sábado, novembro 07, 2009

Eleições presidenciais na Ucrânia podem ser adiadas


As eleições do Presidente da Ucrânia poderão ser adiadas de Janeiro para Maio de 2001 se for declarado o estado de emergência no país devido à gripe, considera Igor Popov, vice-chefe do Secretariado da Presidência da Ucrânia.
Esta possibilidade foi expressa num artigo publicado hoje no diário “Ukrainskaia Pravda”.
No fim de Outubro, as autoridades ucranianas reconheceram que o país está a ser atingido por uma epidemia de gripe, tendo imposto quarentena em nove distritos da parte ocidental da Ucrânia.
Segundo as autoridades sanitárias, até hoje foram confirmados 32 casos de gripe A/H1N1, 14 dos quais provocaram a morte dos doentes. Quanto ao número de mortes publicadas por outros tipos de gripe, ele é de 109.
Popov não exclui a posibilidade de anúncio da situação de emergência no país se o Governo de Iúlia Timochenko não conseguir controlar a situação.
“Em caso de situação de emergência durante os próximos dois meses, a nova data das eleições poderá ser 30 de Maio, juntamente com as eleições locais, o que permitirá ao Estado poupar milhões.
As eleições presidenciais estão marcadas para 17 de Janeiro, tendo mais de 30 pessoas apresentado a sua candidatura ao cargo.
O assessor do Presidente Victor Iuschenko considera que a epidemia de gripe está mudar radicalmente a campanha eleitoral.
Iuschenko tem acusado a primeira-ministra Iúlia Timochenko de ser uma das “causadoras” da epidemia da gripe, por ter organizado uma concentração de massas em Kiev, capital do país, e por não tomar medidas para prevenir a epidemia.

4 comentários:

anónimo russo disse...

Seria interessante ver até quando as pessoas que vivem na Ucrània (alem de alguma quantidade de fanáticos e nacionalistas) vão aguentar essa palhaçada toda. Na minha opinião, os dois protagonistas principais desta luta desesperada pelo poder não passam de uns símples vigaristas e oportunistas. Basta ver a primeira-ministra ucraniana, de origem armeniano-russo-judaica, sem uma só gota de sangue ucraniano (se existe mesmo o termo "sangue ucraniano"), que, no entanto, nos dias da "revolução alaranjada" pintou urgentemente os cabelos para ficar loira e os arranjou à maneira que por alguma razão considera "ucraniana". Ver a foto:

http://pribalt.info/abc_new/images/timoshenko.jpg

De Iuschenko, cuja mulher, cidadã americana, trabalhou na administração republicana, nem vale a pena falar.
Mas o mais importante é que, cegos na sua luta desesperada, eles estão prontos a rasgar o país em pedaços e, parece, não os preocupa a sorte das pessoas comuns.

Mas não é problema meu. Se a maioria dos ucranianos gosta de tudo isto, que se divirtam.

MSantos disse...

Os números de infectados/mortes do vírus H1N1 são irrisórios comparativamente à dimensão da população ucraniana.

Veja-se o caso português que apenas com 10 milhões de habitantes tem um número muito superior e isto apesar de provavelmente ter melhores meios de prevenção/combate à doença.

Correm já rumores que isto não passa de um plano para criar o pânico e decretar o estado de emergência de modo a protelar as eleições que provavelmente arredarão Iushenko do poder.

Cumpts
Manuel Santos

Jest nas Wielu disse...

2 Anónimo 08:18

Na Ucrânia independente, a nacionalidade não se mede pela quantidade de sangue, nem é retirada às pessoas pelo facto de serem casadas com os cidadãos estrangeiros, coisas feitas na Alemanha nazi e na URSS comunista.

Como tal, Yulia Timoshenko é uma ucraniana, assim como Presidente Viktor Yushchenko. Além disso, na Ucrânia as eleições são ganhas nas urnas, a luta é renhida e por vezes suja, usam-se as várias artimanhas e PR negro. Mas é a essência da democracia, um sistema imperfeito, melhor daqueles que foram criados até agora.

Mas para quem vive em um país onde o vencedor é designado a priori, de facto, as nossas trapalhadas democráticas podem parecer ridículas.

Jest nas Wielu disse...

Aqui uns usuários teimam em perguntar como a Ucrânia ficará sem o gás, como ficará com a gripe suína, etc. As activistas da organização FEMEN dão a sua resposta:
http://drugoi.livejournal.com/3086423.html

p.s.
nas margens do Tejo podem começar ficar com a inveja lol (sem ofensas)