domingo, janeiro 31, 2010

Manifestantes exigem demissão de primeiro-ministro Vladimir Putin


Milhares de manifestantes responderam hoje ao apelo de partidos e organizações sociais da oposição ao Kremlin e juntaram-se no centro da cidade de Kalininegrado, enclave russo no Báltico, para exigir a demissão de Gueorgui Boss, governador local, e Vladimir Putin, primeiro-ministro do Governo russo.
Além dessas reivindicações, os manifestantes protestaram contra o aumento das taxas de registo e de importação de automóveis, contra o aumento do preço dos serviços comunais: água, luz, aquecimento, transportes.


Segundo a polícia local, citada pela agência Interfax, na manifestação participaram cerca de sete mil pessoas, mas os organizadores falam em cerca de dez mil.


Sendo assim, trata-se de uma das maiores manifestações da oposição russa realizada nos últimos anos, tendo juntado manifestantes de setores políticos tão diversos como da esquerda comunista e da direita liberal.


A polícia anunciou que a ação de protesto decorreu sem incidentes.


Manifestação semelhante teve também lugar em São Petersburgo, tendo reunido um número bem menor de pessoas.


A oposição russa convocou uma manifestação para domingo para o centro de Moscovo a fim de exigir o respeito pela liberdade de expressão, mas a polícia já fez saber que irá impedir a realização dessa iniciativa.
P.S. Escusado será dizer que as televisões públicas russas nada mostraram da manifestação de protesto em Kalininegrado.O vídeo pode ser visto na net: http://www.youtube.com/watch?v=GrfeJHY_1as&feature=player_embedded .

7 comentários:

Anónimo disse...

Minha solidariedade aos manifestantes.

HAVOC disse...

Porque a CIA não está na relação de grupos terroristas, no Eixo do Mal??? Essas rebelioes patrocinadas por agentes da CIA infiltrados na Rússia escondem o fato de que Vladimir Putin é o verdadeiro herói da Rússia, apoiado por mais de 90% da população.

Vladimir Putin colocou seu país nos trilhos, e o destino é o topo!!!! Um visionário, um verdadeiro CZAR!!!

E que por muito tempo estará por aí, mandando, regendo e construindo o caminho para o topo!!!

Senhores...

Não se enganem, o URSO está aí, acabou de acordar da hibernação, e está com fome!!!!!!!

anónimo russo disse...

ALONE HUNTER disse...
"Porque a CIA não está na relação de grupos terroristas, no Eixo do Mal??? Essas rebelioes patrocinadas por agentes da CIA infiltrados na Rússia escondem o fato de que Vladimir Putin..."


Eu acho que o motivo principal de participar nesse comício, pelo menos para uma parte de manifestantes, pode ter sido o aumento da taxa de importação de automoveis. Porque, segundo eu saiba, Kaliningrad é um ponto crucial no negócio de importação de carros (especialmente de carros usados). Claro que o aumento das taxas prejudica esse negócio. E, logico, o destino da indústria de automóveis russa pouco preocupa a essa categoria de participantes. Claro que para eles é melhor comprar algum carro avariado nos EUA por um preço muito baixo, reconstrui-lo depois em Kaliningrad e vender na Rússia, já por um preço muito mais alto. Posso estar errado, mas alguma coisa me diz que isso pode ser uma das principais razões da manifestação. Alem disso, não excluo que pode ser tambem por causa de algumas asneiras do governador.
Mas, pelo que entendi, essa manifestação na sua maioria não pode ser muito pro-americana ou pro-ocidental. Basta ver os nomes de organizações que participaram nela: Partido comunista da Federação da Rússia, Partido Liberal-Democratico russo (de Jirinovski), um movimento bastante nacionalista, alguma organização de nacionalistas russos que eu não conheço. Claro que as forças cujos lideres gostam de dar vastas entrevistas aos "Radio da Liberdade" americanas e outros meios de comunicação dignos, como alguma "The Washington Post" tambem participaram. È a sua obrigação sagrada - berrar dos "crimes do regime sangrento de putin".
O que é mais importante é que isso aconteceu só em Kaliningrad. Já em São Petersburgo para as ruas sairam uns 50-100 pessoas, se não me engano, o que pode significar que tenho razão quanto às razões do acontecimento. Ao meu ver, o que aconteceu em Kaliningrad é semelhante àquilo que aconteceu no Extremo Oriente alguns anos atras, quando foi proibida a importação de carros japoneses com o volante que fica a direita (não sei como dizer em português), uma das medidas de proteccionismo.

Anónimo disse...

A Russia pela sua posição geografica e pela sua capacidade nuclear é um alvo apetecido pelo islão que já são 30% na Russia.Os ocidentais que se armem em parvos a querer tirar o Putin de lá e vão ver o sarilho em que se vão meter depois.
Ali tem que ser homens de barba rija para conseguir dominar as mafias e assegurar a identidade nacional.
Putin está muito bem onde está e ele pode muito bem se potencializar,basta tar atento e ver que ele constantemente se instrui a todos os niveis e ouve "desconhecidos".

A Europa e a Nato deviam era se deixar de palhaçadas e encararem a Russia como povo secular europeu.

Só que a Europa há muito que baixou as calças a "não europeus" e não falo das minorias que servem de bode expiatorio e que não têm peso nenhum.

Por trás dos bastidores há quem lhes intresse por europeus contra europeus.

Pode ser que lhes corra mal...

antónio m p disse...

Relativamente à censura da informação, não é possível pedir ao sr. Gorbatchev para voltar a pôr a "glasnost" a funcionar?

anónimo russo disse...

antónio m p disse...
"Relativamente à censura da informação, não é possível pedir ao sr. Gorbatchev para voltar a pôr a "glasnost" a funcionar?"




Por sinal, não vejo muito a televisão, mas, mesmo se não mostraram no canal 1, 2 ou NTV que são canais de estado, duvido que não tivessem mostrado na RenTV que tem tambem cobertura nacional.

anónimo russo disse...

Gilberto Mucio disse...
"Rapaz... agora que vi o vídeo.

Juntou fascistas de "esquerda"(nazbol) e de direita(LDPR e outros); liberais; comunistas...

Uma verdadeira suruba essa manifestação! hahaha

No mais, Putin(e Medvedev) como um cagão entreguista que é, que só engana imbecil, está sendo muito util e colaborando com o imperialismo. Por isso que a oposição -- como organização dirigente -- está ainda mais minguada, apesar do descontentamento crescente do povo para com o governo, não há uma força política capaz de canalizar esse descontentamento."



Rapaz... não fale pelo povo a que você não pertence, está bem?



"Ao fim de sua era, a Rússia será uma semi-colônia(já está quase lá)."


Eu estou a ver perfeitamente que você não viu a evolução da Rússia desde a época dos últimos anos da URSS até os dias de hoje. E eu vi. Por isso só lhe posso aconselhar estudar mais e tentar entender o que se passa, antes de dizer alguma coisa. Mas eu já conheço você um pouco por este blog e sei que tentar explicar alguma coisa a você só é perder o tempo.