbano, trezentos manifestaram vontade de partir.

Sem comentários: