quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Barata provoca despedimentos em massa na televisão pública turcomena


O aparecimento de uma barata na mesa do apresentador do principal programa noticioso na televisão turcomena levou ao despedimento de numerosos jornalistas e técnicos, informa o jornal electrónico Khronika Turkmenistana.
Segundo este jornal, “no início de Fevereiro, durante a transmissão do telejornal “Vatan”, cuja primeira edição é transmitida às 21 horas, quando o apresentador lia as notícias, na sua mesa apareceu uma barata, que passeava descaradamente ao longo de toda a mesa”.
“No mesmo dia, às 23 horas, o programa foi mostrado em diferido, e com a barata. Só ao ver a repetição do telejornal no dia seguinte de manhã é que os funcionários do Ministério da Cultura e da Televisão deram conta do bicho” – continua o jornal.
“Depois do encontro do Presidente Berdimukhamedov com a intelectualidade, o novo ministro da Cultura e da Televisão, Gurmurat Muradov, prometeu dar nova vida à televisão nacional e criou um grupo que controla atentamente todos os programas a fim de detectar defeitos” – informa o Khronika Turkmenistana, e ironiza: “Pelos vistos, os revisores trabalham apenas entre as nove da manhã e as seis da tarde e, por isso, só deram conta da barata no programa da manhã”.
A direcção do canal de televisão reagiu rapidamente e “repreendeu e despediu cerca de 30 redactores, realizadores, operadores e pessoal técnico”.
O jornal electrónico recorda que este não é o primeiro “caso” na televisão turcomena e recorda que “uma das mensagens de Ano Novo do Presidente Saparmurat Niazov só foi exibida depois das três horas da madrugada”.
“Os funcionários do estúdio de televisão distraíram-se a festejar o Ano Novo. Claro que também houve despedimentos” – conclui o jornal.
O Turcomenistão, situado na Ásia Central, é um dos países mais fechados do mundo, mas a barata conseguiu “furar” a censura.

Sem comentários: