quarta-feira, julho 08, 2009

Obama, samovar e balalaika...




Quando o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou à capital russa na segunda-feira, foi recebido por uma onda de frio e chuva de que não há memória na metereologia da Rússia, mas, na quarta-feira, quando foi tomar o pequeno almoço com Vladimir Putin, o Sol voltou a brilhar.
“Quero agradecer ao primeiro-ministro por ter organizado um tempo tão bom para nós em Moscovo”, declarou Obama, com um sorriso nos lábios, quando cumprimentou Putin.
Ao contrário da véspera, hoje em Moscovo o céu está limpo e o Sol brilha, a temperatura do ar aumentou significativamente.
“Muito obrigado”, respondeu o primeiro-ministro russo ao elogio de Obama.
Este episódio levou a pensar que Vladimir Putin poderia ter ordenado à Força Aérea da Rússia que impedisse a chegada de nuvens negras às proximidades da sua casa de campo, onde se realizou o pequeno-almoço, mas um porta-voz desse ramo das Forças Armadas declarou: “Não tenho informações sobre isso”.
Putin surpreendeu também o dirigente norte-americano com o pequeno almoço tipicamente russo. O olhar de Obama ficou preso por um homem, em trajes russos, que atiçava as brasas num samovar com uma bota de couro.
Assim os russos aqueciam a água para o chá antes do aparecimento da electricidade.
A ementa correspondeu aos mais altos padrões de um pequeno almoço russo. Nas mesas cobertas por toalhas que faziam lembrar lenços tradicionais russos havia beluga fumada com panquecas e marmelada de bagas selvagens, ovos com caviar preto e natas, ravioli de codorniz, gelados e gelatina de cereja.
Enquanto os hóspedes norte-americanos comiam, uma orquestra interpretava canções populares russos.
Obama partiu e o frio regressou a Moscovo. Mas será mesmo que Putin a senhor do tempo? Quando ia acreditar nisso, não fora a recepção que o primeiro-ministro russo fez ao Presidente norte-americano. Um país que pretende ser uma superpotência, que quer ser moderno, tenta mostrar ao hóspede como se bebia chá antes do aparecimento da electricidade na Rússia? Não teria sido melhor demonstrar como é que os russos irão fazer isso quando o desenvolvimento da nanotecnologia, uma das ideias muito acarinhadas pelos actuais senhores do Kremlin, der frutos reais no país?
Ou será que Obama acertou quando disse que Vladimir Putin tinha um pé no passado e outro no futuro?

59 comentários:

Anónimo disse...

Sem pés nem cabeça este post. A não ser se considerado dentro da campanha anti-Putin que está em marcha.
Senhor do tempo? Força aérea? Se tal fosse possível haveria sempre bom tempo onde ele estivesse. Deve andar a ver muitos filmes de ficção científica, doutor Milhazes, como aquele dos Avengers, onde um tarado, que no filme é o Sean Connery, constrói uma máquina que controla o tempo para controlar o mundo. No dia em que isso seja verdade será o Apocalipse. Que Deus nos proteja! Putin tem as costas largas para tudo, agora até manda no tempo.Veja lá se ainda começam a dizer que foi ele que deitou os Airbus abaixo com um raio!Foi promovido a Júpiter, mas ainda não vive no Olimpo.Que tristeza!
Nanotecnologia do chá? Isso é chá para astronautas em comprimidos? Ele que tenha é cuidado com os chás que lhe dão, não vão ser demasiado modernos para o estomago dele.Já alguém neste forum comentou que ele está cada vez com mais má cara, tem um ar doentio que não tinha. Há muitos Borgias e muitas maneiras de envenenar. Se Putin desaparecer, preparem-se para o pior.
O que Putin fez foi oferecer um pequeno almoço tradicional.E o Obama, toca de dar uma gracinha de simpatia idiota que demonstra fragilidade de novo: no dia anterior Putin era um 8, nesse dia era 800, era Deus.
E quanto à conclusão de que tem um pé num lado e outro noutro, a resposta veio logo no dia seguinte à boca: não faço espargatas, disse Putin. Felizmente, porque há outros que as fazem, nomeadamente na Rússia, mas disfarçam,ou se preferir linguagem maritima, porque tem havido imensos acidentes de barco por aí também por causa do mau tempo, andam a motor e à vela.
Passar bem!

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitor Anónimo, o que tinha de tradicional no pequeno-almoço de Putin? O oficial dos serviços secretos a avivar as brasas com uma bota? Caviar preto?
Quanto à espargata, ele disse outra coisa bem mais "popular", utilizou a palavra "escarrapachado"

Jest nas Wielu disse...

A bota era feita com ajuda das nanotecnologias.

Anónimo disse...

Toda a ementa é tradicional, bem sabe. Ou no Ocidente come-se aquilo ao pequeno almoço?
E se o empregado era dos Serviços Secretos, oxalá não seja um traidor e tenha verificado bem todo o ambiente e comida. Todo o cuidado é pouco nestes tempos.

Anónimo disse...

Olá Snr. Milhazes: achei curioso, essa coisa da bota de couro pois ontem à noite tinha visto a cena, na Euronews, e fiquei intrigado.
Como uma nota de rodapé, sei que em tempos idos, havia excelentes curtumes na Rússia, as peles eram curtidas com casca de bétula, processo natural.

Anónimo disse...

Quem viu a cena achou que lhe estavam a arranjar um par de botas (risos). Seria interessante saber quem teve a ideia e organizou tão peculiar repasto.E confesso que não calculava que Putin se interessasse por nanotecnologias. Li há tempos que ele nem telemóvel usava e que não gostava particularmente de computadores e internet.

Anónimo disse...

De botas há a história do gato; depois há a do sapatinho de cristal, um bom que levava o principe à Cinderela; o outro mau que era um sapato envenenado que matava quem o calçava.
De ditado há aquele de estar de pés para a cova.
Enfim, isto é tudo muito agoirento. Acho que Putin devia andar de havaianas que estão na moda este ano. Não vá o diabo tecê-las.Com couro é que não devia querer nada.Provoca alergias.

Diogo disse...

Se não tiver um pé, terá uma mão:

Jon Stewart – O financeiro norte-americano Bernie Madoff montou um esquema de Ponzi na prisão

Jon Stewart: Bernie Madoff tem um emprego na prisão?

John Oliver: É interessante, está a trabalhar por conta própria e, na verdade, três dias depois de ter chegado à prisão, lançou um fundo prisional que estava a render duas pívias por cada maço de tabaco investido. É óbvio que a taxa de retorno era ridícula e foi logo exposta como uma grande fraude. O que significa que agora há um grande número de reclusos trabalhadores que nunca verão as centenas, e em alguns casos milhares de pívias com as quais contavam.

Jon Stewart: O Bernie Madoff tinha um esquema de Ponzi de pívias na prisão? No esquema de Ponzi, fica-se sem dinheiro e não se pode pagar às pessoas. É finito. Mas com todas as pívias que deve às pessoas, ele não pode… dá-las?

John Oliver: Não, Jon… escuta, é complicado. A maioria das pessoas não compreende. Deixa-me explicar em termos para leigos. Essas pívias não são reais, o que eles estão a comprar é a promessa de uma pívia, que depois Madoff acumulava e comprava. Ele estava basicamente a vender derivativos de pívias.

VÍDEO

Anónimo disse...

Porquê Diogo? Também fizeram luvas a acompanhar as botas? Vai fazer ondas para a tua rua.
A ver vamos quem terá primeiro bilhete de partida para o futuro, se Putin, se quem o quer matar.

Anónimo disse...

Ah, já agora façam tamvbém livros, com uma bonita encadernação. Há muitas utilidades para o couro, seja de vitela, seja de elefante ( risos).

Wandard disse...

"Quando ia acreditar nisso, não fora a recepção que o primeiro-ministro russo fez ao Presidente norte-americano. Um país que pretende ser uma superpotência, que quer ser moderno, tenta mostrar ao hóspede como se bebia chá antes do aparecimento da electricidade na Rússia? Não teria sido melhor demonstrar como é que os russos irão fazer isso quando o desenvolvimento da nanotecnologia, uma das ideias muito acarinhadas pelos actuais senhores do Kremlin, der frutos reais no país?
Ou será que Obama acertou quando disse que Vladimir Putin tinha um pé no passado e outro no futuro?"


Sr Milhazes,


O mais engraçado é que a superpotência trilionária de casas de madeira, que sequer conseguiu reconstruir New Orleans, amarga taxas desemprego gerando mais de 600.000 demissões por mês, tenta segurar falências e o desaparecimento de seus gigantes industriais e financeiros, aposenta precocemente perólas de sua tecnologia militar que custaram bilhões ao contribuinte,e que só mostraram eficácia em suas produções cinematográficas, reune-se com segundo a expressão do senhor à "Candidata a Supepotência", realmente não deixa de ser engraçado que os "Senhores do Mundo" viagem tal distância para se reunir com uma mera candidata a superpotência ou é interessante quando ocorre a reunião Otan/Rússia, porque será? O que tem haver o cozinheiro de botas, o samovar e o chá com tecnologia? Por acaso os russos tinham de mostrar aos americanos seus segredos militares?, ou os americanos também não impressionariam se a reunião fosse nos EUA, com suas churrasqueiras elétricas fazendo churrasco de "hamburgers",com seus anfitriões rechonchudos vestindo camisas xadrez,tomando coca cola ou café de uma máquina em copos de750ml e quem sabe terminariam assando marshmalaw em fogueiras. Talvez isto representasse uma grande demonstração de tecnologia. Perdoe-me mas o comparativo que o Sr. teceu não faz sentido.

Anónimo disse...

Wandard
faz todo o sentido. Isto é um BBC à russa, que tem bota de couro nanotecnologica. Ouvi dizer que ia haver outro a 27 e outro a 29. Será verdade? Vão ter de começar a produzir botas à pressão e como é nano não se vê, olha que chatice!tanto trabalho para nada.

Anónimo disse...

Ó Diogo, esse vídeo sobre o Madoff está hilariante! :D

Anónimo disse...

Conversa da treta...

Narciso dos Bigodes disse...

Essa barba azul com mais um post estupidissimo! Lava bem os residios do borsch na sua barba para não cheirar tão mal como seus artigos. Surpreendido que Lusa paga esse incompetente.

Anónimo disse...

Este comentário de Narciso dos Bigodes (que nome mais idiota!)
mostra como alguns russos gostam de atacar o JM.
Pudera! não gostam que as verdades se saibam!

Já em outros posts, uns russos, que nem se deram ao trabalho de traduzir os comentários,atacam sem qualquer razão o jornalista, com os argumentos do costume: que a Rússia lhe pagou os estudos na década de 80 ....
Por amor de Deus, se não gostam, não leiam. Sabem, em Portugal, ao contrário da Rússia, ainda há liberdade de imprensa....

Milhazes, continue, não se deixe intimidar!

João

Мотылёк disse...

На завтрак, надо кушать зеленую херьню, похожую на салатик.

Anónimo disse...

European... ! )))
Tea from samovar - one of the best method for making tea! Very tasty tea - 'tea-with-smoke', smoke from burning fir cones! And it was making for american man, who usualy drink only dredful tea-from-pack, not really tea at all! Are you crazy, folk!? 'Nanotech'... Very fanny!

João Leitão disse...

Sr Milhazes,
mais uma vez o felicito pelo super interessante blog sobre o que se passa na Rússia. Recentemente mudei para a Ucrânia, por isso estou aqui mesmo ao seu lado. Se por acaso vier para estas bandas já sabe, mi casa es su casa :) teria imenso gosto! Abraço desde Lviv.

Anónimo disse...

O sr. Milhazes teve grande coragem. Espero que Putin o esteja a proteger ou ainda lhe mandam alguma prenda nanotech.Ou Putin limpa a casa, ou dão cabo dele, mais dia menos dia. Que a Senhora de Fátima nos livre do Mal!

Anónimo disse...

Malta da Lviv gosta muito "salo", quando leitão crescido passa para ser porco...

Anónimo disse...

Algum dia Dr. Milhazes vai apanhar nos cornos com toda a sua coragem mesmo em Groholsky pereulok e deixa cagar em Moscovo...

Anónimo disse...

Tantas ameaças! Ainda bem que o verdadeiro FSB está atento. Façam as malas e vão com o patrão para um local sem electricidade, nem internet, nem nano ou outras tecnologias. Um verdadeiro paraíso onde possam beber chá à maneira, com bota e tudo, claro, todos os restantes dias da vossa vida.
Força, Milhazes! Viva a Rússia!

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

É preciso ter muita coragem para ameaçar e ficar no anonimato! No Grokholski pereulok fica a Embaixada de Portugal em Moscovo, de que não sou visitante frequente. Procure-me noutro lugar.
Quanto ao comentário do leitor Wandard, volto a repetir, não é pelo facto de os norte-americanos fazerem asneiras que os outros passam a ter direito a fazer asneiras iguais ou piores.

Anónimo disse...

E já agora, o blog que foi criado para contrariar a campanha anti-Puitn:
foreverputin.blogspot.com
(Hoje ele andou de guarda-chuva. Afinal deve estar outra pessoa a controlar o tempo que não ele).

Anónimo disse...

foreverputin.blogspot.com

que coisa tão gay

Anónimo disse...

gay seria se não fosse Putin mas outro presidente

Wandard disse...

"Quanto ao comentário do leitor Wandard, volto a repetir, não é pelo facto de os norte-americanos fazerem asneiras que os outros passam a ter direito a fazer asneiras iguais ou piores."

Sr. Milhazes,

Não é pelo fato de querer tapar o sol com a peneira, fazer ouvido de mercador ou olhar para o outro lado para as asneiras, desrespeitos, atrocidades, invasões de nações soberanas, roubos, assasinatos, torturas, ingerências, fraquezas, fracassos etc... dos Estados Unidos, que se pode tomar a Rússia como exemplo também, e sempre procurar destacar apenas os pontos negativos como sempre o faz, com o frágil telhado de vidro que cobre a terra da águia careca.

Anónimo disse...

Ainda não compreendeu que o que para uns é lei para outros é crime?
Crimes mais horrendos foram praticados no Iraque e no Afeganistão em 8 anos que a União Soviética cometeu em toda a sua história fora das suas fronteiras.
No entanto ainda hoje não se cansam de falar na invasão da Checoeslovaquia e do Afeganistão.

Anónimo disse...

Ó snr. Wandard, águia careca, (USA)águia bi-céfala (brazão da Rússia) dar no mesmo.

Quanto nós, mais modestos (Galo de Barcelos) :)

Pinto,
digo, Franganito.

Anónimo disse...

Snr. Milhazes, tomar cuidado porque algum zelota amigo Bórgia moderno, poder mandar envenenar senhor com Putinium 120. ;^)
=:^|
:D :D :D

Anónimo disse...

To anonym of 10:51

watch your language !

It is funny, not fanny.

The word "fanny" means a very desirable thing, all female have between their legs. :)))

Have fun and enjoy the Blog!

Pinto (again)

Anónimo disse...

cá por mim, achar senhor Assuntos Consulares, ter oferecido chá de camelo ao senhor juiz Guimaraes.

Anónimo disse...

Putinium faz lembrar algo ligado a fanny (risos)
O Bórgio das Berças Russas que se aprecate, ele e os amigos. Estão identificados. Párem com as asneiras, ou assumirão as consequências.

Wandard disse...

"Ó snr. Wandard, águia careca, (USA)águia bi-céfala (brazão da Rússia) dar no mesmo."

Caro anonimo:

A águia-de-cabeça-branca, águia-careca, águia-americana ou pigargo-americano (Haliaeetus leucocephalus) é uma águia nativa da América do Norte e o símbolo nacional dos Estados Unidos da América. Não obstante, foi caçada e envenenada quase até à extinção.

O habitat não é o território russo e sim americano portanto nada tem haver com a águia bi-céfala.

Cristovao disse...

Francisco, ou deverei antes dizer Luis, Almada, a estupidez dos posts é a mesma, só muda o nome.

Anónimo disse...

Caro Wandard, receio bem que não tenha compreendido a minha ironia, eu referi-me ao simbolismo, que é o poder imperial, em ambos os casos, seja EUA, seja Federação da Rússia, não me referia ao anímal em sí mesmo, ou seja, o bicho, ou a coisa concreta, a tal águia pesqueira, no caso dos EUA. Toda a gente sabe que no caso da Rússia, o símbolo ou brazão (a águia bicéfala ou mais prosaicamente, de duas cabeças, uma apontando para o ocidente outra para o oriente) não é animal concreto. Tal como a Fénix, que também não é um animal concreto, mas sim um ser mitológico.
Se me permite, uma sugestão, da próxima vez, aconselho-a vivamente a colocar aquí o link da sua fonte (por causa dos direitos de autor), visto que o seu texto na parte que se refere à aguia, é uma citação "verbatim" daquilo que consta na Wikipedia, em língua portuguesa. Veja lá, tome cuidado, que os indivíduos da Wikipedia ainda lhe enviam um e-mail envenenado, tal e qual como os americanos fizeram com o bicho nativo deles.
Já agora, não quero ser rude consigo nem de modo algum alimento pretensões de o corrigir, mas, é, "não tem a ver" que se escreve, e não, "não tem haver".
Descontraia-se e divirta-se aquí no Blog, pois que que é para isso que, na maioria das vezes, os blogs servem.
Cordiais saudações.

Wandard disse...

Caro anômimo das 10:53,


Agradecido pela correção em relação à ortografia, vou prestar mais atenção e tentar escrever mais devagar, vai ser difícil. E de forma alguma você foi rude, reconhecer os erros é uma das grandes virtudes humanas, e entre muitos defeitos possuo esta virtude.

Quanto à Wikipédia,realmente faltou informar a fonte,mais foi também a pressa e por não ter costume ou gostar de usar fontes da internet. Sou pesquisador tradicionalista,busco fontes diretas.

Quanto à descontração fique tranquilo, apesar da falta de tempo,discutir tais assuntos para mim é lazer.

Grande abraço,

MSantos disse...

Creio ter lido algures que a águia bicéfala do brasão russo ainda seria uma antiga herança do declínio do Império Romano, quando este se dividiu em dois, o do Ocidente e o do Oriente.

De qualquer forma, a águia possui uma tendência para a simbologia imperial, dado a sua altivez, grandeza e a capacidade de abrangência da sua envergadura de asas (abraçar o império ou uma grande imensidão territorial).

Cumpts
Manuel Santos

Jest nas Wielu disse...

off top

Medvedev anda feito bêbado, tão jovem e já tão czar russo, onde que andam as ba(nano) tecnologias?
http://yanek-ua.livejournal.com/262878.html

Anónimo disse...

JEST:
Um bom fotógrafo vale milhões. Como se vê no filme, é tudo fantasia. A questão é saber para quê tanto interesse em divulgar estas fotos e a ideia de que foi para os copos com o mulherengo do Berlusconi?

Anónimo disse...

Se Medvedev é bebedo como Yeltsin que se demita como ele.

Anónimo disse...

Jest Na Wielu tenha vergonha e assuma de vez o seu ódio.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitor Jest, trata-se de fotos retiradas de um vídeo e publicadas de forma a comprometer o Presidente Medvedev, mas o vídeo deixa claro que o Presidente russo está sóbrio. Sejamos honestos e tenhamos cuidado com essas coisa.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitor Jest, trata-se de fotos retiradas de um vídeo e publicadas de forma a comprometer o Presidente Medvedev, mas o vídeo deixa claro que o Presidente russo está sóbrio. Sejamos honestos e tenhamos cuidado com essas coisa.

Anónimo disse...

E se foi o próprio presidente a montar esta cena? E esta, hein?

Wandard disse...

Jest,

Do mesmo jeito que tem a foto do Medvedev tirada do vídeo, tem a foto do Obama e do Sarkozy olhando para a brasileira que correu o mundo, sendo manipulada pela mídia de acordo com os interesses de cada um.

É como sempre ocorre aqui, o caso do presidente americano ninguém comentou, mas do russo.....

Wandard disse...

Em relação ao meu último comentário, já sei, vão dizer que o nome do Blog é "Da Rússia".


É mais simples assim.

Anónimo disse...

Milhazes
Aquilo nao esta bem, bem ao estilo "russo". Entao onde que ta a barba e os icones? E a roupa do campones nao ta la' muito "asiatica"
Um "Samovar"?!
Aquilo e' mais uma imitacao de um pseudo/folklore ao estilo romantico do final seculo XVIII e principios do seculo XIX.
Bem, ja sabemos o que devemos oferecer a Putin e ao Medvedev quando vierem a Portugal.Um pequeno almoco luso= Pao com chourico,uma sardinhada, cabrito assado, bem regado com vinho, cerveja e cafe com leite e, mais tarde, para descontrairem eles podem participar numa pega de touros com os forcados.
Quanto as aguias e outros bichos afins... Infelizmente, Portugal nao tem nenhum "totem" em especial. O galo de barcelos e' so' de Barcelos. OK, eu proponho o lobo , pq temos uma data de lobos em pele de cordeiros, LOL. Alias fazendo uma perspectiva historica, Portugal tem sido, para o bom e para o mau , um pouco lobo. Lol


assina >
Brites de Almeida

* perdoe-me a falta de pontos de pontuacao e acentos. O meu teclado esta totalmente 'maluco'

Jest nas Wielu disse...

Estimados amigos & admiradores

Escrevi eu: “Medvedev anda feito bêbado”, todas as outras conclusões foram tiradas por Suas Excias., e não por mim. Além do mais, na Rússia não é vergonha nenhuma gostar da branquinha, este facto até humaniza Medvedev, mostra ao bom povo russo que o seu presidente é um homem pátrio, respeita as tradições, usos & costumes nacionais russos.

Por exemplo, quando os EUA indignaram-se com o romance extraconjugal do Sr. Clinton, os russos diziam “se fosse o nosso, até o íamos respeitar muito mais”.

Simples diferença cultural, nada mais.

Anónimo disse...

Os seus americanos queridos indignam-se com um presidente que tem uma aventura extraconjugal e deixa a economia e o pais numa boa situacao mas aplaudem um criminoso incompetente que arruina o pais e massacra povos a milhares de km de distancia

Anónimo disse...

Clinton deixou o país numa boa situação? Importa-se de repetir? Você deve ser dos que acredita no Pai Natal. Os Estados Unidos já estavam falidos quando Bush chegou ao poder.Pior ainda: Clinton rebentou com os serviços Secretos, daí ter havido o 11 de Setembro e não só. Bom Presidente Clinton? Pergunte à própria Mónica. Lembra-se como se referia a ele: The creep, dizia. Nem mais, nem menos.

Anónimo disse...

"Os Estados Unidos já estavam falidos quando Bush chegou ao poder"

O vosso extremismo ate altera a verdade

Ainda nos hao-de levar a destruicao total

Tenha vergonha e apresente dados concretos dessa ruina quando o criminoso Bush chegou ao poder

Ficamos todos a aguardar a sua iluminacao

Anónimo disse...

clinton foi diferente de bush em relação ao iraque, só que como a maioria das pessoas é estupida não percebe que foi diferente mas para pior. Clinton ordenava o bombardeamento de bagdade só para desviar a atenção de escandalos internos, clinton impunha um embargo cruel ao povo iraquiano que estva a morrer à fome, bush ao menos não foi hipocrita e invadiu o país e acabou com a tirania de sadam hussein.

Existiam muitas espectativas para bush, ele devia ter sido o homem que iria por fim ao genocidio branco na américa, mas revelou-se um tolo, não implementou politicas anti-imigração e o partido républicano passou de um partido da maioria, um partido anglo-saxão, para um partido de centro.

Nei sei como tanta gente de "esquerda" pode criticar bush, foi ele que criou as condições para que obama fosse eleito.

lp

Anónimo disse...

Obrigado por esclarecer.

Ficou claro o seu pto de vista e aquilo que defende

Nao admira que tenha adulterado a verdade como o fez

Anónimo disse...

Apresento provas? As provas estão online. Veja o deficit, os números da recessão, etc. Isto não é ilibar Bush do resto, mas não foi ele que arruinou a América.

Anónimo disse...

Eua falidos? Bush criminoso?
Então queres dizer que a Russia está numa boa e Putin é santo? Faz-me rir anónimmo russo

Anónimo disse...

-Ai Agostinho!
-Ai Agostinha!

-Ta tudo grosso! Ta tudo grosso!

O Obama tava a mirar o sapato russo a pensar no que aconteceu ao Bush no Iraque.
Nao percebo as criticas a recepcao russa, ja que os lideres dos dois paises sao muito teatrais.
Se o Obama vem a Portugal, leva com pasteis de Belem e vinho do Porto e talvez uma chinelada Nazarena.

Anónimo disse...

O PIB russo, esse ano, vai cair bem mais que o EUA, mas é a América que tá falida. Falida é a Rússia, que se não fosse o petróleo e gás estaria na miséria. Porque assim, fica fácil enriquecer, ganharam tudo da natureza...quero ver é fazer riqueza sem recursos naturais como o Japão fez...