sexta-feira, junho 04, 2010

Meia boa notícia para quem quer visitar a Rússia

As autoridades russas anunciaram que os turistas que visitem em grupo alguns dos portos russos, num período até três dias, não necessitarão de vistos de entrada.

Segundo o decreto da Agência Federal para a Administração da Fronteira Estatal da Rússia, que começou a vigorar a 21 de Maio, os turistas estrangeiros podem entrar sem visto no porto Baltiiski, no enclave de Kalininegrado, quando organizados em grupos turísticos de cruzeiros marítimos,num prazo até três dias.

Durante a cerimónia de abertura de uma linha transatlântica direta entre a Rússia e a América Latina, realizada em Março passado, Igor Levitin, ministro dos Transportes da Rússia, anunciou que essa medida contribuirá para o aumento considerável do número de turistas que pretendem visitar o país.

A agência Ria-Novosti informa que da lista de portos russos abrangidos pelo novo sistema estão os de Sotchi e Novorrossisk (Mar Negro), Vladivostov e Korsakov (Extremo Oriente), Kalininegrado, Biborg, Grande Porto e Porto de Passageiros de São Petersburgo (Mar Báltico).

Os turistas individuais continuarão a necessitar de passaporte e visto de entrada na Federação da Rússia.

Trata-se sem dúvida de uma meia boa notícia para os turistas estrangeiros. Tendo em conta as dificuldades que enfrenta o processo de eliminação do sistema de vistos entre a Rússia e a União Europeia, considero que Moscovo deveria seguir o exemplo da Ucrânia e deixar unilateralmente de exigir visto de entrada aos cidadãos da UE. Por enquanto, o Kremlin limita-se a fazer pressão sobre Bruxelas, mas, tendo em conta a necessidade de atrair quadros europeus para a modernização da sua economia, o ideal seria mesmo ser mais ofensivo e abrir as fronteiras ocidentais.

Bruxelas opõe-se à livre cirtculação entre a UE e a Rússia por temer que milhões de imigrantes utilizem a inexistência de fronteiras controladas no Este e Sudeste da Rússia para chegar à Europa. O problema existe, mas é preciso sublinhar que, mesmo com a existência de sistemas de vistos, milhões de pessoas entraram e entram ilegalmente na zona Schengen. Seria interessante estudar, por exemplo, através de que países os imigrandes do Leste da Europa chegaram a Portugal. Não foi através do Aeroporto de Lisboa, mas pela Alemanha, Espanha, etc.

Além disso, já vigora entre a Rússia e a UE um acordo de readmissão de imigrantes ilegais.

Foi da União Europeia que partiu a ideia do programa "parceria para a modernização" com a Rússia. Se este programa for realmente levado à prática, terá implicaçoes não só económicas, mas também políticas para ambos os lados. Esse processo poderá levar ao aumento da classe média russa, o que contribuirá para a transformação deste país num Estado de direito e democrático, para a sua integração no espaço euro-atlântico.

1 comentário:

HAVOC disse...

QUERO AQUI PUBLICAMENTE DEIXAR EM PÚBLICO O MEU PROTESTO PELA PROPAGANDA DA EADS NO WEBSITE RIA NOVOSTI!!!

Isso só pode ser uma brincadeira de um hacker!!! Eu não posso acreditar!!! O que diabos está fazendo aquela propaganda da EADS no meu site de noticias favorito?

Isso não pode ser verdade! Eu fiquei completamente chocado com que eu vi!!!

A EADS fabrica EUROFIGHTERS!!! A EADS fabrica NH-90!!! A EADS fabrica aquela porcaria de A-400!!!

Isso é virus, com certeza! Foi uma sacanagem de algum hacker! Não pode ser real.

A primeira coisa que eu faço quando ligo o meu computador é digitar en.rian.ru. Depois eu entro no site do PRAVDA!! E só depois eu entro no blog do Da Rùssia.

Eu amo o Ria Novosti, porque é publicado notícias sobre Defesa.

Mais eu fiquei completamente estarrecido com o que eu vi hoje, ao abrir o website da RIA NOVOSTI. Me deparei com aquele logo ridículo da EADS!!!

Não posso acreditar que a RIA NOVOSTI permitiu algo assim! São traidores da Rùssia, se fizeram isso!

A EADS foi criada pra produzir armamentos para aniquilar a Rússia! Porque vocês acham que foi criado o EUROFIGHTER? Para derrotar os SU-27 e os MIG-29. Mais a Rússia deu a resposta, criando o SU-35BM SUPER FLANKER!

Que a RIA NOVOSTI tome vergonha na cara e coloque merchandising da SUKHOI!!!