segunda-feira, agosto 17, 2009

Grave acidente em barragem da Sibéria


Pelo menos oito pessoas morreram, 11 ficaram feridas e 54 devido a um acidente ocorrido na central hidroeléctrica Saiano-Chuchenskaia, na Sibéria, informa o Ministério para Situações de Emergência da Rússia.
Uma explosão, que ocorreu às 04.42 horas locais (00.42 TMG) provocou a destruição parcial da parede da sala das máquinas e a sua inundação.
Os peritos consideram que a explosão se pode ter devido a um “golpe hidráulico”.
“Uma das causas mais prováveis do acidente é um golpe hidráulico, ou seja, o aumento drástico da pressão. Ocorreu uma explosão de um óleo num dos transformadores. Os trabalhos de reparação continuam”, declarou Dmitri Kudriavtsev, porta-voz do Centro Regional de Emergências.
Segundo Kudriavtsev, a central hidroeléctrica, uma das maiores do mundo, foi parada logo após a explosão, foi feita uma descarga de água de emergência para evitar a inundação das localidades próximas da albufeira.
Vassili Zubakin, presidente do consórcio RusHidro, proprietária da central, declarou que serão necessários meses de trabalhos de reparação para que a situação volte à normalidade.
A suspensão do fornecimento de energia eléctrica por essa central, que tem dez geradores de 640 MW, cada um com uma potência de 22,8 mil milhões de kilovates hora por ano, está a prejudicar seriamente o funcionamento de fábricas de metalurgia situadas naquela região da Sibéria.
Segundo uma rádio de Abacan, cidade próxima da central, parte da população entrou em pânico, abandonou as suas habitações e refugiou-se num lugar mais alto, situado a dez quilómetros da cidade, pois tema inundações.

12 comentários:

Anónimo disse...

Que raio se passa com a Rússia? É um desastre ambulante. Golpe de pressão' Que é isso?Só espero que a seguir não haja um Chernobyl 2.
Entretanto. o navio já apareceu e a tripulação estava bem. Ou estavam drogados e bebados, ou vão ter muito o que explicar: como se desaparece durante duas semanas sem dar cavaco a ninguém?

Anónimo disse...

Deve ser explosão de um transformador a óleo, não será JM?

Anónimo disse...

Poderá confirmar, Milhazes. O embaixador russo na NATO anda a gabar-se da exemplar operação de resgate que fará parte dos amnuais no futuro. Não entendo. Dizem que o barco está todo avariado, portanto andava à deriva, sem piratas. Que resgate é esse? Encomntraram-no, nada mais e agora terão de o rebocar. Bem, aguardemos com expectativa o resto das explicações, nomeadamente como se avariou e como foi parar a Cabo Verde.Mistérios atlânticos.

MSantos disse...

Provavelmente foi o transformador a óleo que explodiu devido a sobreaquecimento e aumento de pressão e deve ter provocado a ruptura da estrutura de betão que detinha a água.

Em Lisboa há uns largos anos atrás tivemos problemas semelhantes com este tipo de transformadores que provocava o rebentamento das caixas de chão da EDP. Recordam-se?


José Milhazes: e o acidente dos Sukhoi nos treinos para o MAKS2009?

Cumpts
Manuel Santos

Anónimo disse...

Dois jatos Su-27 da equipe “Russian Knights” colidiram no ar e depois caíram, numa região próxima de Moscou. O acidente ocorreu durante o treinamento para o MAKS 2009 Air Show, que começa esta semana. O comandante Igor Tkatchenko, líder da esquadrilha, faleceu no acidente.

Igor Tkatchenko, piloto emérito da Federação Russa, nasceu em 26 de julho de 1964 e era piloto de demonstração desde 1989, graduado pela Escola de Pilotos Militares Tshkalov, em 1985 e pela Academia Militar Gagarin, em 2000.

Serviu em Kubinka desde 1987, tendo voado mais de 2.500h em sua carreira jatos L-39, MiG-21, MiG-29, Su-27 e Su-35. Também pilotou aviões ocidentais, como o F-16 e o Mirage 2000.

Após o acidente três pilotos ejetaram, 2 foram resgatados com vida e um não sobreviveu. Um civil foi seriamente atingida por destroços das aeronaves.

Anónimo disse...

O Sr Milhazes se excita com tantas más notícia sobre a Russia

Nesta semana o blogue está um horror!

Jest nas Wielu disse...

Vídeo do acidente na barragem:

http://www.youtube.com/watch?v=rfeG97d8oXQ

Anónimo disse...

Foi o aumento de pressão da água que provocou o rebentamento da conduta que rebentou com a parede que levou agua para as turbinas e transformadores, que explodiram. Agua mais electricidade já está.O que faz o stress, hein? Stress traduz-se por pressão para quem não saiba.Muito stress dá explosão. Pois dá.A rússia anda muito stressada.

Anónimo disse...

No video vê-se perfeitamente que a agua provoca a explosão electrica e não o contrario.

MSantos disse...

Com base no vídeo e só pelo facto de externamente as chamas aparecerem a seguir à ruptura isso não é conclusivo pois não sabemos por aqui o que começou primeiro internamente.

Cumpts
Manuel Santos

Anónimo disse...

Já se sabe, já foi dito.JM, pode actualizar a notícia.

Anónimo disse...

As bombas de água são um perigo e os contadores também.