quinta-feira, agosto 23, 2007

Rússia acerta contas com Portugal


Publicamos o comunicado do Ministério das Finanças de Portugal que comunica o pagamento antecipado de uma velha dívida soviética pela Federação da Rússia:


MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
GABINETE DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS
COMUNICADO DE IMPRENSA

Federação Russa pagou totalidade da dívida a Portugal

A Federação Russa procedeu ao pagamento antecipado da totalidade da dívida a Portugal, que ascendia a 83,6 milhões de dólares, tal como estava previsto no Memorando de Entendimento assinado pelos Ministérios das Finanças dos dois países, a 29 de Maio passado, no âmbito da visita oficial do Primeiro-Ministro José Sócrates aquele país.
Do montante global da dívida, 65,6 milhões de dólares diziam respeito a créditos do Estado português, enquanto os restantes 18 milhões se referiam a créditos de empresas privadas. A dívida agora liquidada resultou de incumprimentos decorrentes de operações de exportação, efectuadas ao abrigo de seguros de crédito concedidos por conta do Estado, ocorridas essencialmente aquando do processo de dissolução da antiga União Soviética.
O pagamento foi antecipado em 13 anos, já que segundo os acordos de reestruturação da dívida - ainda em vigor -, assinados em 1997 e 2001 entre Portugal e a Federação Russa, o reembolso deveria estar concluído em 2020.
Lisboa, 23 de Agosto de 2007

Sem comentários: