segunda-feira, março 10, 2008

Notas sobre o "Carnaval russo"


Hoje, os crentes ortodoxos russos entram na Quaresma, período que é antecipado pelas festas "Maslenitsi", onde o blin (panqueca redonda e fofinha) é o principal prato. Símbolo do Sol, que a partir de Março começa a aparecer com mais frequência no céu e a aquecer a Terra, é cozinhado de farinha e leite e pode ser acompanhada de caviar, natas, doces de fruta, mel. Tudo depende do gosto e da carteira...
Da minha experiência pessoal, posso dizer que é um manjar divino. Uma boa vodka combina bem com os blins com caviar (preto ou vermelho) , enquanto que as panquecas com natas, doces de fruta , mel, precisam de um chá quente ou de sumos de frutas silvestres.
As festas "Maslenitsi" já muito populares não só entre russos, mas também entre outros povos eslavos e significam o fim do longo e frio Inverno e o início da Primavera, que traz consigo o Sol e o calor.
Este ano, os moscovitas tiveram direito a uma enorme panqueca com uma área de 36 metros quadrados, onde estava desenhado um colorido mapa-mundi. Preparado com cerca de 20 quilos de massa perto da Praça Vermelha, não chegou para todos os que quiseram provar.
Tal como no Carnaval latino, os eslavos também vestem roupas coloridas e extravagantes e os cortejos festivos são feitos ao som de música e cantares.
A Igreja Ortodoxa Russa, tal como o Vaticano em relação às festas carnavalescas, não olhava bem para estes resquícios pagãos, mas acabou por aceitá-los, pedindo apenas que não se entre em exageros.
As festas "Maslenitsi" terminam no "Domingo do Perdão", dia em que os crentes ortodoxos devem pedir perdão aos familiares, amigos e inimigos a fim de entrarem na Quaresma com o "coração puro".
Os cristãos ocidentais estão a menos de duas semanas da Páscoa, enquanto que os ortodoxos ainda estão no início da Quaresma. Isto tem uma explicação simples. Quando a Páscoa cristã coincide com a Páscoa Hebraica, os ortodoxos passam a sua celebração para mais tarde.

Sem comentários: