quinta-feira, maio 13, 2010

Nasce o primeiro domínio web em cirílico

A Rússia estreou hoje o domínio web em cirílico “рф”, pronuncia-se “ere-efe”, em conformidade com a sigla em russo do nome oficial do país: “Rossiiskaia Federatsia” (Federação da Rússia).
“Na noite de 12 para 13 de Maio nasceu o domínio em cirílico, o primeiro do mundo”, declarou Andrei Kolesnikov, chefe do centro de coordenação deste segmento da web global.
Segundo ele, o Presidente da Rússia e o Governo federal foram os primeiros a abrir sítios web do domínio “рф”.
A Rússia foi o primeiro país que recebeu um domínio nacional de nível superior da ICANN, Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números. De acordo com as previsões, os russos poderão utilizar o alfabeto russo em direções da Internet a partir do próximo Outono.

19 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Um antigo sonho de Kremlin: a) passar para o domínio RF; b) ter as regras brutais de controlo neste domínio; c) bloquear o domínio ru no território da Federação.

Parece a fantasia de big brother, mas não é…

Jest nas Wielu disse...

A russificação foi feita apenas para as páginas principais, pois os links dos artigos “dentro” destas páginas continuam usar o alfabeto latino: http://кц.рф/ru/about/contact_info (significa isso que os “novos” sites são simples “espelhos” dos sites já existentes).

Além disso, os links russificados não são (ainda?) reconhecidos pela Mozila e várias versões do Explorer.

anónimo russo disse...

Jest nas Wielu disse...


"Um antigo sonho de Kremlin: a) passar para o domínio RF; b) ter as regras brutais de controlo neste domínio; c) bloquear o domínio ru no território da Federação."



d.) agarrar em Jest e torturar, torturar, tortura-lo, esse farol da democracia da comunidade de ukranianos ocidentais em Moçambique. AAA-aaa!!! Que horror!!! Fujamos!!! Eles nos perseguem por toda a parte!!! Aaaa!!!

anónimo russo disse...

Quanto ao tema dos piratas, há novidades, mas no post respectivo.

anóninmo russo disse...

E porque não foi publicado o meu post anterior?

anónimo russo disse...

EWstá bem, repito:


Jest nas Wielu disse...


"Um antigo sonho de Kremlin: a) passar para o domínio RF; b) ter as regras brutais de controlo neste domínio; c) bloquear o domínio ru no território da Federação."


d.)
Apanhar e torturar esse último farol da democracia da Ukrânia ocidental, que é Jest nas wielu, e assim pòr o fim à democracia em toda a galáxia.

anónimo russo disse...

Obrigado, sr. Milhazes, desta vez publicou tudo. Peço desculpa.

Jest nas Wielu disse...

2 anónimo russo 15:53 / 17:10

O uso excessivo da branquinha poderá fazer mal à sua saúde.

Jest nas Wielu disse...

off top

O livro de Ana Politkovskaya “A Rússia de Putin” (em três partes):

http://tapirr.com/polit/
politkovskaya/pu_russia1.htm#1
http://tapirr.com/polit/
politkovskaya/pu_russia2.htm
http://tapirr.com/polit/
politkovskaya/pu_russia3.htm

p.s.

O Google tradutor já tem a língua georgiana, por agora apenas a versão alfa, a frase “Os ocupantes devem abandonar o território da Geórgia” em georgiano fica assim (em versão alfa): ოკუპანტებმა უნდა დატოვონ საქართველოს ტერიტორია!

Marcelo Łukaczewski disse...

Credo seu Jest na Wielu essa sua antipatia brutal e ensandecida contra a NOSSA amada e idolatra Rússia, Mãe de todos os povos eslavos, já está se tornando patológica!!!! Seria bom consultar um psiquiatra.

Marcelo Łukaczewski

anónimo russo disse...

Jest nas Wielu disse...
2 anónimo russo 15:53 / 17:10

"O uso excessivo da branquinha poderá fazer mal à sua saúde."


Eu não bebo vodka.

Jest nas Wielu disse...

2 Marcelo

Antes de idolatrar “a mãe de todos os povos eslavos”, não faria nenhum mal, se fosses pesquisar (na Internet ou nas enciclopédias) sobre estas duas cidades: Kyiv (Kiev) e Moscovo. Após a comparação do seu ano de fundação e após uma operação de aritmética, se calhar, poderias descobrir quem é a tal mãe.

2 anónimo russo 11:52

/Eu não bebo vodka./

Estas trair então as suas raízes culturais, estas cuspir na cara da mãe – Rússia que se esforça tanto para produzir as marés de branquinha para poder saciar a sede infinita de todos os filhos de Terceiro Roma. Não bebendo a vodka estas renegando os valores genuinamente russos e vender a sua alma imortal ao Ocidente imoral. Não pode ser!

Marcelo Łukaczewski disse...

Jest disse...
Ora, ora, ora Camara Jest.. As enciclopédias que tu pedes para que eu procure são aquelas que dizem, Kiev foi a primeira capital da Rússia. Hoje talvez seja a terceira maior cidade da Rússia. Antes de tudo somos todos eslavos. Somos todos irmãos. Russos, Polacos, Ucranianos, Sérvios, Czechs, Slowados, itd. I tak dalej) Nada justifica este debate fratricida...

Marcelo Łukaczewski

anónimo russo disse...

Jest nas Wielu disse...


"Estas trair então as suas raízes culturais, estas cuspir na cara da mãe – Rússia que se esforça tanto para produzir as marés de branquinha para poder saciar a sede infinita de todos os filhos de Terceiro Roma. Não bebendo a vodka estas renegando os valores genuinamente russos e vender a sua alma imortal ao Ocidente imoral. Não pode ser!"




E a pessõa que escreve essas coisas aínda quer que alguem a leve a sério?
È melhor deixares de escrever sobre a Rússia e começares a escrever mais sobre Bandera e aquilo que ele fez a dezenas de milhares de polacos, inclusive crianças. Gostas muito de falar do totalitarismo sovietico? Então não seria justo contar um pouco sobre o nacionalismo ucraniano?


P.S. A vodka foi inventada por Mendeleev nos meados do sec XIX. E a palavra vodka passou a significar aguardente só na segunda metade do sec XIX. Antes, tinha outro significado.

Jest nas Wielu disse...

2 Marcelo

Ah, eu, tosco, pensava que as enciclopédias diziam que Kyiv era a capital de Rus’ de Kyiv, que por sua vez deu a origem dos três FUTUROS estados eslavos, etc.

Quem são Slowados? Não conheci estes tipos ainda, vêm da onde?

2 anónimo russo 19:34

/Bandera .. que ele fez a dezenas de milhares de polacos, inclusive crianças/

Já agora, porque não falar sobre “dezenas de milhões de polacos”? Pois o número de dezenas de milhares, não anda tão longe de 21.768 oficiais e civis polacos exterminados pela URSS estalinista no massacre de Katyn.

/contar um pouco sobre o nacionalismo ucraniano/

Recomendo muito bastante os seguintes recursos da Internet:
http://upa.com.ua – Enciclopédia do UPA em inglês, russo e ucraniano
http://en.wikipedia.org/wiki/
Ukrainian_Insurgent_Army (vários livros da bibliografia do artigo sobre o UPA na Wikipédia, em várias línguas)

E especialmente para si, o famoso artigo do Petro Poltava (Fedun) “Quem são os banderistas e por que eles lutam?” (em russo):
http://ukrpatriot.eclub.lv

Boas leituras, quando conseguirás ler apenas 10% de literatura recomendada, volta, para podemos conversar um pouco mais sobre a Ucrânia.

p.s.
Sobre a Vodka, recomendo um belo artigo do escritor ucraniano Yuri Andrukhovych:
http://ucrania-mozambique.
blogspot.com/2005/08/vodka-russa-vs-
horilka-ucraniana.html

anónimo russo disse...

Jest nas Wielu disse...

"Já agora, porque não falar sobre “dezenas de milhões de polacos”? Pois o número de dezenas de milhares, não anda tão longe de 21.768 oficiais e civis polacos exterminados pela URSS estalinista no massacre de Katyn.

/contar um pouco sobre o nacionalismo ucraniano/

Recomendo muito bastante os seguintes recursos da Internet"




Eu te recomendava algumas fontes polacas, e especialmetne um livro com fotos documentárias, que tive oportunidade de ver uma vez. Infelismente, não me lembro do nome.

Quanto ao estalinismo, é notório que provocou dezenas de milhóes de mortes, ninguem o esconde ou o nega. Mas acho que mesmo o massacre de Katyn não se compara com aquelas limpezas étnicas, feitas pelos seguidores de Bandera, onde até crianças pequenas não sobreviviam.

Um banderista a recomendar-me alguma literatura sobre Bandera é a mesma coisa que um estalinista a oferecer as suas fontes preferidas em relação ao Stalin. È engraçado mas não pode ser levado a sério.


E mais uma coisa. Como já disse, a mim não me preocupa nada a sorte da Ucrânia, especialmente ocidental. Nunca comentei nalgum blog "da Ucrânia" nem pretendo fazer isso. Mas sobre a palhaçada politica atual que as vezes lá acontece, vou comentar, porque as vezes é engraçado assistir a tudo isso.

Sergei Korolev disse...

Camarada Milhazes sempre nos brindando com fatos novos

Jest nas Wielu disse...

2 anónimo russo 21:15

Pelo menos já leste o artigo do Petro Poltava? Olha, que não custa nada tentar, é escrito em sua língua materna, assim não há necessidade de fazer esforço quase nenhum, o artigo não é muito cumprido, etc.

Estudar a parte material sempre!

Jest nas Wielu disse...

Coroa de flores ataca Yanukovich

O vídeo que mostra uma coroa de flores com as cores nacionais da Ucrânia a “atacar” o presidente da Ucrânia Viktor Yanukovich, recebeu mais de 700 mil visualizações apenas nas primeiras 18 horas após a sua colocação na Internet.

Ver vídeo:
http://www.youtube.com/
watch?v=oowdk2Xqhbg