segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Polícia detém dezenas de manifestantes da oposição

 
A polícia de choque russa (OMON) deteve mais de cem manifestantes que tentaram reunir-se no centro da capital russa para exigir a liberdade de expressão e de manifestação.

Entre os detidos estão Boris Nemtsov, antigo-ministro do Governo de Boris Ieltsin e líder da organização liberal Solidariedade; Oleg Orlov, dirigente da organização de defesa de direitos humanos “Memorial”; Roman Dobrokhotov, dirigente da organização juvenil “Nós”.

A oposição ao Kremlin que não está representada no Parlamento Russo manifesta-se no dia 31 de cada mês, exigindo o respeito pelo Art. 31 da Constituição da Rússia: "os cidadãos da Rússia têm o direito de realizar, pacificamente e sem armas, reuniões, comícios, manifestações, passeatas e piquetes".

Mas, tal como tem acontecido anteriormente, as autoridades civis e policiais não autorizam essas manifestações, alegando os mais variados pretextos. Desta vez, alegaram que na Praça Triunfal se deveria realizar a festa “Brincadeiras de Inverno”.

“Por uma coincidência incrível, todas as vezes em que os defensores dos direitos humanos pedem para realizar uma ação na Praça Triunfal, constatam que ela já foi pedida por outras organizações”, comentou Serguei Nikitin, da Amnistia Internacional, exprimindo a preocupação pelo fato das autoridades proibirem as manifestações dos defensores dos direitos humanos.

A polícia montou um forte e aparatoso dispositivo de segurança, em que participaram várias centenas de agentes, tendo cercado, com grades e camiões, a Praça Triunfal, para onde a oposição tinha convocado os manifestantes.
Não obstante essas medidas, cerca de 700 pessoas conseguiram concentrar-se e gritar palavras de ordem contra a política do primeiro-ministro Vladimir Putin.
“Rússia sem Putin!”, “Abaixo o Governo de Putin!”, foram as palavras de ordem mais gritadas pelos manifestantes.
Mas os OMON passaram à ação rapidamente, começando a deter os dirigentes da oposição, bem como alguns jornalistas.
“A polícia de choque começou a deter pessoas logo no início da concentração. Eu fui agarrado e levado para uma camioneta com grades. Agora estamos dentro da camioneta a ser identificados e, depois, vamos ser levados para a esquadra”, declarou à Lusa, por telefone, Roman Dobrokhotov.
“Tal como já é tradição, a polícia comportou-se de forma agressiva”, disse Serguei Iachin, um dos líderes da organização “Solidariedade”.
Uma hora antes dessa manifestação, um grupo de jovens da oposição ao Kremlin percorreu uma das ruas centrais de Moscovo, transportando uma faixa onde se lia “Pela liberdade de reunião” e gritando “Sai para a rua e reconquista a cidade”, “Rússia sem Putin”.
A polícia dispersou os manifestantes e fez várias detenções.
Manifestações semelhantes tiveram lugar em São Petersburgo, Murmansk, Vlasdivostoque e outras cidades russas.

5 comentários:

anónimo russo disse...

Francamente, decidi ver este blog ontem depois de saber da manifestação em Kaliningrad, porque sei perfeitamente que essas coisas é um dos temas prediletos dos jornalistas europeus. No entanto, eu acho que seria melhor deixar os velhos cliches porque isso em nada ajuda a desenvolver bons relações entre a Rússia e a Europa. È como acontece com a China: por vezes eu acompanho notícias de Euronews e, quando se trata da China, só mostram reportagens sobre Tibet e alguns oposicionistas. Confesso que não tenho uma grande simpatia pelo estado chines, mas já começo a ter muito menos simpatia por aqueles quem produz esse tipo de notícias, como se não acontecesse outras coisas lá. Eu acho que seria bom para alguns ser um pouco menos hipocritas.


Quanto a esses "oposicionistas", eu, por exemplo, não tenho a mínima simpatia por eles. E, segundo eu vejo na internet russa, eu não sou o único, e isso é bom. Deus nos livre de um dia pessoas como esses líderes da oposição chegarem ao poder. Um grupelho de patifes à frente de um grupo de loucos, como alguem disse. E eu pessoalmente estou de acordo, em geral. Para eles, parece, é uma felicidade ficar presos, é o seu trabalho e a única maneira de evitar a morte política. Talvez fosse melhor realmente permitir-lhes se manifestarem. As pessoas que entendem do assunto dizem que eles não poderão unir mais de mil pessoas em Moscovo por não haver apoiantes. Mas ontem lí alguem de São Petersburgo que disse que quando, há alguns anos, permitiram a essa gente se reunir numa das praças centrais da cidade, eles decidiram cortar logo a avenida principal e causaram com isso um problema para as pessoas comuns que tiveram a desgraça de estar lá. Não preciso de ninguem para defender os meus direitos, quando é preciso, eu próprio trato disso. Palhaços. Seria melhor cada um fazer o seu trabalho. Mas para esses "líderes" isso é o seu trabalho mesmo.

P.S. Eu ouvi que as autoridades de Moscovo lhes oferecem outros lugares para manifestarem, mas claro que eles insistem em faze-lo sempre na mesma praça. Claro, um PR barato, senão todos se esqueceriam deles em breve.

Anónimo disse...

No tempo de Salazar também era assim!
É por isso que as pessoas na Rússia não se manifestam!
Qualquer acto, por pacífico que seja, (excepto os pró-governamentais e no 1º de Maio) é reprimido.
Para Putin, assim é fácil dizer que não há oposição! Se em Portugal reprimissem as pessoas assim, também não haveria oposição!

Anónimo disse...

Um grupo quer impor suas visões ou opiniões sobre o que deve ser feito em nome da democracia.

Essas pessoas com toda certeza devem estar preocupadas com o bem estar geral, são pessoas nobres, integradas,com o único ideal de ajudar o proximo sem nenhum outro interesse.

Com toda certeza não devem ser patrocinadas por qualquer entidade, grupo ou país para obter benefícios.

anónimo russo disse...

Anónimo disse...
"No tempo de Salazar também era assim!
É por isso que as pessoas na Rússia não se manifestam!
Qualquer acto, por pacífico que seja, (excepto os pró-governamentais e no 1º de Maio) é reprimido.
Para Putin, assim é fácil dizer que não há oposição! Se em Portugal reprimissem as pessoas assim, também não haveria oposição!"



Não. Veja o Kaliningrad, por exemplo. Veja as manifestações dos comunistas e outros. Esse grupelho, de que se trata no artigo, insiste sempre em fazer as suas manifestações numa praça em Moscovo, se não me engano, "Triunfal". Por alguma razão, as autoridades não lhes permitem faze-lo exatamente nessa praça, mas oferecem sempre outros lugares. Mas, claro, essa gloriosa "oposiçaõ" não obedece. Assim eles violam a lei e são presos (claro que são sempre libertados umas horas depois, como aconteceu desta vez tambem). Hoje li alguem na internet que, a brincar, dizia, que se eles se manifestassem num dos outros lugares (nas praças que são maiores do que a "triunfal") logo ficaria evidente a pouca quantidade dos seus apoiantes e eles têm vergonha disso. E isso não é apenas brincadeira.
Alem disso, é preciso entender, por exemplo, quem é um dos lideres principais deste grupo - Nemtsov. È um politico falido que já foi vice-primeiro-ministro na época de Ieltsin, prometeu tirar "mercedes" aos funcionários e dar-lhes "volgas" (o que, claro, nunca foi feito), mostrou a sua incompeténcia, lisonjeou muito perante Ieltsin e, finalmente, conduziu com sucesso o país até a falencia em agosto de 1998. Duvido muito que tenha algum apoio da população.

Eu não compreendo aquela gente que quer alguma "revolução". A União Sovietica morreu há muito, agora cada um pode fazer carreira, abrir o seu negócio, viajar, enriquecer etc. Será que eles não sabem fazer outra coisa e não sabem viver nos dias de hoje? Graças a deus, parece, que eles existem principalmente ne internet e em Moscovo, as pessoas normais podem trabalhar e construir a sua vida em paz.

Jest nas Wielu disse...

O “fascismo” é quando nos EUA (Europa Ocidental) a polícia reprime os manifestantes violentos após os avisar 150 vezes. Já na Rússia é bom, pois assim é que é...

No dia 29.01.2010 em Madrid se manifestaram os bombeiros e polícias e em Lisboa (na praça Marques de Pombal), os enfermeiros.
Será que umas poténcias estrangeiras (se calhar, foi a Geórgia, ou então Kosovo), que os incitaram? O que acham disso?

p.s.
A secreta ucraniana (SBU), descobriu e prendeu (!) 5 espiões russos, não há limites para a russofóbia destes gajos cor de laranja!
http://www.sbu.gov.ua/sbu/control/
en/publish/article;jsessionid=
A111021469D7E043E7BC383C1A6DB7B8?
art_id=97253&cat_id=35317

E essa?!!