quinta-feira, dezembro 07, 2006

Ringue de patinagem na Praça Vermelha



O que não viu, o que não vê e o que não irá ver a Praça Vermelha de Moscovo?! Foi lugar de excecução de penas de morte e de feiras, de jogos de futebol e paradas militares, de funerais de secretários-gerais do Partido Comunista da União Soviética. Continua a ser cemitério de revolucionários, palco de espectáculos musicais, etc., etc.
No início da semana, a Praça Vermelha transformou-se na maior pista de patinagem no gelo da Europa. Por ironia do destino, há muito tempo que não se vê um Inverno tão quente como este na capital russa, mais parece o Outono ou o início da Primavera. A natureza está "tão maluca" que nas florestas russas começaram a crescer novamente cogumelos. Isto em Dezembro!
Mas as tecnologias modernas conseguem quase tudo, até manter operacional uma pista de gelo artificial, com 2,5 mil m2 de área, até à próxima Primavera.
Se alguém quiser vir patinar a poucos metros do Mausoléu de Lénine ou da Basílica de São Basílio, fique a saber que a arena está aberta entre as 10 da manhã e a meia noite. Quem não tiver patins próprios, pode alugar no local e hora e meia desta pequena excentricidade ficará por 14 euros. Mas quem trouxer os patins consigo, terá de pagar três euros.
Como não podia deixar de ser, a abertura do ringue foi precedida de acesa discussão sobre se seria correcto ou não construí-la junto de túmulos, igrejas, etc. Venceu a opinião de que a pista de patinagem não foi a pior coisa que a Praça Vermelha viu.

2 comentários:

Mikolik disse...

Chato é para os turistas que vão para ver o ambiente da Praça Vermelha e... suponho que não seja muito agradável com a dita pista no meio.

Eu já lá fui umas 30 vezes, e sempre que entrava na praça sentia uma atmosfera especial, quase como cada vez fosse a primeira.

Enfim, mas é sabido que os politicos não são conhecidos pela sua dignidade. Aqueles que não respeitam as pessoas muito menos respeitasm as coisas. No entanto, a verdade é que há coisas piores.

Anónimo disse...

Espero que não leve a mal a correção, mas o Português tem sutilezas. Ringue, é um estrado cercado de cordas onde se efetuam combates (boxe, luta livre, etc.). No caso, estamos perante um RINQUE, área destinada...à patinagem. Se duvidar, pode consultar um dicionário online, como o da Primberam. Curiosamente, os jornalistas persistem em dizer "ringue" para qualquer dos tipos. É um erro.