terça-feira, outubro 28, 2008

Mariza em grande na Rússia


O CD "Terra", da cantora portuguesa Mariza, recentemente lançado no mercado russo, está a ser calorosamente recebido entre os melómanos locais.
"Quer visitar Portugal sem sair de casa? Então este álbum é para si", escreve o crítico musical Serguei Sossedov, no jornal electrónico km.ru., que acrescenta sobre a voz de Mariza: "trémula, sonora, pura, vital é capaz de despertar interesse pela vida no mais desesperado dos pessimistas".
Segundo Sossedov, "trata-se de canções portuguesas (fado) ora ousadas, ora líricas, ora longas (mas sempre apaixonadas), acompanhadas por guitarras acústicas vivas, piano e percussão. Um tipo de música raro".
O crítico musical afirma ainda que "nessas baladas canta-se o quotidiano dos habitantes desse país, as suas tristezas, alegrias, buscas espirituais, sonhos, esperanças e, claro, o amor".
Sossedov chama também a atenção para o "trabalho brilhante" dos guitarristas: "nos seus dedos, cada corda não só soa de forma penetrante, como parece conversar connosco".
Sobre a cantora, o crítico russo não hesita em compará-la com Cesária Évora mas "Mariza é vinte mais vezes expressiva, quente e sensual", conclui.
Por seu lado, a revista Joy afirma que "esta bela jovem canta fado, e isso significa que canta em português. Os temas tocados com equilíbrio e sensualidade, a mestria hispano-portuguesa da guitarra acústica e a voz sentimental de Mariza são precisamente aquilo que é necessário às pessoas cansadas do ritmo enlouquecedor das grandes cidades", conclui.
A julgar pelos comentários nos fóruns musicais na Internet russa, a canção "Já me deixou" é a mais popular do novo CD entre os amantes da música de Mariza na Rússia.
A cantora portuguesa é bem conhecida dos russos, mas mais dos habitantes de Moscovo, onde actuou duas vezes, ambas com grande êxito.

1 comentário:

antónio m p disse...

Tomei a liberdade (ou "abusidade") de copiar uma parte deste seu post. Espero que não leve a mal já que se trata, implicitamente, de reconhecer o valor do mesmo.
Obrigado.