quinta-feira, dezembro 04, 2008

«Fados» estreia nas salas da Rússia

O filme «Fados», do realizador espanhol Carlos Saura, estreia-se esta sexta-feira nas salas de cinema da Rússia e as primeiras críticas aconselham os espectadores a não perderem esta «obra do veterano», noticia a Lusa.
«Do ponto de vista formal, o «Fados» do veterano Carlos Saura é um filme-concerto, que, se você gosta dessa música, pode ser visto num excelente leitor de DVD em casa. Mas não irá perder tempo se for ao cinema», escreve o diário Kommersant.
«Na realidade, escreve o crítico de cinema Andrei Plakhov, o «Fados» pertence a um género muito raro de musical, cujo clássico é considerado Woodstock e, actualmente, é representado pelo filme sobre os Rolling Stones» de Martin Scorsese... «Não se trata de simples filmagens, mas de concertos especialmente preparados para se conseguir chegar ao coração desse género musical».
«Foi necessário que Carlos Saura abandonasse o território dos chavões do mundo hispânico e bastou atravessar a fronteira para o Portugal vizinho para que ao seu cinema tenham regressado a vida e a alma», sublinha o crítico.
«Quando não há profeta na sua própria terra, Carlos Saura foi estudar a alma portuguesa», concluiu Plakhov.
«Este filme abre um novo capítulo na obra do já famoso mestre Carlos Saura, é uma tentativa de captar uma melodia inatingível e, com a sua ajuda, desenhar o retrato da alma portuguesa», lê-se no anúncio publicado no sítio proficinema.ru.
«Fados» é o oitavo filme musical de Saura. O consultor do realizador foi Carlos do Carmo, um dos mais conhecidos fadistas. Neste filme, o realizador mostra como a música citadina portuguesa combina com o flamenco e até com o hip-hop.« Ao mesmo tempo, o fado continua a ser a alma de Portugal», considera o canal televisivo russo Kultura.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se existe algum filme do Martin Scorcese sobre os Rolling Stones, mas o filme musical emblemático desse realizador é The Last Waltz de 1978 sobre o último concerto dos "The Band".

Anónimo disse...

Ei vi o filme "Fados" em Barcelona e sinceramente creio que nao ser o melhor coisa para ver para quem nada sabe de fados. De facto creio que é um filme para ver quando ja se saber bastante de fados e do circuito da musica portuguesa. Se nao, nao passa de um filme concerto sem a minima graça....