sexta-feira, julho 10, 2009

De regresso a casa por uns tempinhos


Terão os leitores de me perdoar, mas talvez não vá, durante algum tempo, publicar notícias da Rússia todos os dias, pois também preciso de estar em Portugal a "carregar as baterias". Se algo acontecer de importante na Rússia ou nos países em redor, certamente que irei reagir. Gostaria também de comunicar que realizei a viagem entre Moscovo e Lisboa num avião da TAP, baptizado com o nome de Luísa Todi, cantora sadina que brilhou em muitos palcos da Europa do séc. XIX, incluindo os da Rússia. Além de ser uma viagem sem escala, directa, o que já não realizava há algum tempo, não posso deixar de sublinhar a simpatia do pessoal de bordo da companhia aérea portuguesa. Apenas pequenos reparos para que a TAP apresente um melhor serviço na linha Lisboa-Moscovo-Lisboa. Considero que já não era sem tempo se as instruções de segurança e outros anúncios na linha Lisboa-Moscovo-Lisboa soassem também em língua russa. Acreditem que não se trata de um pequeno pormenor, pois, além de haver muitos passageiros russos que não falam português e inglês, eles gostam de ouvir a sua língua natal. Não me perguntem porquê, talvez algum leitor russo me possa esclarecer, mas o facto é que os russos preferem, de longe, sumo de tomate a outros sumos e daí a TAP ter de reforçar os fornecimentos dessa bebida para que ela não falte a meio da viagem.
Alguns leitores poderão explicar esse gosto com o cocktail "Maria sangrenta", composto por vodka e sumo de tomate, mas não sei se assim é, porque, pelo menos no aparelho em que voei, notei que os passageiros bebiam sumo simples. Até porque, como voámos de madrugada (o avião partiu depois das cinco horas da manhã de Moscovo (duas em Portugal) e chegou a Lisboa por volta das oito horas) , essa altura não é a mais indicada para o consumo de bebidas alcoólicas.
Quanto ao resto, de mais nada me posso queixar e só desejo que a TAP voe durante muitos anos para a Rússia. Claro que aqui há um certo egoísmo da minha parte, pois gosto de voar directamente, mas os leitores que viajam compreender-me-ão.

30 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que chegou bem, Milhazes.
Algo de muito importante terá de ocorrer na Rússia. Que ganhe o lado do Bem e seja rápido, ou o Mundo cairá nas trevas.
O sumo de tomate é muito indegesto, mesmo com Vodka, mas os outros sumos também podem causar indigestão. Enfim, nos dias que correm, com tanto comida e bebida deteriorada só dá vontade de fazer jejum. O pior é que ninguém vive do ar e mesmo este pode estar poluido.
Boas férias.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitor anónimo, não seja tão pessimista!

Anónimo disse...

Só um PS, de algo importante de que me esqueci: a responsabilidade pela quantidade e qualidade da alimentação na TAP é de Portugal, e por alguma intoxicação ou pior que haja com os passageiros serão os portugueses responsabilizados. Por isso convém verificar e tornar a verificar o estado das coisas para evitar problemas evitáveis.
Se vier para as bandas da capital, venha visitar-nos e traga o seu amigo professor de filosofia que há muito desejamos conhecer.A falar é que a gente se entende.
Assinado: Irmandade da Senhora de Fátima.

Anónimo disse...

À terceira espero que seja de vez. Lembrei-me que o Bloody Mary foi exactamente inventado para mata-bicho para a rainha em causa, parece. Lembrei-me que a Margareth Thatcher usava esta prática e nunca tomava pequeno-almoço.Provavelmente é eficaz para acordar e pôr o corpo a debitar adrenalina. e as ladies eram duas damas de ferro, de facto. Enfim, há gostos para tudo...

Pippo disse...

Caro JM, só me resta desejar-lhe uma excelente estadia em terras lusas com a sua família e amigos.
Abraço,

Jest nas Wielu disse...

Bom, além da “Blady Mary”, que se bebe-se muitíssimo bem em qualquer hora do dia e da noite (o pessoal que tem medo de voar, principalmente), o sumo de tomate era vendido nas lojas soviéticas ao preço de 10 cêntimos por copo de 200 mg (pelo menos na Ucrânia) e todos os pais obrigavam os filhos a bebe-lo (por fortalecer a nossa saúde, etc). Pessoalmente preferia o da bétula, que custava 11, mas os pais eram implacáveis, apenas de vez em quanto permitiam essa modernice.

Boas férias!

André Filipe Morais disse...

Caríssimo José Milhazes,

Já há algum tempo que lei o seu blogue para acompanhar o que se passa na Rússia, fazendo de si o nosso homem em Moscovo .
Resta-me desejar-lhe excelentes e repousadas férias neste clima certamente mais convidativo e que, se puder, não deixe de passar por Coimbra.

Salve!

Anónimo disse...

Caro José Milhazes, desejo-lhe umas excelentes férias aqui em Portugal si e à sua família.
Abraço,
Zélia

Nuno disse...

Votos de boas férias.
A malta fica por ca à "coca" de mais novidades.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Boas férias Milhazes!

Ítalo

Daniela Sousa disse...

Sr. José Milhazes,
Desejo-lhe umas óptimas férias para si e para os seus.
cumprimentos,
Daniela Sousa

Anónimo disse...

A bloody mary é uma iron maiden , é muito heavy metal,bastante fora de moda, agora que se usa tudo sem chumbo e a ferrugem não perdoa.
JM, opte por outra bebida. Bom descanso.

Anónimo disse...

JEST:
Sumo de bétula? Isso não é tóxico?Por cá nem se sabe o que isso é. E olhe que misturado com sumo de tomate é capaz de ser explosivo. Cruzes, canhoto!

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitor Anónimo, o sumo de bétula é muito bom e bebe-se sem qualquer mistura.

Vasco disse...

Curioso isso do sumo de tomate, reparei na popularidade do mesmo numa recente visita à Ucrânia, mas julgava que lhe misturavam qualquer coisa.

Caro Milhazes aproveite bem a sua estadia, boas férias e é sempre bom sabê-lo por terras lusas !!!

João Leitão disse...

Boa estadia em Portugal!

Anónimo disse...

No sumo de tomate há quem ponha sumo de limão, sal e pimenta ( muita, para quem gosta de picantes), não sei se noutras terras lhe juntarão outra coisa, mas com tais misturas é uma mistela que não deve saber nada bem certamente.

Sérgio disse...

Boas férias sr. Milhazes.

Sérgio disse...

O maior produtor de gás natural da Ásia central está disposto a exportar o combustível para a Europa através do ambicioso projecto de gasoduto que vai fazer concorrência à Rússia.

O presidente do Turquemenistão, Kurbanguly Berdymukhamedov, anunciou estar interessado em aderir ao gasoduto Nabucco que não tem ainda fornecedores garantidos e que estará pronto em 2014.

Uma explosão no gasoduto que fazia escoar a matéria-prima turquemena para a Rússia, em Abril, fez cessar as exportações do país. Ashkabad acusou Moscovo de estar por detrás do ataque e agora vê o projecto Nabucco, com outros olhos.

O gasoduto vai ter uma extensão 3 mil e trezentos quilómetros e atravessa cinco países. A Turquia, a Bulgária, a Roménia, a Hungria e a Austria assinam a parceria esta segunda-feira. O projecto tem um custo estimado de 8 mil milhões de euros e prevê exportações de gás do Iraque, do Irão, do Egipto, do Azerbeijão e do Turquemenistão.

Nabucco é visto pela União Europeia como sendo de máxima importância para reduzir a grande dependência do gás russo. Nos últimos invernos, face a desentendimentos entre Kiev e Moscovo, registaram-se vários cortes no fornecimentos da matéria-prima.

retirado de http://pt.euronews.net/2009/07/11/turquemenistao-quer-fornecer-gas-pelo-gasoduto-nabucco/

Anónimo disse...

"Uma explosão no gasoduto que fazia escoar a matéria-prima turquemena para a Rússia, em Abril, fez cessar as exportações do país. Ashkabad acusou Moscovo de estar por detrás do ataque e agora vê o projecto Nabucco, com outros olhos"

Será possível os russos serem tão estúpidos?

Красный душман disse...

Ну и слава тебе яйца. Отдохнём!

Anónimo disse...

eu compreendo a sua alegria ao abandonar a rússia para portugal, é que deve ser pouco agradavel ter férias na cinzenta cidade de moscovo.

bem vindo à civilização!

Anónimo disse...

"Será possível os russos serem tão estúpidos?"

SIM, COM CERTEZA. não é à toa que perderam a guerra fria.

Anónimo disse...

Sr. Milhazes, ainda bem que fez boa viagem. Espero que se divirta em Portugal; eu adoraria visitar o meu pais por esta altura tambem, mas nao posso ainda. Espero que nos mantenha informados acerca da Alexandra e da familia Pinheiro, e se por acaso os visitar, que lhes de os meus cumprimentos.

Sumo de tomate para mim so fresquinho, nao de pacote.
De repente so me apetece comer torresmos, queijo alentejano e broa de milho.
-choro-

Admiradora grande de Russia disse...

Cuidado.
Senhor corta barba em Portugal. Este esquecido. Aqui muito calor, cheirar mal i alergia pele!

Flávio Gonçalves disse...

Poupa-se a paragem de escala (durante horas) em Madrid. E os preços? Mais altos que pela Ibéria?

Anónimo disse...

The Curse of the Jade Scorpio, excelente filme de Woody Allen.

Anónimo disse...

Muito a proposito esse filme, caro anónimo. Posso sugerir também The Two Towers, a segunda parte do Senhor dos Aneis?

Anónimo disse...

Será que Michael Jackson bebia sumo de tomate?

dash disse...

myi jelaem vas harosheya paliota!